terça-feira, setembro 30, 2008

A Villa Romana de Santo André de Almoçageme

Imagem Google Earth

Os técnicos do Museu arqueológico de São Miguel de Odrinhas (MASMO),retomaram as escavações para redescobrir a antiga Villa Romana ocupada entre os finais do século II e o V.


Extracto de um artigo do “Jornal Público” de 28/09/2008 da autoria de Luís Filipe Sebastião

"Projecto prevê reconstituição arquitectónica
Gostava de passear numa villa romana?

A reconstituição virtual de uma villa romana é viável graças ao avanço trcnológico, mas em Almoçageme os arqueólogos pretendem ir mais longe e recriar arquitectonicamente parte dos edifícios. Esse é o sonho do director do MASMO, Cardim Ribeiro, que salienta: “É um projecto de interessse público”, que vai permitir escavar “ em continuidade e de forma intergral”, sem interrupções, a estação arqueológica.
Como o terreno é camarário, será possível, a a par da escavação, restaurar os pavimentos de mosaicos descobertos e ficar a saber como é que se articulava no território a “villa romana mais a ocidente do império” e a relação com o antigo santuário do Sol e da Lua (séc II-III), que se presume ter existido nas proximidades, tanto mais que se encontrou uma pequena estátua de júlia Domna, mulher do imperador Séptimo Severo."(...)





segunda-feira, setembro 29, 2008

Sintra em Imagens

Post de hoje

Juntar ao acaso algumas das imagens de Sintra que tem sido publicadas no Rio das Maçãs e criar um pequeno vídeo que permite vê-las com algum ritmo.

domingo, setembro 28, 2008

Paul Newman (26/01/1925 - 26/09/2008)

Durante 50 anos, Paul Newman interpretou papéis que ficaram memoráveis em filmes como “Gata em Telhado de Zinco Quente” (1958), “A Vida é um Jogo” (1961), “Butch Cassidy and the Sundance Kid” (1969) ou “The Sting” (1973). Newman realizou ainda quatro filmes, todos com a participação da mulher Joanne Woodward, com quem estava casado desde 1958.
Em 1987 foi distinguido com o Óscar para melhor actor principal pela sua interpretação em “A Cor do Dinheiro”.

-Biografia

quinta-feira, setembro 25, 2008

Altercações camarárias

O presidente Fernando Seara (PSD), retirou o pelouro da Defesa do Consumidor a vereador socialista (Eduardo Quinta Nova), motivado por divergências sobre as taxas dos contadores de água do SMAS entregue a vereador da CDU, Baptista Alves.

Em consequência destas divergências os vereadores socialistas abandonaram os seus pelouros.

A aproximação de 2009, ano de eleições autárquicas não será indiferente ao abandono da paz camarária na vereação sintrense.

Visitar Sintra de bicicleta eléctrica

Foto publicada no Correio da Manhã

Os visitantes de Sintra tem agora a possibilidade de alugar bicicletas eléctricas para visitar a Vila ou a serra de Sintra.Pelo preço de 19 euros (das 14h00 às 18h00) e 30 euros (todo o dia), adquire automaticamente a entrada no Parque da Pena, no Parque e Palácio de Monserrate, no Castelo dos Mouros e no Convento dos Capuchos.
As bicicletas podem ser alugadas no posto de turismo da Vila
.

terça-feira, setembro 23, 2008

Sábado dia 27, protesto nacional contra aumento dos combustíveis organizado pela Deco


A associação de defesa do consumidor, Deco, organiza no próximo sábado uma jornada nacional de protesto contra o preço dos combustíveis, apelando aos consumidores para não abastecerem os veículos durante todo o dia.
"Preços dos Combustíveis: assim não! Sábado 27: Não se esqueça, não abasteça".
Reivindica ainda que a Autoridade da Concorrência exerça "com eficácia as suas competências de fiscalização e supervisão" do mercado, vigiando em permanência a evolução dos preços e reprimindo eventuais práticas restritivas da concorrência. A Deco pretende ainda que seja criada uma "estrutura específica de regulação deste sector".
A Deco considera que o mercado nacional é dominado por três empresas, "numa verdadeira situação de oligopólio", que praticam preços idênticos entre si, o que demonstra a falta de concorrência do mercado.

segunda-feira, setembro 22, 2008

Este ano o eléctrico não passou por aqui...

Os eléctricos em Colares

No início deste ano, em virtude de fortes chuvas foram danificados largos troços da linha, obrigando por motivos de segurança ao encerramento da maior parte da via, fazendo-se até agora sómente o percurso entre Sintra e a Ribeira.

Estranhamente não houve da parte da CMS explicações sobre as razões do encerramento durante este ano da maior parte da via, o que demonstra alguma falta de consideração não só para os turistas que nos visitam, mas também para a população desta região, para quem o eléctrico faz parte integrante da paisagem , mas também como meio de transporte preferido - embora já não como antigamente em que o eléctrico servia de transporte para fazer chegar a Sintra o famoso vinho de Colares, ou para atrelar as antigas bombas de água dos Bombeiros , para acorrer a incêndios...

Aguarda-se que haja a necessária intervenção na linha para que o regresso do eléctrico a esta região , aconteça o mais breve possivel, e sem novas interrupções.


Passagem por Colares


Passagem pelo Mucifal


Post relacionado:




sábado, setembro 20, 2008

Postais da Vila Velha...e o Campo de Seteais

Caixa de correio no imóvel do antigo\futuro hospital da Misericórdia de Sintra


O Campo de Seteais

Chegou-me esta aos ouvidos:
O campo de Seteais vai, dentro em pouco,
Ser ornado de canteiros floridos.
Mas estou apreensivo, quase louco,
Com o mais que constou a tal respeito,
Que por ser caso grave, vou expôr
Nesta minha secção, muito a preceito,
...........................................................
Tendo da nossa Câmara aquiescência.
Resolve o dito Campo encerrar,
Desde a hora em que o sol entra no ocaso,
´Té que torne a romper a madrugada,
No verão; pois de inverno é outro caso:
Encerram-se os portões um tudo nada
Mais cedo, e também serão abertos
Umas duas ou três horas mais tarde
Mas todos nós podemos estar certos
-E disto se fará depois alarde-
Que o no primeiro verão que se seguir
Ao primeiro inverno, já se vê,
O empregado continua a abrir
À mesmíssima hora – Mas porquê?
Perguntam os leitores. – Que ingenuidade!
-Porque depois, em continuação
deste descuido, os portôes de grade,
estou convencido que fechar-se-ão
duas horas por dia, ou talvez mais,
P´ra que o guarda-portão possa almoçar,
E outras tantas p´ra ver, em aspirais,
Depois de muito bem se recostar.
Subir ao Céu o fumo dum charuto;
............................................................
O tal guarda por ser matuto
Ou por causa de qualquer imprevisto,
Inclusive o «não estar para isso»,
Não quer abrir o Campo de Seteais
Porque tal lhe passou pelo totiço...
E o povo fica...«aos ais».
(...)
20 de Maio de 1934
José Alfredo da Costa Azevedo, Obras VI

Post relacionados

sexta-feira, setembro 19, 2008

Semana da mobilidade em Sintra

"Centro Ciência Viva realiza durante a semana uma exposição sobre esta temática, com bicicletas, dois segways e duas bicicletas eléctricas para que os visitantes possam usufruir dos mesmos. No dia 21 de Setembro estarão a decorrer várias actividades no Paço Real do Palácio Nacional da Vila de Sintra. No local, poderá encontrar dois veículos híbridos disponíveis para um teste drive, bem como 10 segways, exposições variadas e seis bicicletas eléctricas para a realização de passeios guiados."

No "Correio.com"

quarta-feira, setembro 17, 2008

Um Verão sem o eléctrico da Praia das Maçãs

Comunicado do Clube dos Entusiastas do Caminho de Ferro

O Clube dos Entusiastas do Caminho de Ferro manifesta a sua preocupação pelo facto de o Eléctrico de Sintra continuar sem funcionar em toda a extensão da sua circulação.Depois de ter estado encerrado ao público em todo o seu percurso, voltou a reabrir nos primeiros meses deste ano, mas apenas no troço que liga Sintra à Ribeira (Centro Ciência Viva), por tempo indeterminado.

Devido às fortes chuvadas ocorridas em finais de Fevereiro e aos deslocamentos da via férrea entre a Ribeira de Sintra e a Praia das Maçãs, a circulação do Eléctrico de Sintra passou a estar temporariamente condicionada. Foi esta a informação que a Autarquia de Sintra comunicou aos munícipes, porém esperava-se que neste Verão tudo voltasse ao normal, proporcionando o usufruto deste meio de transporte a todos os que habitualmente o procuram, incluindo imensos turistas.

O eléctrico de Sintra constituí um ex-libris de Sintra e de Portugal e tem sido divulgado por todo o mundo. É incompreensível esta situação e muito estranho o silêncio da Câmara Municipal. Afinal quais as razões para que não seja resolvido este problema que, pelos vistos, irá continuar sem solução à vista?

Solicitamos aos responsáveis pelo funcionamento do eléctrico de Sintra uma explicação e a informação sobre a data provável para o restabelecimento da circulação até à Praia das Maçãs.Quantos turistas poderiam ter-se deliciado neste Verão com este meio de transporte? Certamente muitos. Perdeu-se esta oportunidade.

Setembro de 2008
A Direcção do CEC


A Praia das Maçãs e o Concurso de Construções na Areia

" Em 29 de Agosto de 1954, por iniciativa do Diário de Notícias, realizou-se na Praia das Maçãs o primeiro «Concurso de Construções na Areia», ao qual deu o seu patrocínio a Câmara Municipal de Sintra ; deu também a sua colaboração a tal competição artística, o jornal infantil O Cavaleiro Andante. "
Nas Obras de José Alfredo da Costa Azevedo –III

O primeiro número do Cavaleiro Andante, editado pela Empresa Nacional de Publicidade, sob a direcção de Adolfo Simões Müller surgiu nas bancas em 5 de Janeiro de 1952 e o último número publicado foi o 556 datado de 25 de Agosto de 1962.

O Cavaleiro Andante durante os seus 10 anos de vida fez sonhar uma geração de jovens leitores com as suas histórias aos quadradinhos.




segunda-feira, setembro 15, 2008

Lord Byron e Sintra

Azulejo encontrado na parede exterior de uma loja na Vila Velha de Sintra

Oh! Em que variedade labirinto de montes e vales surge o glorioso Eden de Sintra! Ai de mim! Qual a pena ou pincel que reproduzir pode metade, sequer, das suas belezas!

Lord Byron

domingo, setembro 14, 2008

Os bombeiros de Colares e o incêndio de 1988 no Chiado

O fogo do Chiado –Foto de Carlos Lopes no Jornal Público

25 de Agosto de 1988
-O País foi acordado com a fatídica notícia de que um incêndio de proporções monstruosas atingia toda a zona histórica do Chiado em Lisboa.Tendo em conta as gingantescas dimensões deste sinistro, só comparáveis ao incêndio que sucedeu ao terramoto de 1 de Novembro de 1755, a Inspecção Regional de Bombeiros de Lisboa e Vale do Tejo accionou a mobilização de todas as Corporações de Bombeiros da zona envolvente da Cidade de Lisboa.
Os bombeiros de Colares deslocaram-se para o local 5 viaturas com o efectivo de 21 homens, sendo-lhes cometida a intervenção na zona do Largo do Carmo em acção de combate directo ao fogo no edifício da Escola veiga beirão em em reabastecimentos de viaturas de outras Corporações na altura já com estabelecimento de mangueiras montado.
A intervenção dos Bombeiros de Colares solicitada às 8.26 horas, decorreu desde a chegada ao local, às 935 horas, até às 20.15 horas.

Estiveram em serviço neste incêndio 1152 bombeiros, 192 viatiras, 3 helicópteros da Força Aérea e 1 avião C-130 que se manteve de prevenção. A Cruz vermelha Portuguesa, montou 3 postos de socorros, mobilizando cerca de 400 pessoas e 16 viaturas.
Nos “Cem anos Fazendo o Bem” de António Caruna




sábado, setembro 13, 2008

Segurantex...

Contratos locais de segurança, um novo modelo de parceria (?), entre governo e forças policiais estará a ser negociado entre outros para o concelho de Sintra.Parceria estranha, quando já existe tudo no terreno, só falta reforço de meios, um pouco de bom senso e maior coordenação.

No Jornal “Público” de hoje

"Sintra, Faro e Odivelas terão contratos locais de segurança
13.09.2008
O reforço do policiamento de proximidade e a redução dos índices de criminalidade são alguns objectivos dos contratos, que passam pela criação de parcerias locais
A Novos contratos locais de segurança estão a ser negociados para os concelhos de Sintra, Faro e Odivelas, revelou ontem Rui Pereira, ministro da Administração Interna, na cerimónia de assinatura do contrato para Loures. (...)

"Ao nível do policiamento, o reforço dos agentes nas zonas onde irá vigorar o contrato local de segurança não será permanente, mas sim pontual, segundo o comandante da Divisão da PSP de Loures, Resende Silva. Com a criação de equipas de apoio à PSP, constituídas por psicólogos, antropólogos e técnicos sociais, o trabalho de prevenção da segurança ficará facilitado, segundo o mesmo responsável."



quinta-feira, setembro 11, 2008

Robert Southey e Sintra

Sintra é talvez mais bela do que sublime, mais grotesca do que bela, e todavia nunca em minha vida contemplei quadro algum que mais apto fosse a encher o espectador de prazer e admiração...Respirar o ar de Sintra é, por si só, um prazer inefável.

Robert Southey
(1774-1843)

quarta-feira, setembro 10, 2008

Projecto Polis transforma o Cacém

Uma imagem da nova baixa do Cacém

Polis do Cacém, envolveu em termos globais um investimento para requalificar uma área de 45,5 hectares, ancendendo a uma verba ainda em escudos de 28,5 milhões de contos. Uma parte (15 milhões) para investir na baixa, 8,5 na construção da circular nascente ao Cacém, e 5 na requalificação da estação ferroviária. No vasto lote de obras apoiadas pelo Polis figurava a requalificação da ribeira das Jardas, mediante regularização, despoluição e enquadramento da linha de água num espaço verde que o arquitecto Manuel Salgado assumia como uma das intervenções centrais. Projectadas estavam, também, a beneficiação e extensão do do parque urbano, o ordenamento das áreas de crescimento, a reestruturação da rede viária e a beneficiação de espaços públicos, entre intervenções no parque edificado.

Imagem dos anos 70 do antigo túnel do Cacém, na passagem do Rallie TAP
A baixa do Cacém está completamente transformada, com espaços e uma imagem que era dificil imaginar anteriormente. A circulação automóvel interna flui melhor com as alterações de trânsito verificadas e com os novos acessos agora criados. A obras ainda irão demorar algum tempo, obrigando aos moradores a alguns incómodos .Falta a requalificação da estação ferroviária uma obra de grande urgência, face ao risco diário do atravessamento das vias a que se sujeitam diáriamente os milhares de passageiros que utilizam os comboios da CP.

terça-feira, setembro 09, 2008

Almeida Garrett e Sintra

Lago do Parque da Pena


Oh! Sintra! Oh saudosíssimo retiro
Onde se esquecem mágoas, onde folga
De se olvidar no seio à natureza
Pensamentos que embala adormecido
O sussurro das folhas c´o murmúrio
Das despenhadas linfas misturado


Almeida Garrett, Poesia

Parque da Pena

segunda-feira, setembro 08, 2008

Turistas preferem Sintra

Os turistas estrangeiros que visitam a região de Lisboa colocam Sintra como a segunda zona da Área Metropolitana de Lisboa mais visitada. Logo depois de zonas como Belém, Alfama, Bairro Alto, Chiado e Avenida da Liberdade, todas em Lisboa, Sintra é o local mais visitado, revelam dados do inquérito de satisfação do Consumidor relativo a Junho, publicado pelo Observatório do Turismo de Lisboa.

Sintra foi visitada por metade dos turistas internacionais que chegaram à região de Lisboa e 47 por cento daqueles que apenas tinham intenções visitar a acapital do país. Cascais (47 por cento%), Sintra e Estoril (40 por cento) são os locais predilectos dos estrangeiros.
Dos monumentos, destaca-se o Palácio da Pena (30 por cento), em Sintra, e a vila histórica de Óbidos (27 por cento) entre os monumentos e atracções turísticas mais visitados.

No "Alvor de Sintra"


domingo, setembro 07, 2008

As festas de Nª Senhora do Cabo na Terrugem

Entrada da Nossa Senhora do Cabo em Benfica em 5 de Agosto de 1894

Na Terrugem a partir de 13 de Setembro, inícia-se as festas de Nossa Senhora do Cabo Espichel que decorrerão até 21 de Setembro. As origens(*) deste antigo culto, de acordo com alguns investigadores terá tido início em 1215, após um alegado ”milagre” que terá salvo de um naufrágio a tripulação de um navio junto ao Cabo Espichel, uma outra versão data o início do culto em 1410 quando foi descoberta no Cabo Espichel a imagem de Nossa Senhora do Cabo, por populares da Costa da Caparica e de Alcabideche.

Estas festividades religiosas, só terão tido um interregno a seguir à implantação da República, recomeçando em 1927 .

No início desta tradição o circuito da imagem, percorria 30 freguesias,permanecendo um ano em cada paróquia. Actualmente o número foi reduzido para 26, nos Concelhos de Cascais, Sintra,Oeiras, Lisboa e Mafra.
A propósito desta secular tradição, publicamos hoje quatro preciosas fotografias destes festejos na freguesia de Benfica em 5 de Agosto do ano de 1894. Fotografias da autoria de Eugénio Germano Baptista.

(*)Uma outra versão de Manuel J.Gandra sobre este culto foi publicado pelo “Rio das Maçãs”, em 2006-aqui







PROBLEMAS NO BLOGUE


sábado, setembro 06, 2008

É seguro viver no Concelho de Sintra?

A porta giratória


Membros de gang são libertados

Dois jovens foram detidos esta semana pela GNR pouco depois de terem assaltado um rapaz em Sintra. A Guarda apurou que os detidos pertencem a um gang responsável por vários assaltos, mas depois de serem presentes a tribunal saíram em liberdade.

Após a vítima, um jovem de 18 anos, ter apresentado queixa, às 19h30 de terça-feira, os militares foram no encalço dos assaltantes, localizados meia hora depois num comboio que estava a partir de Sintra em direcção a Lisboa. Os detidos, ambos com 18 anos, são suspeitos de pertencerem a um bando que se dedica a roubar adolescentes nos comboios, através da coacção e agressões. Pela mesma hora de terça-feira, outros militares do sub-destacamento de Sintra da GNR detiveram dois homens, de 18 e 30 anos, que tinham em sua posse três doses de cocaína, uma de heroína e uma de haxixe. Após uma busca à residência dos suspeitos, foram encontradas 11 plantas de canábis.
No Jornal correio.com


A politica economicista de baixar os encargos com os estabelecimentos prisionais, e resolver os problemas dos engarrafamentos dos processo durante vários anos nos tribunais, criou uma legislação "expedita" tipo porta giratória, em que ninguém fica preso preventivamente e desse modo deixa de haver processos a entupir os já paralizados tribunais.

Responsabilidades:
Legislador, (Comissão presidida pelo actual Ministro de Administração Interna Rui Pereira),lei aprovada pelo PS,PSD e CDS na Assembleia da República, promulgado pelo Presidente da República Anibal Cavaco Silva.


Na imprensa de hoje :

"Reforma penal de 2007 acentuou tendência para dimunuição dos presos preventivos"
“Magistrado do Ministério Público diz que o legislador deu “um sinal de brandura” ao mundo criminoso. O que poderá ajudar a explicar a actual onda de crimes."

(...)As alterações legislativas de 2007 acabaram por acentuar aquela tendência , fazendo igualmente descer de 103,1 para 87,6 por cento a taxa de ocupação das prisões portuguesas.
O legislador obteve estes resultados, através da revisão dos códigos Penal e Processo Penal. Ambos os diplomas, em vigor há pouco mais de um ano, consagram a redução dos crimes em que pode ser aplicada a prisão preventiva, a diminuição dos prazos desta medida de coacção e impedem o Ministério Público de recorrer das decisões judiciais que não aplicam ou revogam a prisão preventiva.A oposição à aplicação da prisão preventiva por parte da maioria parlamentar ficou bem patente na Lei de Politica Criminal que definiu as prioridades para o biénio 2007/09. Nesse diploma, o MP é aconselhado a requerer “preferencialmente” medidadas de coacção diversas da prisão preventiva.(...)
No Jornal Público de Sábado 6 de Setembro de 2008
////////////////////////////////////////////////////////////////////////


"Há sempre um juíz que se socorre dos novos códigos e os manda alegremente para casa, com esse terrivel castigo, quase desumano, de terem de se apresentar na esquadra de vez em quando.(...)"

Rodrigues Guedes de Carvalho no Expresso de Sábado 6 de Setembro de 2008-09-06

quinta-feira, setembro 04, 2008

Parque Natural Sintra Cascais com maior número de incêndios em 2007

O último grande incêndio no PNSC, este ano na zona dos Capuchos

“O Parque Natural Sintra-Cascais (PNSC) superou em 2007 a média de incêndios dos últimos catorze anos. No ano passado, foram 107 as deflagrações registadas pelo bombeiros, mais 27 que a média entre 1992 e 2006, revela um relatório do Instituto de Conservação da Natureza e Biodiversidade (ICNB) publicado na Internet.
De acordo com o documento, que regista os incêndios rurais verificados nas área protegidas de todo o pais, o PNSC é o terceiro parque natural com mais sinistros verificados, depois do Parque Natural da Peneda Gerês (121) e Parque Natural da Serra da Estrela (112). Os sinistros, na sua maioria com área inferior a 0,1 hectares (ha), ocorreram no PNSC em maior número nos meses de Outubro e Novembro.”


No Alvor de Sintra

Ataque ao incêndio em Agosto deste ano no Lourel

quarta-feira, setembro 03, 2008

Vergílio Ferreira em Sintra

Monumento em homenagem a Vergílio Ferreira em Fontanelas,local onde o escritor viveu

Sintra tem o sagrado do outro lado da vida imediata e utilitária. A convulsão apazigua-se, o ruído afoga-se no silêncio da floresta, o tempo abranda-se numa lentidão genesíaca. Um banco e uma sombra tranquiliza-nos do nosso excesso e é possivel então ouvir em nós a voz que outras vozes ensurdeceram.
Vergílio Ferreira
Sintra Património Mundial


terça-feira, setembro 02, 2008

Resultados e pontuações finais do Sintra Portugal Pro 2008

Categoria Masculina
1º Guilherme Tâmega – 1500 pontos
2º Pierre Louis Costes – 1290 pontos
3º Manuel Centeno – 1095 pontos
4º Ben Player – 1005 pontos

Categoria Feminina
1ª Neymara Carvalho – 1000 pontos
2ª Jessica Becker – 860 pontos
3ª Soraia Rocha – 730 pontos
4ª Christiana Kale – 670 pontos

Posts relacionados