quinta-feira, junho 30, 2011

Do Penedo para Colares

williamBeckford
“O vale de Colares é para mim uma fonte de perene distracção. Descobri muitas veredas, que através de matas e castanheiros e pomares que nos levam a sítios acidentados e verdejantes, onde os loureiros bravos e as moitas de limoeiros pendem livremente sobre a margem pedregosa de um pequeno rio, e deixam cair na corrente as suas flores e os seus frutos.(...)”

In "Correspondência de William Beckford 1787"

colaresb
Foto do Arquivo Fotográfico da Câmara Municipal de Lisboa- autor não identificado

ColaresPenedo
Foto actual do mesmo local (Do Penedo para Colares)

quarta-feira, junho 29, 2011

Tertúlia com Miguel Real em Sintra

digitalizar0002
A Alagamares vai realizar dia 1 de Julho pelas 21h no Café-Bar Salla deEstar, em Sintra (Portela, junto aos CTT) uma tertúlia em torno do pensamento português tendo por base o recente livro de Miguel Real "O Pensamento Português Contemporâneo 1890-2010" que estará presente para um debate, bem como outros convidados, como Renato Epifânio, presidente do MIL-Movimento Internacional Lusófono, que apresentará igualmente o novo número da revista "Nova Águia".
Entrada livre.

Miguel Real é o pseudónimo literário de Luís Martins (1953 -) Escritor, ensaísta e professor de filosofia. Em 2006, conquistou o Prémio Literário Fernando Namora com o romance A Voz da Terra. Licenciado em Filosofia pela Universidade de Lisboa e Mestre em Estudos Portugueses pela Universidade Aberta, com uma tese sobre Eduardo Lourenço.É, actualmente, colaborador do JL, Jornal de Letras, Artes e Ideias onde faz crítica literária. É ainda radialista na Antena 2, no programa Um Certo Olhar com, Maria João Seixas, Luísa Schmidt, Carla Hilário Quevedo e Luís Caetano

*Foto encontrada aqui

terça-feira, junho 28, 2011

Figuras de Colares

Photobucket
António Maria Dias Pereira Chaves Mazziotti, foi sócio fundador e primeiro Presidente da Assembleia Geral da Associação dos Bombeiros Voluntários de Colares.
Proprietário e agricultor no concelho de Sintra, antigo deputado da Nação, Vogal-Secretário da Junta de Crédito Público, instituição em que representou o Governo e a que esteve ligado durante 17 anos, nasceu em Colares em 21 de Fevereiro de 1843. Foram seus pais o Comendador António Mazziotti, também antigo Deputado da Nação e Dª: Maria do Carmo Dias Pereira Chaves, filha de Sebastião Dias Pereira Chaves e de Maria Magdalena Torlades de Azambuja.

Filiado no Partido Progressista em 1860, tendo sido Deputado nas legislatura de 1880-1881, 1884-1887, 1887-1889,1889-1890,1901-1904,1904 –1905,1906-1907 e 1908, representando os Círculos de Sintra e Lisboa e, numa eleição suplementar, o Círculo de Beja.

Foi também agraciado com a Comenda de Mérito Agrícola, logo que esta Ordem se instituiu, graça que não aceitou. Faleceu em 1912.


Photobucket
A casa onde morou é um dos ex-libris de Colares,e conhecida como Quinta Mazziotti,e teve as suas origens em 1588,quando Filipe II concedeu a um músico da sua corte, António Roiz de Arouche, os direitos sobre as águas da Serra de Sintra.

Photobucket
Em 1862, ano em que eclodiram tumultos populares, António Maria Chaves Mazziotti, apresentou na Câmara dos deputados um projecto de lei, com o objectivo de restaurar o Concelho de Colares, que tinha sido extinto.( texto publicado no blogue "Tudo de Novo a Ocidente" ->Aqui)

Créditos:
*Fotos de Colares "envelhecidas" digitalmente
-Foto e texto biográfico de António Mazziotti da autoria de António Caruna, public. "Cem Anos Fazendo o Bem" Ass.dos Bomb.Volunt. de Colares 1890-1990.
-Fontes consultadas:
-Blogue Tudo de Novo a Ocidente
-Blogue da Junta de Freguesia de Colares
-Blogue Reino de Klingsor
-Post relacionado -Aqui

segunda-feira, junho 27, 2011

Notas sobre Noratlas

Na sequência do post sobre o Noratlas nº6405, publicado no último sábado no Rio das Maçãs, acrescentamos hoje algumas notas sobre a história deste avião, que passou pela vida de muitas pessoas durante a guerra colonial e que por esse motivo se tornou uma especial referência dessa época .

Noratlasx
No dia 8 de Agosto de 1960, chegam a Lisboa provenientes de “Le Bourger” os primeiro dois Noratlas. No mesmo dia são tranferidos para Base Aérea 2 (BA2),Ota.O Noratlas "6405" chega a Portugal no dia 22 de Outubro num voo directo de “Le Bourget” para Alverca.
Noratlasxxx

Notas sobre a carreira operacional dos Noratlas de 1960 a 1971 em Angola

Embora seja mencionado o dia 16 de Novembro de 1960 como a data em que se iniciou a operação da esquadra 92.


Nos dias seguintes, já no mês de Janeiro de 1961, o “6405” faz uma série de voos locais à volta da sua base mãe (BA9).Luanda


Na primeira quinzena de Março voa sobretudo no norte de Angola entre os aeródromos de Negage, Tôto e Malange.


Com o ecludir da guerra em 15 de Março de 1961 o que provocou um êxodo em massa para as localidades que dispunham de pistas de aviação, nomeadamente Carmona, Negage, Tôto e Malange, seriam retirados da região cerca de 3600 refugiados numa ponte aérea sem precedentes – situação que para os Noratlas da Esquadra 92 , incluindo obviamente o “6405 como um momento alto da sua vida operacional.


Em 1963 o “6405” é sujeito à sua primeira grande manutenção, efectuado ao serviço da Força Aérea. Como estipulado o avião desloca-se à metrópole, às OGMA par efectuar o IRAN (Inspection and Repair as Needed), por ter consumido o potencial em horas de trabalho.


Será nessa altura que sofre uma alteração estrutural evidenciada pela colocação de duas portas laterais e que o faz equivaler, na prática, ao modelo N2502F.


De volta a Angola, a primeira informação sobre o avião surge a 27 de Outubro de 1964, para um voo local em Luanda.Retoma a actividade anterior, mas decidamente muda de sector de operações.


Noratlasxx

Créditos:
Notas sobre Noratlas -texto adaptado de "Noratlas nº6405..." de Mário Diniz e Dr.Luís Proença pub. na revista"Mais Alto" nº387 Set/Out 2010
Fotos-"Guerra Colonial" Ed.Diário de Notícias
*O Noratlas nº6405 está em exposição no Museu do Ar (BA1) (Granja do Marquês)

domingo, junho 26, 2011

Festival de Sintra 2011

ElectricoFestival2 26062011
Teve início na última sexta-feira a 46ª edição do Festival de Sintra, que irá decorrer até 19 de Julho, dedicado este ano a duas grandes figuras do Romantismo musical.
O Festival de Sintra associa-se a todos os festivais, temporadas e efemérides musicais que em todo o mundo evocam os vultos musicais de Franz Liszt (1811-1886) e Gustav Mahler (1860-1911), no bicentenário do nascimento do primeiro e no centenário da morte do segundo.

sábado, junho 25, 2011

Porque hoje é Sábado...

NoratlasBA1
Porque está o próximo o 59º Aniversário da Força Aérea Portuguesa, publicamos hoje um apontamento sobre o NORATLAS*. Avião que viria a tornar-se um ícone das operações de transporte aéreo da Força Aérea Portuguesa, no período da guerra do Ultramar em Angola, Guiné e Moçambique.

Nord 2501 Noratlas, foi um avião de transporte militar de construção francesa. Era um bimotor de dupla cauda e de asa alta, concebido e produzido pela Nord-Aviation nos finais da década de 1940.Foram construídos cerca de 400 exemplares, a sua retirada definitiva de serviço aconteceu na década de 1980.

NoratlasBA1b

Melhor que qualquer texto sobre este tema, o testemunho de dois antigos militares que viveram a experiência de viajar neste avião:

Entrei para a FAP, em Julho de 1966 fui para Angola em Janeiro de 1968 e fiz o meu baptismo de voo precisamente num NORD ATLAS, de Luanda para o NEGAGE, com bancos laterais corridos, repletos de militares, no meio estava a carga diversa, onde seguiam também galinhas vivas, e outros animais de capoeira. As galinhas dão-se mal com o calor, e deixam um cheiro nauseabundo, defecam o que têm e o que não têm.
No meio de isto tudo o meu primeiro voo de avião.
Um primor, o avião voava a uma altitude baixa, em Fevereiro na força do calor africano, as galinhas de bico aberto e mal-cheirosas, o barulho dos motores tudo misturado dá um cocktail, de vómitos irresistível, e eu como passageiro de primeira vez não resisti e fui deitar "carga ao mar", como se diz na gíria, mas foi remédio santo a partir daí, fiquei vacinado para as outras viagens.
Espero lá estar no dia 1 Julho, já que tenho programa para dia 2.

Carlos José Santos (Caínhas)
Autor do blogue sintrense
-"Rua Fresca"

Viagem de Noratlas
Este avião ao serviço das tropas Portuguesas nas três frentes de batalha, e essencialmente em Angola,serviu muitas vezes de meio de transporte entre Luanda, e Tôto, Maquela do Zombo, e São Salvador do Congo,e pelo menos uma vez por semana, transportava Géneros alimentícios mais ou menos frescos,como por exemplo peixe, carne,e também produtos relacionados como hortícolas, e correio para as nossas tropas..Pela primeira vez que andei neste meio de transporte, foi entre Tôto e Luanda e notei que a aeronave batia e abanava por todos os lados, mas nunca ouvi dizer que tivesse havido qualquer acidente com estas maquinas voadoras, de apoio as nossas tropas, e cabe-me dizer que para a época já faziam um trabalho extraordinário, mesmo no transporte de militares e em especial as tropas que se encontravam isoladas no interior de Angola.
Testemunho encontrado -aqui

NoratlasBA1c
Fotos do Noratlas Nº 64054 que se encontra no Museu do Ar (BA1-Granja do Marquês)

*Noratlas também denominado Nord Atlas e numa denominação mais popular "Barriga de Ginguba"

Fontes consultadas:
-"Noratlas Nº6405..." de Mário Diniz e Dr.Luis Proença-publicado na revista "Mais Alto" nº387
-Blogue "História de uma vida-Memórias do Ultramar,Quim"

sexta-feira, junho 24, 2011

Aviso de temperaturas elevadas

Photobucket
Quinze distritos de Portugal Continental estão hoje sob aviso amarelo devido às previsões de valores muito elevados de temperatura máxima, de acordo com dados actualizados às 6:45 no site da Internet do Instituto de Meteorologia (IM).
Em aviso amarelo estão os distritos de Vila Real, Bragança, Guarda, Viseu, Aveiro, Leiria, Santarém, Castelo Branco, Guarda, Coimbra, Portalegre, Évora, Beja, Lisboa, Setúbal.

terça-feira, junho 21, 2011

Solstício de Verão (II)

PMacas21062011b
Praia das Maçãs, hoje (21/06/2011) às 21h10m

O dia de hoje é o mais longo do ano – data em que se assinala o Solstício de Verão e o início do Verão. Na astronomia, o solstício é o momento em que o Sol, durante seu movimento aparente na esfera celeste, atinge a maior declinação em latitude, medida a partir da linha do equador.

Solstício de Verão

pordosolPGrande1
PordoSol32
O Verão começa agora às 17H16m e aqui ficam duas imagens do final do dia no último Sábado na Praia Grande.

O 59º Aniversário da Força Aérea

Photobucket

1 de Julho Dia da Força Aérea
As Comemorações do 59º Aniversário da Força Aérea terão lugar em Sintra, na Base Aérea Nº 1, situada na Granja do Marquês.
Ao longo de 3 dias, esta será uma excelente oportunidade para acompanhar e participar nos eventos propostos e ainda conhecer e visitar as aeronaves, desde as mais antigas que fazem parte do espólio do Museu do Ar, até aos mais recentes Sistemas de Armas em actividade.


Entrada Livre no Museu do Ar


Photobucket

*Fotos do 57º Aniversário da Força Aérea (BA1)

segunda-feira, junho 20, 2011

"Selene-Culturas de Sintra" edição de Verão

8649175 Fch62
QUARTA-FEIRA, DIA 22 DE JUNHO
NA CASA DE TEATRO DE SINTRA

PROJECÇÃO, CONFERÊNCIAS E CONCERTOS. O ASSUNTO DE FUNDO É “OS PASSOS DA ESCRITORA MARIA GABRIELA LLANSOL EM SINTRA”.
www.selene-culturadesintra.com é um jornal trimestral online.Vai ser apresentado no próximo dia 22 de Junho, em Sintra, a edição de Verão, o número2. Para tal foi criado um evento físico, um encontro de amigos de Sintra e das suas culturas, que à imagem da apresentação do número 1, será dividido em duas partes:

Às 18 horas é lançado na internet o número 2, cujo tema de fundo incide sobre a relação da escritora Maria Gabriela Llansol com Sintra, e dos reflexos e presença desta na sua obra. Conta-se com com o apoio dos responsáveis pelo Espaço Llansol, de Sintra, professores João Barrento e Maria Etelvina Santos, e da escritora sintrense professora Helena Langrouva. A mesa contará ainda com a presença do director de Selene –Culturas de Sintra, que irá comentar a apresentação do jornal nas suas diversas áreas e rubricas.

domingo, junho 19, 2011

Ainda sou do tempo do eléctrico chegar à Vila Velha

No+3+Sintra+Vilaa
(Foto do eléctrico em plena Vila Velha)

O que nós fazíamos, sem estragar nada evidentemente, mas fazíamos tropelias de miúdos.
Os eléctricos para a Vila não tinham atrelados, só funcionavam no Verão e eram quase sempre os fechados, de vez em quando lá vinha um aberto. Os bancos corridos, são amovíveis e mudam de posição consoante o percurso. Chegavam à Vila numa posição depois havia que mudar os bancos para as pessoas não irem de costas para o destino. Se o guarda-freio ou o cobrador não estava por perto, a criançada ia lá e trocava tudo outra vez. Os eléctricos têm uma alavanca para sair areia quando há falta de tracção, nós conheciamos as manhas todas, e lá iamos nós puxar a alavanca, ficava a linha com um monte de areia.
Também fazíamos uma fila de caricas dos refrigerantes sobre a linha para quando o elétrico passasse, as fizesse numa chapa redonda para as nossas brincadeiras.
Curiosamente não me lembro de nenhum guarda-freio,ou cobrador daqueles que maltratam crianças ou fossem mais severos, eles perante os factos, entendiam a criançada e não me lembro de ninguém ter sido maltratado. Tinham isso sim sempre o cuidado de retirar a manivela que coloca a máquina em andamento, os carros estavam bem travados, e em segurança.
O eléctrico faz parte, da infância dos sintrenses como eu, quem não é de cá é que deve ter muitos pruridos, pela sua presença e existência. Nem tudo deve ser considerado para dar lucro. Que diabo vejo tanta coisa camarária desperdiçada, alguns "gamanços" aí à vista de qualquer cego, e para poupar dinheiro, que acho muito bem que se poupe, é o eléctrico que vai pagar as favas?
Espero que começe já a funcionar, e a transportar as crianças das Escolas Primárias do Concelho, para a Praia das Maçãs como se fazia no meu tempo, e penso que ainda se faz, a partir do mês que vem!

Título do post e texto de Carlos José dos Santos (Caínhas)

Electricodesenho

sábado, junho 18, 2011

O Regresso do Eléctrico da Praia das Maçãs (II)

Electrico17062011a

Conforme previsto e cumprindo pontualmente o horário, o eléctrico está desde ontem de volta aos carris, entre Sintra e a Praia das Maçãs.

Electrico17062011ab
Fotos de ontem na passagem do eléctrico em Colares

Experiências Oficiais da tracção eléctrica de Cintra ao Oceano, em 27 de Março de 1904

"Pelas duas horas passando por alas de povo, ligeiros e garridos, os primeiros carros partiram. Largou primeiro o nº14, dirigido pelo engenheiro Wan-der-Wallen. Deslizando vertiginosamente pelas linhas, ao sol saudado pela multidão, o carro atravessou as ruas, passou por entre os campos verdes e em 24 minutos, chegou a percorrer 8 kilómetros. Pouco depois os outros carros partiram, com os engenheiros Benjamim Costa e Simão de Martel. Durante o percurso os veiculos eram aclamados, ouvindo-se palmas e vivas , naquele banho de luz , os vidros reluziam, os carros galgavam a distancia, assegurando um novo e bem importante melhoramento à Vila de Cintra. À volta o veículo veio vagarosamente, entrou no Largo D.Amélia, onde havia uma enorme aglomeração que mais uma vez o saudou, mostrando assim o contentamento da população da Vila por este progresso digno de todo o louvor. Os carros já funcionam para o publico com uma tabela de preços módicos."

Texto da Ilustração Portuguesa nº22 de 4 de Abril de 1904

sexta-feira, junho 17, 2011

Etapa do Mundial de Surf na praia de Ribeira d'Ilhas (3ºdia)

Photobucket

Em dia de aniversário do blogue, um regresso à Praia de Ribeira d’Ilhas (Ericeira), para registar algumas fotos do 3º dia do Quiksilver Pro Portugal 2011.
Desta vez com melhor luz e mais ondas.

Fotos do 1º dia -aqui

Photobucket

Photobucket

Photobucket

Photobucket

Photobucket

Site do Quicksilver Pro 2011 Portugal -aqui

quinta-feira, junho 16, 2011

O 5º ano do Rio das Maçãs

Diario9esfericofundo2

16 de Junho…5º Aniversário deste blogue. Há cinco anos foi criado o ”Rio das Maçãs”. Mantê-lo actualizado não tem sido uma “pêra doce”. Mas o resultado destes cinco anos ( 1840 postagens) tem valido a pena. Teve até hoje 428.405 páginas vistas e o dia com mais acessos foi em 8 de Fevereiro de 2008, com 1.387 visitantes.

Agradeço a todos que têm colaborado e visitado este espaço, que são o incentivo que tem permitido manter o ritmo de actualizações diárias deste blogue desde 2006.

Assuntos mais frequentes publicados no blogue:

Árvores de Sintra -aqui e aqui
PlátanoColares

Eléctrico de Sintra -
aqui

electricoadegaf

Vinho de Colares -
aqui

cachodf

quarta-feira, junho 15, 2011

Etapa do Mundial de Surf na praia de Ribeira d'Ilhas

Ribeiradilhas4414062011

Quiksilver Pro11 Portugal, etapa do Mundial de qualificação para o campeonato de elite de surf que decorre até domingo na praia de Ribeira d'Ilhas, na Ericeira.

Este é o primeiro evento do circuito ASP (Associação de Surfistas Profissionais) Prime realizado este ano na Europa, em que participam os 96 atletas mais bem classificados a nível mundial, incluindo o grupo de elite composto por 34 surfistas que disputam o título de campeão do mundo.

Hoje no primeiro dia da prova, estivemos lá e fizemos os registos que publicamos neste post.

Ribeiradilhas314062011

Ribeiradilhas914062011

Ribeiradilhas614062011

Ribeiradilhas14062011

terça-feira, junho 14, 2011

O Regresso do Eléctrico da Praia das Maçãs

Photobucket

De um texto da CMS:
"O histórico Eléctrico de Sintra vai regressar dia 17 de Junho aos carris, retomando o seu traçado original entre a Vila de Sintra e a Praia das Maças e fazendo, assim, a ligação entre a Serra e o Mar. É o regresso ao activo da linha mais romântica da Europa.

Assim, de Sexta-feira a Domingo, o Eléctrico circula para o público em geral e com carreiras regulares até à praia. (...)

A Câmara Municipal de Sintra apela à utilização adequada deste ex-libris de Sintra enquanto património histórico que importa preservar e legar, em plenitude, às gerações futuras."


Photobucket

Photobucket

segunda-feira, junho 13, 2011

Televisão Digital Terrestre (TDT)

Photobucket

O sinal de transmissão terrestre vai ser desligado em 16 de Junho no Cacém e ainda nas freguesias de Belas, Massamá, Mira Sintra, Rio de Mouro, São Marcos e São Pedro de Penaferrim, passando a usar a Televisão Digital Terrestre (TDT).

Glossário
Switch-Off (do sistema analógico terrestre): Cessação das emissões de televisão analógica terrestre. A partir da data de ''Switch-Off'' o serviço de televisão terrestre deixa de estar disponível por via analógica, pelo que o acesso ao mesmo requer o uso de equipamento para acesso a televisão digital.
TDT - Televisão Digital Terrestre: Designação atribuída ao sistema de televisão digital difundida por via hertziana ou terrestre, baseado na norma DVB-T, que vem substituir o actual sistema analógico terrestre, e que proporcionará através de uma maior eficiência, mais serviços de programas televisivos, com melhor qualidade e adicionalmente a possibilidade de serviços interactivos e a recepção de conteúdos em Alta-Definição.

Site da ANACOM/Autoridade Nacional de Telecomunicações -aqui

domingo, junho 12, 2011

Praia da Adraga com galardão de ouro da Quercus

Adraga09 062011

A Quercus atribuiu a quatro praias do Concelho de Sintra, entre as quais a Praia da Adraga o galardão de ouro, pela excelente qualidade das suas águas com base nos dados do Instituto da Água.

Adraga062011

O prémio atribuído pela Quercus, premeia as praias mais consistentes, com um histórico de qualidade nos últimos cinco anos. Foram galardoadas também a Praia Grande, Praia do Magoito e de S.Julião no Concelho de Sintra.

*Fotos da Praia da Adraga