A sessão de esclarecimento da E.P. sobre as árvores de Sintra

Photobucket
Intervenção do Engº Fabião durante a sessão de esclarecimento

Decorreu ontem nas instalações da Junta de Freguesia de Colares uma sessão de esclarecimento da Estradas de Portugal, sobre a intervenção que vai ocorrer a partir de 13 de Dezembro em diversas árvores do Concelho de Sintra.

Estiveram presentes por parte da E.P. Engª Maria Elisa Fonseca -responsável pela Empreitada, Arq.ªAna Cristina Martins- Directora do Gabinete de Ambiente da E.P.
Por parte da CMS, o Vereador Marco Almeida, e Rui Franco dos Santos, Presidente da Junta de Freguesia de Colares. Presente também o Engº Fabião do Instituto Superior de Agricultura (ISA), e responsável pelo estudo da árvores (de uma parte) que vão ser submetidas à intervenção com início no próximo, dia 13 de Dezembro.

Comunicado da E.P sobre a intervenção nas árvores de Sintra
Photobucket

Photobucket

Documentos distribuidos na sessão de esclarecimento

Estranho caso da intervenção nos Plátanos de Colares ser iniciada durante o processo de classificação deste centenários Plátanos pela Autoridade Florestal Nacional (AFN).


Documento da E.P, que tivemos acesso antes da sessão de esclarecimento - informava que não existia nenhum processo de classificação em curso nas árvores a intervir pela E.P.

Informação recebida da Autoridade Florestal Nacional em 22/01/2010:



Subject: FW: Sobre os plátanos de Colares
From: info@afn.min-agricultura.pt
To: pedromacieira@hotmail.com
Subject: Sobre os plátanos de Colares
Date: Fri, 22 Jan 2010 08:57:35 +0000

Exmos Senhores

Efectivamente os plátanos a que se refere estão marcados a tinta vermelha apenas para serem "radiografados" e ser analisado o estado sanitário e vegetativo, no entanto, e partilhando o vosso receio, informamos que no dia 20 do corrente mês a Autoridade Florestal Nacional notificou a entidade proprietária e a Câmara Municipal de Sintra que até à tomada de decisão final da classificação de interesse público, não poderão ser efectuadas intervenções quer na parte aérea, quer radicular das árvores da Alameda Coronel Linhares de Lima na vila de Colares, na área cujos limites se indicam no mapa indicado infra:
Agradecemos o vosso empenhamento na defesa de um património que é de todos.
Os nossos melhores cumprimentos

PlatanosdeColaresimagem
Mapa do local dos plátanos de Colares enviado pela AFN

"Estes plátanos encontram-se já em processo de classificação de interesse público (...) pelo que a EP não vai intervir sem o consentimento e supervisão da Autoridade Florestal Nacional", garantiu a Estradas de Portugal, em resposta à agência Lusa."
No "Jornal Público" 8 de Junho de 2010



-Colocada a questão da intervenção decorrer durante o processo de classificação dos plátanos à Arq.ªAna Cristina Martins, foi-nos dito que teria havido em Colares uma reunião com a AFN, e teria sido considerado que o processo de classificação não impediria a intervenção no plátanos de Colares programada ...

-Voltámos a colocar a mesma questão ao Engº Fabião do (ISA), que nos respondeu que não era normal enquanto decorria um processo de classificação ser possivel fazer a intervenção em causa...

Esperamos voltar a esta questão em breve e aguardamos o acesso ao estudo (já recebido pela CMS) de uma parte das árvores que vão ser intervencionadas, feito pelo EngºFabião para voltar a este assunto.

Comentários

Fatyly disse…
Pouco esclarecedor e pelo que li...está tudo cozinhado e será que vai haver mesmo fiscalização no "como" as podas têm sido feitas?

Enfim...aguardemos mas sinceramente não acredito nestes "senhores do po der"!
Anónimo disse…
Tenhamos esperança que o Eng. Fabião controle o qu se vai fazer...

Mensagens populares deste blogue

Rui Cristino da Silva

Visita à Casa Branca nas Azenhas do Mar