domingo, junho 30, 2013

Activado alertas para risco de incêndio

BlogueMonserrate11072012
 Foto de arquivo do blogue/ incêndio de Monserrate em 11/06/2012

No jornal "Público de hoje (30/06/2013)
Comportamentos de risco a evitar
"As condições meteorológicas  severas que se mantém até amanhã  levam o comandate operacional nacional. José Manuel Moura, a pedir aos cidadãos que evitem os comportamentos de risco. Queimar matos,  lançar balões com mecha acesa, fumar ou fazer lume nos espaços florestais estão proibidos, recorda  a Autoridade Nacional de Protecção Civil. José manuel Moura lembra que a capacidade do dispositivo de combate tem limites e que, com 500 ignições por dia, como já aconteceu né muito provável que alguns fogos se descontrolem e fiquem dificeis de combater, tornando-se responsáveis por uma extensa área ardida.
(...)
Até às 21h  de amanhã está activado o alerta laranja, o quarto mais grave numa escala de cinco, em dois distritos (Coimbra e Viseu) e o amarelo em quase todo o país."

Demonstração de falcoaria no 61º aniversário das FAP

BlogueFalcão420130629 Comemoração do 61ª aniversário das FAP, na BA1/Sintra – Oportunidade para algumas fotos de aeronaves  com história, que o Museu do Ar preserva.No espaço do Museu existem agora novos motivos de interesse – no exterior além de algumas aeronaves de treino a levantar voo, o foco da nossa objectiva centrou-se numa demonstração de um falcão, utilizado para afastar aves das pistas -evitando possiveis colisões com as aeronaves.BlogueFalcão20130629 BlogueFalcão52013062013  BlogueFalcão920130629

"Os falcões são as aves mais utlizadas na cetraria* em aeroportos, devido à sua grande capacidade de caçar aves locais e também alguns mamíferos. As espécies híbridas revelam melhores desempenhos, dado que representam, regra geral, maior agressividade, sendo capazes e atacar quase todo o tipo de presa. Ao contrário, espécies puras - como o Falcão peregrino, apesar de ser mais rápido - podem revelar limitações, dadas pela natureza biológica, as quais podem ser superadas pelo treino."

*A falcoaria ou cetraria é a arte de criar, treinar e cuidar de falcões e outras aves de rapina para a caça.

Encontrado aqui:
 http://queridobestiario.blogspot.pt/2010/11/falcoaria-em-aeroportos.html

"Colisões entre aeronaves e aves são responsáveis por mais de 90% dos incidentes na aviação — e podem resultar em acidentes graves. Como diminuir esse risco? Este é um trabalho para a Falcoaria, com a técnica é possivel capturar ou mesmo acuar aves-problema dos aeroportos usando as aves de rapina. Aeroportos de países como Espanha, Portugal, Itália, Uruguai, Paraguai, Argentina e Chile também utilizam a falcoaria em seus principais aeroportos. No JFK, em Nova York, por exemplo, a técnica é utilizada há mais de 30 anos.
(...) 
A Falcoaria corretamente aplicada e sob condições específicas, é extremamente eficiente no controle de fauna, especialmente avifauna nos aeroportos, ela é eficiente pois promove rápida dispersão de espécies-problema, redução o número de colisões além de potencializar os resultados alcançados por métodos coadjuvantes. Dentre as vantagens do uso desta técnica podemos citar: Método humanitário e ambientalmente seguro; provoca resultados imediatos despertando reações instintivas de fuga, Potencializa os resultados de outros métodos de controle; alcança aves que ignoram outros métodos; desperta publicidade positiva."
Encontrado aqui:
http://www.hayabusaambiental.com.br/falcoaria_aero.html

sábado, junho 29, 2013

Porque hoje é Sábado...

BlogueReflexos

Instante

Deixai-me limpo
O ar dos quartos
E liso
O branco das paredes 
Deixai-me com as coisas
Fundadas no silêncio 



Sophia de Mello Breyner Andresen

sexta-feira, junho 28, 2013

61º Aniversário da Força Aérea Portuguesa no Museu do Ar

BlogAMuseuAr BlogFAP2013 BlogAlluette
 Foto-Alouette III com as cores dos Rotores de Portugal

O Museu do Ar de Sintra recebe de 28 de Junho a 1 de Julho uma exposição temática que assinala os 50 anos do helicóptero Alouette III em Portugal .
 No Sábado, dia 29, para assinalar os 61 anos da Força Aérea, o Museu do Ar terá também entrada livre entre as 10h e 18h.
Fontes: EMFA e  blog "Tudo sobre Sintra"

quarta-feira, junho 26, 2013

Paisagem Cultural e Acessibilidades debatidas em Sintra

BloguePaisagemcultural21062013b A Associação de Defesa do Património de Sintra (ADPS), organizou na última Sexta-feira no palácio Valenças, uma sessão, para reflexão e debate sobre o tema "Sintra, Paisagem Cultural da Humanidade.Acessibilidades e estacionamento."

O Presidente da CMS, esteve presente na abertura da sessão, que seguiu com intervenções de Adriana Jones da ADPS,Prof..Dr. José d'Encarnação, Prof. Dr. Miguel Magalhães Ramalho, Engº. Silvicultor Rui Queirós do ICNF, Arquitecto Filipe Mário Lopes e do Engº. Eugénio Sequeira da LPN.

BloguePaisagemcultural21062013c Adriana Jones da ADPS, organizadora da sessão BloguePaisagemcultural21062013 Prof.Dr José d'Encarnação que tratou o tema "Pelas veredas da história...em Sintra"

terça-feira, junho 25, 2013

Pêras Lambe-os-dedos - produção 2013

Em 5 de Novembro de 2010, mencionámos o facto de um tipo de pêra, denominada "lambe-os-dedos", muito conhecida e apreciada na região, ter completamente desaparecido há muito tempo. Após alguns contactos e várias ajudas, conseguimos localizar uma  velha pereira,  na Várzea de  Colares, que continua  todos os anos dar algumas daquelas afamadas pêras.
.O ano passado conseguimos algumas fotos que publicámos. Este ano recomeçámos a acompanhar a velha pereira e os seu apreciados frutos.PeraLD2013b Foto de 19/06/2013 PerasLDc
PeraLD2013
Fotos de 19 de Junho de 2013
http://riodasmacas.blogspot.pt/2012/08/peras-lambe-os-dedos-e-pessegos-rosa-de.html

segunda-feira, junho 24, 2013

A maior Lua do ano vista do Mucifal

BlogueLua062013
Lua no ponto mais próximo da Terra deste ano, visto do Mucifal/Sintra A próxima visualização com estas características só daqui a 18 anos

A explicação encontrada no Expresso online:
"Ponto da órbita mais próximo da Terra Este espectáculo acontece uma vez por ano quando a Lua cheia surge perto do perigeu, o ponto da sua órbita mais próximo da Terra, que pode estar a uma distância de apenas 356.577 km - o chamado perigeu máximo. Em contrapartida, o ponto da órbita em que a Lua está mais longe do nosso planeta chama-se apogeu. O apogeu máximo é de 406.655 km. O tamanho aparente da Lua é hoje 14% maior e 30% mais brilhante em comparação com a sua situação no apogeu. Segundo o sítio na internet do Observatório Astronómico de Lisboa (OAL), em 2014 será a 10 de agosto que a Lua cheia estará próxima do perigeu. "No entanto, uma Superlua com as mesmas características desta de 2013, tão favoráveis à observação, só voltará a acontecer daqui a 18 anos". Ler mais:
http://expresso.sapo.pt/veja-a-maior-lua-cheia-do-ano-a-partir-das-21h06=f815616#ixzz2X3NWYeEO

domingo, junho 23, 2013

Fogo no Parque Natural Sintra-Cascais (actualizado)

 photo BombeirosAlcabideche_zpscc7c28dd.jpg
Foto de arquivo RiodasMaçãs

Notícia atualizada às 19:00
O incêndio no Parque Natural de Sintra-Cascais, que mobiliza mais de uma centena de bombeiros, foi dominado, segundo o site da Autoridade Nacional da Proteção Civil.


No Diário de Notícias on-line:
Fogo no Parque Natural de Sintra-Cascais com 1 frente
por Ana Meireles com Lusa

Um incêndio em Alcabideche, no concelho de Cascais, mobilizava cerca das 16:00 105 bombeiros, segundo a página da Autoridade Nacional da Proteção Civil na internet. Àquela hora, o incêndio no Parque Natural de Sintra-Cascais encontrava-se ativo numa frente, tendo sido acionado um helicóptero bombardeiro pesado para combater o fogo. No local estão 105 bombeiros e 4 outros operacionais, bem como 30 veículos, revela a Proteção Civil. Sete concelhos de Portugal continental estão hoje sob risco "máximo" de incêndio e 54 apresentam risco "muito elevado", informou o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).
http://www.dn.pt/inicio/portugal/interior.aspx?content_id=3286033

Brumas Sintrenses

BloguePPena22062013b copy
BloguePPena22062013dd copy
Fotos de Sábado 22/06/2013, ao fim da tarde

Nota de 1907 sobre o Edificio da Pena:_"Visita-se todos os dias e a toda a hora, sem bilhete, só o parque e a igreja. Para vêr o palácio é necessário um bilhete da Admnistração da Casa Real, estando S.S.M.M. reinantes, que alli permanecem durante algum tempo da estação de verão, só é permitido ver o parque. "

sábado, junho 22, 2013

Porque hoje é Sábado...

BlogueCabodaroca16032012

 Horizonte

Ó mar anterior a nós, teus medos
 Tinham coral e praias e arvoredos.
 Desvendadas a noite e a cerração,
 As tormentas passadas e o mistério,
 Abria em flor o Longe, e o Sul sidério
 'Splendia sobre as naus da iniciação.

 Linha severa da longínqua costa-
Quando a nau se aproxima ergue-se a encosta
Em árvores onde o Longe nada tinha;
Mais perto, abre-se a terra em sons e cores:
E, no desembarcar, há aves, flores,
Onde era só, de longe a abstracta linha.

O sonho é ver as formas invisíveis
Da distância imprecisa, e, com sensíveis
Movimentos da esp'rança e da vontade,
Buscar na linha fria do horizonte
A árvore, a praia, a flor, a ave, a fonte-
Os beijos merecidos da Verdade.

Fernando Pessoa

(O poema "Horizonte" em comparação com o Canto IX-d'."Os Lusíadas")

*foto:Cidadão do país do Sol Nascente,  a olhar extasiado o horizonte, no ponto mais Ocidental do Continente Europeu-(Cabo da Roca)

quinta-feira, junho 20, 2013

Homenagem a Valdemar Alves na Ribeira de Sintra

homenagemvaldemaralves2016a

Realizou-se ontem em Sintra, uma homenagem a Valdemar Alves, recentemente falecido, um grande amigo do Eléctrico de Sintra, que terá a partir de agora o seu nome no local onde sempre o encontrei. Por decisão da Câmara de Sintra as instalações  do eléctrico  na Ribeira de Sintra, tem a  partir de ontem  a denominação de "Complexo Valdemar Alves".
Na sessão de homenagem, na Vila Alda, foi entregue à família pelo presidente da Câmara,  a título póstumo a medalha de ouro do Município.

homenagemvaldemaralves2016ddjpg homenagemvaldemaralves2016dejpg homenagemValdemarAlves20130616 homenagemvaldemaralves20160616b

quarta-feira, junho 19, 2013

Novos habitantes no rio das Maçãs


BloguePatosGanso16062013
Dois belos gansos, convivem agora com o bando de patos reais e também com quatro patos-mudos no rio das Maçãs, na Várzea de Colares.
Conta-se que terão fugido de uma quinta e encontrado um tranquilo refúgio na aprazivel Várzea de Colares - facto semelhante aos quatro patos-mudos, que por lá se encontram há vários meses.BloguePatosGanso160620137BloguePatosGansos160620133

terça-feira, junho 18, 2013

Homenagem a Valdemar Alves

BlogueValdemarAlves4

Na quarta feira dia 19, pelas 17H00 na Vila Alda,  a Câmara Municipal vai realizar uma sessão de homenagem a Valdemar Alves, responsável pelo Eléctrico de Sintra, recentemente desaparecido.

Conheci o Valdemar Alves, através da frequente colaboração no início deste blog. Amigo do Eléctrico, colecionador de fotografias e documentos de Sintra antiga, foi com a sua preciosa ajuda que publicámos vários documentos antigos sobre as fábricas de queijadas de Sintra - sempre disponível para falar do seu Eléctrico e prestar todas as informações, que ajudassem na divulgação desta imagem de marca de Sintra.

Publicou o "Rio das Maçãs" diversas fotografias do histórico Eléctrico, da sua colecção pessoal. Valdemar Alves, foi durante os sete anos deste projecto, um contacto sempre disponível sendo muito justa a homenagem que agora lhe será prestada.
ElectricoValdemaAlves BlogueValdemarAlves3

segunda-feira, junho 17, 2013

Notas sobre a luta do funcionalismo Público -professores e pessoal dos Correios contra a carestia de vida em 1920

 photo greveMarccedilo1912_zps4e87f0ff.jpg
"Mais um pequeno mas significativo documento da História da I República. Trata-se do manifesto que dá início à luta contra a carestia de vida desencadeada em Março de 1920 pela Associação de Classe dos Empregados do Estado, fundada no ano anterior, envolvendo funcionários públicos, dos Hospitais Civis, União do Professorado Primário - creio que foi a primeira greve onde participaram professores - ...e outros sectores, bem como pessoal dos Correios. A greve começou no dia 4 de Março - a quinta-feira referida no panfleto - e terminou no dia 13, conseguindo os funcionários públicos a satisfação de algumas das suas reivindicações. Os empregados dos Correios prosseguiram a greve até ao dia 15, mas sem sucesso. Quer isto dizer que a greve dos funcionários públicos se prolongou por 10 dias!"
 
Imagem e texto encontrado na página de FB de António Ventura
FB de António Ventura

 
 photo greveilustpot1920_zps73e0cf8c.jpg  photo greveilustport19202_zpsad504a1f.jpg
Ilustração Portuguesa nº737 de 5 de Abril de 1920


 

domingo, junho 16, 2013

Notas sobre a Quinta da Regaleira

Capela da Santíssima Trindade no jardim da Quinta da Regaleira - BlogueRegaleira BlogueRegaleiraigreja
Aspectos simbólicos
"Capela:o santuário cristão da Regaleira, apresentando no exterior, a anunciação do Arcanjo Gabriel a Maria, presidida por Deus Pai" no interior da capela, "com pentagramas, cruzes templárias e da Ordem de Cristo,vendo-se ao fundo, a representação da descida do Espírito Santo sobre Maria, a qual é coroada por Cristo" "na entrada da Capela a "cruz da Ordem de Cristo, no tecto por baixo do coro- um emblema de um neo-templarismo de raiz maçónica"
/José Manuel Anes/Jardins iniciáticos da Quinta da Regaleira.

BlogueRegaleira2 1904, início da construção do Palácio da Regaleira, idealizado por Augusto Carvalho Monteiro(1848-1920) foi também obra do cenógrafo italiano Luigi Manini , responsável pelo Scala de Milão.Inspiradas no esoterismo maçónico de feição cristã, e no romantismo, as labirínticas construções da Quinta da Regaleira têm como ideia dominante a passagem das "trevas à luz".As grutas, a capela da Santíssima Trindade, os subterrâneos ou o poço iniciático são exemplos dessa mentalidade muito em voga no início do século
.Fonte Fundação Mário Soares

sexta-feira, junho 14, 2013

Acácias do Parque da Pena transformadas em castiçais

O violento temporal que assolou Sintra em 19 de Janeiro, provocou  a queda de mais de duas mil árvores.A madeira das acácias caídas durante o temporal  deu origem à criação de uma linha de  castiçais -as receitas das vendas destes castiçais será utilizada na recuperação do Parque da Pena. photo Temporal_ParquedaPena2013_zpsf0fe50b6.jpg   Foto PSML, Janeiro 2013

"No seguimento do violento temporal que assolou Sintra a 19 de janeiro, e que derrubou mais de 2.000 árvores nas áreas sob gestão da Parques de Sintra, causando prejuízos que ascendem a 3 milhões de Euros, a PSML lançou, no Dia Mundial da Floresta (21 de março) um produto para venda em loja que foi desenhado especialmente para que as receitas das suas vendas apoiem a recuperação do Parque da Pena (área mais afectada pelo temporal).
  A madeira das Acácias caídas foi cortada e retirada do Parque, seguindo para serração, onde foi transformada em tábuas e posteriormente torneada com o objetivo de ganhar a forma final – castiçais. O design é da autoria de Gonçalo Prudêncio, convidado pela Parques de Sintra para participar neste projecto. Gonçalo Prudêncio trabalha frequentemente com base no design sustentável e, para a Parques de Sintra, desenhou quatro tipos diferentes de castiçais, com a particularidade de poderem ser usados em conjunto, encaixando perfeitamente uns nos outros.
Na base da peça, está inscrita a laser uma referência ao temporal, marcando assim o acontecimento. A sustentabilidade ambiental está ainda presente na embalagem, fabricada integralmente em papel reciclado."
Texto PSML
 photo Castical_ParquesdeSintra_zpse8913fc5.jpg Foto PSML

quinta-feira, junho 13, 2013

Sobre acidente com uma aeronave na Praia da Aguda em 2010

file65 photo file65.jpg
Em Dezembro de 2010 um acidente com uma aeronave na Praia da Aguda, provocou uma vitíma mortal - agora, a publicação de um relatório sobre o acidente, determina as causas do acidente:

"Actuação do piloto causou queda de aeronave em Sintra em 2010 -- Relatório A inexperiência do piloto e a forma como lidou com uma avaria do motor estiveram na origem da queda da aeronave na praia da Aguda, Sintra, em dezembro de 2010, que provocou a morte do passageiro, concluiu o GPIAA. Segundo o relatório final do Gabinete de Prevenção e Investigação de Acidentes Aéreos (GPIAA), a que a agência Lusa teve hoje acesso, o «acidente resultou do insucesso do piloto [de 20 anos] ao lidar com a falha do motor, quando pretendia efetuar uma aterragem de emergência na praia». O documento frisa que o jovem «selecionou uma área de aterragem de difícil acesso e com características físicas que limitavam as possibilidades de correção para qualquer desvio no plano inicial previsto para a manobra de aterragem".
in Diário Digital / Lusa e blog Tudo sobre Sintra




 photo scan0003_zpsfcd9fd8a.jpg

quarta-feira, junho 12, 2013

Postal da Várzea de Colares com Perdizes

bloguePerdizVarzeadeColares32 Ontem na Várzea de Colares, tivemos a sorte de nos cruzarmos com uma numerosa família de perdizes, o que possibilitou as fotos que publicamos  nesta quarta-feira. BloguePerdizVarzeadeColares2BloguePerdizVarzeadeCola8 Biologia da Perdiz Vermelha
Classificação Taxonómica desta espécie mais conhecida como perdiz comum, pertence ao Reino animal, ao Filo Cordata, a Classe das Aves, pertencendo a Ordem dos Galliformes. A Familia dos Phasianidea é uma das sete famílias que compõem a Ordem dos Galliformes. São exemplares da família Phasianidea: os faisões, os perus e claro as perdizes. A Perdiz vermelha pertence ao Género Alectoris. Sendo o nome cientifico da espécie Alectoris Rufa.
A diferença que existe entre macho e fêmea principalmente é no caso do macho a presença de esporão bem desenvolvido nas duas patas pois as fêmeas poderão ter presença de esporão mas apenas num tarso.
O tamanho do macho pode ser maior mais corpulento que a fêmea e o comprimento do tarso ser maior e mais grosso.
A reprodução desta espécie de uma maneira geral inicia-se em Março onde se costuma ver as perdizes aos casais e não em bandos por serem uma espécie monogâmica, dando inicio a postura nos fins de Abril até Junho podendo alargar o prazo dependendo das condições do ano.
A fêmea procura uma pequena depressão no meio da vegetação rasteira onde faz o ninho.
A Perdiz é uma espécie nidífuga, os perdigotos abandonam o ninho à nascença, permanecendo a ninhada junto da fêmea.


(Notas sobre a biologia da Perdiz -retiradas daqui)