quinta-feira, maio 26, 2011

quarta-feira, maio 25, 2011

Ventos de Espanha II (post solidário) com Actualização

manifRossio22052011final
Desde a última sexta-feira o Rossio, encontra-se ocupado por uma manifestação solidária com os milhares de espanhóis que se encontram em várias praças do país vizinho, contestando um sistema politico que não tem em conta os problemas dos jovens, dos desempregados e dos mais velhos - sistema que por cá tem os mesmo vícios e a mesma falta de soluções - há seis dias, o Rossio encontra-se ocupado com manifestantes, que todos os dias tem debatido em assembleia os seus problemas e discutido a continuidade da manifestação.

Transcrevemos a resolução obtida na assembleia de protesto de hoje:

"De novo a Praça do Rossio esteve cheia de manifestantes reunidos em mais uma assembleia de um protesto que leva já seis dias de continuação, sem interrupções. Foi mais de uma centena de pessoas que decidiu hoje prolongar o protesto por mais um dia, até à nova reunião, amanhã, pelas 19 horas, no centro da praça do Rossio. Convidamos-te a aparecer, a participar e a divulgar o acampamento do Rossio. Se não nos deixam sonhar, não os deixaremos dormir! O protesto continua, por toda a Europa também."
Texto encontrado aqui


Vídeo de Luís Galrão

ManifRossioMaio2011f

1º Manifesto do Rossio

Este Manifesto encontra-se em processo de elaboração e aberto a propostas. Não é um documento definitivo.

1º Manifesto do Rossio

Os manifestantes, reunidos na Praça do Rossio, conscientes de que esta é uma acção em marcha e de resistência, acordaram declarar o seguinte:

Nós, cidadãos e cidadãs, mulheres e homens, trabalhadores, trabalhadoras, migrantes, estudantes, pessoas desempregadas, reformadas, unidas pela indignação perante a situação política e social sufocante que nos recusamos a aceitar como inevitável, ocupámos as nossas ruas. Juntamo-nos assim àqueles que pelo mundo fora lutam hoje pelos seus direitos frente à opressão constante do sistema económico-financeiro vigente.

De Reiquiavique ao Cairo, de Wisconsin a Madrid, uma onda popular varre o mundo. Sobre ela, o silêncio e a desinformação da comunicação social, que não questiona as injustiças permanentes em todos os países, mas apenas proclama serem inevitáveis a austeridade, o fim dos direitos, o funeral da democracia.

A democracia real não existirá enquanto o mundo for gerido por uma ditadura financeira. O resgate assinado nas nossas costas com o FMI e UE sequestrou a democracia e as nossas vidas. Nos países em que intervém por todo o mundo, o FMI leva a quedas brutais da esperança média de vida. O FMI mata! Só podemos rejeitá-lo. Rejeitamos que nos cortem salários, pensões e apoios, enquanto os culpados desta crise são poupados e recapitalizados. Porque é que temos de escolher viver entre desemprego e precariedade? Porque é que nos querem tirar os serviços públicos, roubando-nos, através de privatizações, aquilo que pagámos a vida toda? Respondemos que não. Defendemos a retirada do plano da troika. A exemplo de outros países pelo mundo fora, como a Islândia, não aceitaremos hipotecar o presente e o futuro por uma dívida que não é nossa.

Recusamos aceitar o roubo de horizontes para o nosso futuro. Pretendemos assumir o controlo das nossas vidas e intervir efectivamente em todos os processos da vida política, social e económica. Estamos a fazê-lo, hoje, nas assembleias populares reunidas. Apelamos a todas as pessoas que se juntem, nas ruas, nas praças, em cada esquina, sob a sombra de cada estátua, para que, unidas e unidos, possamos mudar de vez as regras viciadas deste jogo.

Isto é só o início. As ruas são nossas.


manifrossiof

terça-feira, maio 24, 2011

Dia do Bombeiro Municipal (2ªParte)

Desfile12f

Nas comemorações do Dia do Bombeiro Municipal em Agualva - Cacém, após o desfile a pé, realizou-se um desfile motorizado com a participação de várias Corporações de Bombeiros do Concelho de Sintra.

Desfile14f

Desfile15f
Desfile16f

Desfile17f

segunda-feira, maio 23, 2011

Dia do Bombeiro Municipal (1ªParte)

Photobucket
Este ano comemorou-se o Dia do Bombeiro Municipal, em Agualva - Cacém, realizando-se um desfile a pé e motorizado com a participação de diversas Corporações de Bombeiros do Concelho de Sintra.

Photobucket
A charanga dos Bombeiros Voluntários de Colares

Photobucket

Photobucket

Photobucket

domingo, maio 22, 2011

Ventos de Espanha

manifrossio7f

Desde sexta-feira à noite que um grupo de portugueses e espanhóis, convocados pelas redes sociais, estão reunidos no Rossio em Lisboa, solidarizando-se com o enorme movimento de protesto, que decorre em Espanha desde o dia 15 de Maio.

Protesto em que milhares de pessoas invadiram as praças das cidades para exigir uma mudança de sistema.


Mudança de sistema que também é uma reinvindicação, presente nesta concentração, comum tanto a portugueses como a espanhois, fartos das tradicionais alternâncias de poder sempre entre os mesmos partidos.

Este fim de tarde estivemos no Rossio, e porque a comunicação social tem silenciado este acontecimento, aqui ficam neste blogue algumas imagens do que se passa em Lisboa.

manifrossio3f
manifrossio2f
manifrossio10f
manifrossio4f
manifrossio8f
Fotos de Sábado às 20H00

sábado, maio 21, 2011

Condessa d'Edla

Photobucket

Hoje, 21 de Maio passam 82 anos da morte de Helise Hensler, Condessa d'Edla. Para evocar a efeméride publicamos um poema de Gomes de Amorim de 1878, a ela dedicado.

Á ILLUSTRISSIMA E EXCELLENTISSIMA SENHORA

CONDESSA D’EDLA

Senhora: Se os colossos da floresta
Aos céus enviam divinaes perfumes,
Tambem o agreste cheiro da giesta
Ousa humilde subir aos pés dos Numes.

Se o sol, que é vida e alma do universo,
Não desdenha aquecer o infimo insecto,
A vós do rude bardo implora o verso
Calor e luz de generoso affecto.
Gota d’agua levada pelo vento;

Modesto aroma d’uma flor caída;
Nem tanto valerá meu pensamento...
Mas inspira-o uma alma agradecida.


Francisco Gomes de Amorim,1878

Photobucket
Foto:Varanda do Chalet da Condessa d'Edla no Parque da Pena

sexta-feira, maio 20, 2011

Visita ao Chalet da Condessa d'Edla

Chalet2f

Visitámos ontem o Chalet da Condessa d’Edla, recentemente aberto ao público, após grandes obras de restauro - embora ainda com alguns acabamentos por terminar.

Chalet10fLink
O espaço interior pode agora ser visitado, e aceder ao primeiro piso do Chalet, que foi completamente destruído no incêndio em 1999.

Chalet29f
*Edifício:"No interior, a organização em planta é muito simples:no piso térreo uma escada central, salas principais voltadas ao Palácio e compartimentos de serviços a Poente"
Chalet30f
*Edifício:"No superior um quarto de dormir mais amplo, virado também ao Palácio e três compartimentos de apoio"
Chalet3f
*Edifício:"As paredes do piso superior apoiam-se em arcos atirantados e encastram lages de pedra de uma varanda a toda à volta."

Chaletf
* Intervenção: "Esta primeira parte incluiu a recuperação total dos paramentos exteriores, nomeadamente dos rebocos pintados a fingir de tábuas de madeira(em que foi preservada uma parte cuja cor de ocre foi alterada pela temperatura do incêndio) e dos elementos decorativos revestidos a cortiça."


Também o jardim da Condessa foi recuperado, concretizando o pedido que o próprio D.Fernando II deixou em testamento à Condessa d’Edla:

“...Peço à minha querida esposa que conserve, por minha memória, o meu sistema de disposição geral de plantações que até agora tem seguido e dirigido com tanta inteligência e bom gosto , sendo este sistema o único possivel n’estes sítios para lhe conservar aquelle carácter sui generis que todos reconhecem.”
O restauro do jardim histórico teve o apoio do programa EEAGrants.

Chalet8f
*Legendas (Edifício/Intervenção)das fotos retiradas de um texto da PSML sobre o Chalet da Condessa d'Edla -Abertura e Restauro

quinta-feira, maio 19, 2011

Escola da Sarrazola no Campeonato Mundial de Orientação Escolar

orient
(Foto: blogue Chão de Areia)

A equipa de Orientação da Escola EB 2,3 da Sarrazola (Colares), vai mais uma vez participar no Campeonato Mundial desta vez em Trentino, Itália, a partir do próximo dia 21 de Maio. Depois de nos dias 29 e 30 de Abril, terem vencido o Campeonato Regional de Orientação do Desporto Escolar, tendo sido apurados nove alunos da escola (uma equipa e quatro atletas individuais).

Já em 2008, a Escola EB 2,3 da Sarrazola, representou Portugal no Campeonato do Mundo de Orientação, em Edimburgo, com um brilhante desempenho - obtendo uma medalha de ouro individual e outra de bronze colectivamente.

Fontes:
Blogues Chão de Areia e Colares

quarta-feira, maio 18, 2011

Casa Branca

CasasaBrancaAzenhas do Mar

Casa branca em frente ao mar enorme,
Com o teu jardim de areia e flocos marinhas
E o teu silêncio intacto em que dorme
O milagre das coisas que eram minhas.

A ti eu voltarei após o incerto
Calor de tantos gestos recebidos
Passados os tumultos e o deserto
Beijados os fantasmas, percorridos
Os murmúrios da terra indefinida.

Em ti renascerei num mundo meu
E a redenção virá nas tuas linhas
Onde nenhuma coisa se perdeu
Do milagre das coisas que eram minhas.

Sophia de Mello Breyner Andressen
in Poesia(1944)

*Imagem:Casa Branca de Raul Lino ,Azenhas do Mar

terça-feira, maio 17, 2011

Praia da Ursa

PUrsa2009

A Praia da Ursa devido à erosão, perdeu um dos seu ícones (penedo da Ursa) com o início do seu demoronamento no mês passado – a mesma erosão, que ao longo dos tempos tem alterado a imagem deste lugar único.

É este o motivo para a recuperação das minhas primeiras fotografias da Praia da Ursa de 1969 - que face ao último desmoronamento adquiriram um interesse maior.

Praia da Ursa1969

Praia da Ursa  1969c

Praia da Ursa 1969b

segunda-feira, maio 16, 2011

A sirene dos Bombeiros Voluntários de S.Pedro de Sintra já não toca aqui

BVSPSQuartelf
Ontem, foi a última vez que a sirene dos Bombeiros Voluntários de S.Pedro de Sintra tocou, na rua Álvaro dos Reis.

Cerca das 14H00, o toque da sirene no velho quartel, marcou o início das cerimónias de inauguração das novas instalações, com um desfile da corporação daquele local até ao moderno quartel na Av. de Cascais.

Imagens do desfile

BVSPS15052011f

BVSPS3f

BVSPS10f copy

BVSPS6f
A Banda da Sociedade Filarmónica "Os Aliados ", acompanhou o desfile
BVSPS8f
A geração mais nova dos Bombeiros Voluntários...
BVSPS7f

convite 2 20110513 2024217722

domingo, maio 15, 2011

A equipa do 1º de Dezembro vence a Taça de Portugal de Futebol Feminino

Finaltaçab14052011
A equipa Sintrense de futebol feminino da Sociedade União 1º de Dezembro, venceu a Taça de Portugal de Futebol Feminino, derrotando a equipa do Clube Futebol Benfica (Fó Fó), por 3-0, na final disputada na tarde ontem no Estádio do Jamor.

O Fó Fó e o União 1º de Dezembro, que se defrontaram nesta final, a que por motivos diferentes, estamos ligados, muito têm contribuído para a divulgação e valorização desta modalidade.

Estivemos lá, e registámos alguns momentos do encontro de ontem.

FinalTaçad15042011
FinalTaçae14052011
FinaldaTaçaf14052011
FinaldaTaçag14052011
Final Taçac14052011
O momento do 1º golo do 1º de Dezembro, marcado por Lara Matos aos 32m