quinta-feira, maio 31, 2012

Palácio da Pena a Preto e Branco

Palacio da Pena2012pb2 PalaciodaPena2012pb Palacio da Pena2012pb3

"O Castello da Pena foi primitivamente um convento da Ordem de S.Jeronymo fundado em 1503, por El-Rei D.Manuel, em memória do tempo que alli passou, esperando a frota de Vasco da Gama, no regresso da India.Era esse convento uma espécie de prisão, para onde eram mandados os frades d’aquella Ordem, quando comettiam faltas.Da architectura godo-arabica, está construido em um dos mais elevados cabeços da serra.
Foi em 1841, que D.Fernando, avô do actual monarcha, mandou transformar o convento em palácio, reedificando uma parte do edificio que tinha sido attingida pelo terramoto de 1755.
Em 1843, acabou-se a construcção da bella torre do relogio, que tem mostrador em cada uma das faces
.
O palácio possue bellas muralhas ameias,torres,ponte levadiça, parque, um formosissimo lago, e a linda Fonte dos Passarinhos, de agua crystalina, muito leve e fresca.
Das torres, avista-se o Oceano, Berlengas,montanhas do Alentejo e Extremadura, Mafra,Collares,Lisboa, rio Tejo e outras povoações.


Texto retirado do Guia do Viajante em Portugal e suas colónias em África
Empresa Nacional de Navegação -1907

*Ortografia e acentuação do texto conforme o original

*Fotos do Palácio da Pena em 2011

quarta-feira, maio 30, 2012

Campeonato Mundial de Free Ride 2012 na Praia Grande III

PraiaGrande27052012FreeRide No último domingo terminou na Praia Grande a etapa Mundial de Free Ride, que acompanhámos, e de que temos publicado algumas imagens da prova.-aqui e aqui.

Sobre a prova da Praia Grande que decorreu nos dias 25,26 e 27 de Maio - um oportuno post do blogue - "Tudo sobre Sintra", da autoria de Luís Galrão,  refere-se  aos cuidados  que a organização da prova tomou, para que a praia não fosse afectada a nível ambiental pelos  três dias de prova do Free Ride. Post  que transcrevemos parcialmente:


«Segundo o responsável pela Capitania do Porto de Cascais, "a organização impôs a si própria e aos participantes a obrigatoriedade do uso de combustíveis e lubrificantes 'amigos do ambiente' ou seja, com características menos poluentes que os combustíveis e lubrificantes habituais, contribuindo para mitigar eventuais riscos associados a provas desta natureza". Além disso, é condição para o licenciamento que a organização "devolva a área ocupada em condições de limpeza que possam permitir a continuação do seu usufruto", pelo que o evento será fiscalizado pela Polícia Marítima.


Por seu lado, a organização assegura que "não existe risco de poluição que afecte a qualidade da água ou o ambiente". "Além de serem motores muito modernos e com um muito baixo índice de poluição, funcionam apenas com gasolina sem chumbo e, pelo regulamento da competição, são obrigados a utilizar óleos biodegradáveis sob pena de exclusão", explica Luís Centeno Fragoso. »


Para ver post integral do "tudo sobre Sintra" -Aqui

PraiaGrande27052012FreeRideb PraiaGrande27052012cFreeRide PraiaGrande27052012ojFreeRide Fotos de domingo na Praia Grande, último dia da prova

terça-feira, maio 29, 2012

No Tempo das Borboletas

Borboleta28052012mucifal 
 Passa uma Borboleta por Diante de Mim

Passa uma borboleta por diante de mim
E pela primeira vez no Universo eu reparo
Que as borboletas não têm cor nem movimento,
Assim como as flores não têm perfume nem cor.
A cor é que tem cor nas asas da borboleta,
No movimento da borboleta o movimento é que se move,
O perfume é que tem perfume no perfume da flor.
A borboleta é apenas borboleta
E a flor é apenas flor.

Alberto Caeiro, in "O Guardador de Rebanhos - Poema XL"

Heterónimo de Fernando Pessoa

 A importância das Borboletas
Alguns insectos têm um papel muito importante na natureza, pois além de se alimentarem ainda contribuem para a polinização de certas plantas, como é caso desta borboleta –  que encontrei hoje no jardim.
As borboletas estarão sempre entre os primeiros  animais a desaparecer quando um habitat se  deteriora, e se tomarmos os passos certos para as conservarmos estaremos também a contribuir para um ambiente mais saudável -a sua extinção provocaria prejuízos graves para a flora e fauna.

segunda-feira, maio 28, 2012

Desfile do dia municipal do Bombeiro

BombeirosDiaMunicipal2012g Este  ano coube à A.H.dos Bombeiros Voluntários de Algueirão -Mem Martins, a realização do desfile do dia municipal dos Bombeiros. Publicamos imagens do desfile  deste domingo, com as corporações do Concelho de Sintra, que percorreram as principais ruas da localidade.BombeirosDiaMunicipal2012h BombeirosDiaMunicipal2012b BombeirosDiaMunicipal2012c BombeirosDiaMunicipal2012f

sábado, maio 26, 2012

Campeonato de Free Ride 2012 na Praia Grande II

PraiaGrande25Maio2012
 Este Sábado iniciaram-se  na Praia Grande, as prova de qualificação e oitavos de final  do Campeonato Mundial de Free Ride 2012, ( prova acrobática com motas de água) - depois de estarmos nos treinos ontem, voltámos lá hoje.
Uma modalidade que permite fotos de grande espectacularidade, como as que conseguimos hoje.
PraiaGrandeMaio2012b PraiaGrande26052012d PraiaGrande26Maio2012f PraiaGrande26Maio2012e PraiaGrande26052012p

Campeonato Mundial de Freeride 2012 na Praia Grande

PraiaGrandeMotaagua25052012000122
A praia Grande, recebe este fim de semana os campeões de acrobacias nas ondas, com o arranque do Campeonato Mundial de Free Ride 2012 que vai contar com mais de 50 participantes de várias nacionalidades - "Avaliados pelo nível de dificuldade das manobras, pela estética, pela aproximação à onda, nível de risco e fluidez de atuação, os participantes irão competir por um Prize Money no valor de três mil euros."
Esta sexta-feira, decorreram os treinos para a prova - estivemos lá e fizemos as fotos desta acrobática modalidade, que publicamos hoje.
PraiaGrandeMotaagua250520127jpg PraiaGrandeMotaagua2505201220 PraiaGrandeMotoagua25052012b Praiagrandemotasagua250520120 PraiGrandeMotoagua2505201200007 PraiGrandeMotaagua2505201230

sexta-feira, maio 25, 2012

Mais um Plátano abatido em S.Pedro de Sintra

Photobucket   Desde Abril  deste ano que  há menos plátanos no largo D. Fernando II em S. Pedro de Sintra. Plátanos que após o abate a Câmara prometera substituir –coisa que não fez, calcetando os locais onde antes estavam os plátanos. (Ver aqui)

Agora mais um plátano foi  abatido no mesmo local – talvez para aumentar o espaço de estacionamento...
Quando é que  os serviços camarários  de Sintra, começarão a saber conviver com  o património arbóreo que herdaram e que  graças aos votos dos sintrenses, compete  preservar?


Photobucket

quinta-feira, maio 24, 2012

O eléctrico da Praia das Maçãs e o Verão de 2012

electricoduplo Enquanto não se conhecem  novidades sobre  o período  de funcionamento do eléctrico este ano, pelos motivos que referimos em post anterior  - publicamos hoje,  fotos da  cuidada recuperação de duas unidades, efectuada  recentemente  nas oficinas da Ribeira de Sintra, que gostariamos rápidamente de ver em circulação.ElectricoAbril32012 ElectricoAbril2012 Post relacionado:
O eléctrico da Praia das Maçãs cercado pela indiferença -Aqui

quarta-feira, maio 23, 2012

Colares

colareriodasmacas Uma «Corte na Aldeia»
"A época de apogeu de Colares, todavia, registou-se durante a centúria de seiscentos. Sintra, na verdade, adormecera depois de 1580, aquando da união dinástica e sequente deslocação da corte para Madrid. Com este afastamento, o espírito áulico que caracterizava os longos veraneios  dos reinados de Avis e que motivara a nobreza a erigir os seus palácios na vila e na serra desvaneceu-se. Muitos nobres e cortesãos baldearam-se, então, para junto da casa principal dos Duques de Bragança, em Vila Viçosa, que consideravam  legítimos herdeiros do trono.Enquanto isso, outros procuravam o retorno às origens e renderam-se aos bucólicos  prazeres do campo, assentando-se com carácter permanente na suas quintas. Assim se justificará, pelo menos em parte, o encantamento de D.Dinis de Melo e Castro pela sua vila natal, onde em vésperas da Restauração, dinamizaria a convivência social e cultural de toda uma elite local.
De certo forma Colares subtituíra-se a Sintra enquanto espaço cultural e mundano.(...)"

*D.Dinis de Melo e Castro nasceu em Colares e morreu em Lisboa em 1640.

Título e excerto de um texto de "Colares" de Maria Teresa Caetano

terça-feira, maio 22, 2012

O desejo chamado Eléctrico

Photobucket

 O eléctrico  da Praia das Maçãs é um elemento fundamental na paisagem desta região,  estando a aproximar-se o mês de Junho,  altura que normalmente o eléctrico começa a circular. No entanto deixa-nos preocupados verificar que os 200 metros de fio de cobre da catenária,  roubados  em Fevereiro deste ano, na recta  da Ribeira de Sintra continuam por reparar.

Estando o primeiro-ministro com o desejo de empobrecer o país, "custe o que custar" e sendo Fernando Seara um seu constante acompanhante - temos o receio que este desaparecimento do eléctrico em Sintra, seja a  prova que o autarca segue com convicção  os passos do seu chefe de partido, pondo em causa a imagem turística de Sintra.


Post relacionado:
-O eléctrico da Praia das Maçãs cercado pela indiferença -Aqui

segunda-feira, maio 21, 2012

Memórias de Cintra Antiga

Revista "Occidente" nº1256 de 20 de Novembro de 1913
(Ortografia e acentuação conforme o texto original)

CasaSintra "O Chalet  do  Ex.mo. Sr. Dr. José  Maria de Andrade, na sua quinta em S.Pedro, S.Pedro de Cintra

Está disposta  numa das melhores alturas  da nossa verdejante serra de Cintra, esta linda construção, que constitue uma grande gloria  para o autor do projecto , o sr. Dr.  Alexandre Saldanha da Gama, que sendo um engenheiro distinto, tambem  se nos revéla  com a presente obra uma arquitéto de incontestavel valôr.

Estivémos ha dias a  olhar de perto o soberbo chalet, e demoramo nos  longamente na encantada observação de todas as suas fachadas que são de uma elegância  de traçado devéras original.
A magnifica propriedade  do sr. D. José Maria de Andrade, a quem felicitamos pelo seu louvavel empreendimento tão brilhantemente realizado, está situado numa bela altitude e cercada de uma grande orla de arvorêdo, que abrange em parte grande declives, e donde se destaca admiravelmente com os seus  caprichosos telhados de fórmas ponteagudas agora espelhados pelas neves que  refletem os melhores  raio de sol que carinhosamente doiram um dos mais pitorescos trechos  da paisagem  que comove, por certo os ainda menos sensiveis.

(...)
Oxala que d´entre  os inumeros visitantes e admiradores do  chalet do sr. Dr . Andrade, alguns tentem continuar a obra de devoção pela belêsa da encantadora Cintra, que bem merece  o empreendimento de grandiosos planos  de arquitetura moderna  e nacional , que como esta de que vimos  falando, representem  uma admiração  profunda  pela riquissima  região , cuja paisagem  é uma das mais belas , senão a mais bela da nossa querida terra."

sábado, maio 19, 2012

Porque hoje é Sábado...

SPedro1970f

Este é o tempo

Este é o tempo
Este é o tempo
Da selva mais obscura


Até o ar azul se tornou grades
E a luz do sol se tornou impura


Esta é a noite
Densa  de chacais
Pesada de amargura


Este é o tempo em que os homens renunciam.


Sophia de Mello Breyner
in Mar Novo
 
*Foto S.Pedro de Sintra, anos 70

sexta-feira, maio 18, 2012

Visita ao Convento dos Capuchos

CapuchosPassaporteantoniocml
 Foto do Convento dos Capuchos,  de António Passaporte/ Arq.Fotog. da CML

 A  Alagamares promove uma visita ao Convento dos Capuchos  no dia 27 de Maio, domingo, pelas 10h30m com ponto de encontro na entrada do dito monumento. Inscrições  para 913059184, ou info@alagamares.net.
De acordo com as regras ainda em vigor, os munícipes de Sintra não pagam durante as manhãs de domingo, pelo que só estes poderão usufruir desse benefício, convindo levar consigo documento que ateste a residência. Os demais pagarão o preço da tabela. A visita tem por fim não só  dar a conhecer esse espaço, bem como observar o seu estado de conservação e restauro.

quinta-feira, maio 17, 2012

Casa das Pedras na Parede

CasadePedraFoto do Chalet da familia Azevedo Gomes na Parede, publicado em 1906 no Boletim Photographico nº82

 Manuel Azevedo Gomes, capitão de mar-e-guerra pai de Mário Azevedo Gomes*, (mãe Alice Hensler**) mandou construir uma casa com vistas largas para o mar e de fácil conservação, uma vez que passava largas temporadas embarcado. Sugeriu Bigaglia (Pouco antes em 1901, o italiano Nicola Bagaglia*** constroi a casa da Condessa d’Edla, na Bafureira, a cem metros do terreno do genro) que a revestisse com grandes seixos marítimos que recolhera durante anos na praia das Avencas e nas praias vizinhas. Originalmente, esta Quinta chamava-se «Quinta do Moledo».dizia «que lhe lembrava o aspecto das velhas moradias, e o moledo da sua querida Ilha do Pico, a terra da sua gente».

O Jardim da Casa das Pedras contaria com um campo de ténis, um poço e um moinho de vento, que foi totalmente destruído com o ciclone de 1941. No ano anterior, desapareceu a parte agrícola da quinta, quando o Ministro Duarte Pacheco mandou construir a Estrada Marginal, vindo a encostar-se à casa e expropriando meio hectare entre a arriba e a casa. Desapareciam assim a vinha, a horta, as vacarias, a capoeira, e a ligação física a directa com o mar.

*Mário Azevedo Gomes  mestre da silvicutura portuguesa, neto da Condesa d´Edla, durante a década de 1950 e início de 60 dedicou-se a estudar o Parque da Pena- autor da Monografia do Parque da Pena (1960), sendo ainda hoje a principal fonte de informação escrita sobre o parque da Pena com aspectos dendrológicos-florestais.
**Alice Hensler, filha de Elise Fredericke Hensler, Condessa d´Edla.
***Casa das Pedras foi construída pelo Arquitecto italiano Nicola Bibgaglia entre os anos 1903 a 1905
Fontes:
Boletim Photographico nº82 de Outubro de 1906
Monografia do Parque da Pena  de Mário de Azevedo Gomes
Mário Azevedo Gomes 1885-1965 de Ignacio Garcia Pereda
Condessa d´Edla de Teresa Rebelo

quarta-feira, maio 16, 2012

Base Aérea 1 de Sintra e o seu 92º Aniversário

BA12012Aniversário A Base Aérea nº1, comemorou ontem o seu 92º aniversário, sem  os aspectos festivos de outros aniversários, afastando-se este ano  das comemorações  abertas  ao público, como tem acontecido em  anos anteriores.


O facto do Museu do Ar continuar fechado, também não favorece a  manutenção da ligação que a Base Aérea 1  mantinha com  a comunidade.


Base Aérea 1 que tem surgido como candidata a aeroporto para companhias civis de baixo custo (Low Cost), e  que parece  agora ter perdido esse lugar a favor da base Aérea do  Montijo, estando a decisão governamental sobre esse assunto prevista para os próximos dias.

 BA1Aniversario2012
Foto possivel de um aniversário à porta fechada

segunda-feira, maio 14, 2012

O Pelourinho de Colares

Publicopelourinho-1 O pelourinho de Colares, edificado em frente à casa da Câmara do antigo Concelho de Colares, extinto em 24 de Novembro de 1855, passando a fazer parte do Concelho de Sintra como freguesia.
Publicado no jornal "Público" de 13 de Maio de 2012

domingo, maio 13, 2012

A Primavera Global dos Indignados

ManifIndignado12062012d3 A iniciativa, "Primavera Global "organizada pelo movimento de indignados,  realizou-se ontem em mais de 250 cidades de todo o mundo, incluindo sete portuguesas, em protesto contra a crise e as medidas de austeridade.

A manifestação   do movimento de indignados de Lisboa, percorreu  o percurso entre o Rossio e o Parque Eduardo VII, onde se irá manter até dia 15. Movimento de indignados nascido na  grande Manifestação  de 12 de Março de 2011.


.ManifIndignado12062012b ManifIndignado12062012f ManifIndignado12062012vv ManifIndignado12062012yyx

sexta-feira, maio 11, 2012

No tempo em que se andava de barco na Várzea de Colares

VColares
 Foto publicada no "Boletim Photographico", Nº75 ,Março 1906

"Summamente aprazivel he o sitio da Varzea, onde o rio tem huma ponte de cantaria, e se represam as aguas que servem para a rega dos pomares, e de agradavel recreio para aquelles que o navegam em hum pequeno batel, debaixo da sombra das arvores carregadas de pommos , os quaes hindo pelo rio abaixo, quando o rio era navegavel até ao mar, deram o nome á praia onde elle vai juntar a sua humilde veia com as encapelladas vagas do Occeano que se quebram nesta praia a que chamão das Maçans.”

-Cintra Pinturesca, ou Memoria Descriptiva da Villa de Cintra, Collares, e seus arredores.-Visconde de Jerumenha 1838
 VColares2
- Foto publicada na "Ilustração Portuguesa" 18 de Julho 1904