segunda-feira, fevereiro 29, 2016

5ª Edição do Periferias


CONVITE À COMUNIDADE SINTRENSE
O Periferias, já faz parte da paisagem artística de Sintra e do calendário dos festivais de a...rtes performativas que se realizam no país. É também já pertença da comunidade sintrense, que o acarinhou desde a primeira edição, que acompanhou o seu crescimento ao longo das quatro edições anteriores.
Uma das razões da prossecução e vitalidade do Periferias é a sua ligação à comunidade onde está inserido, o carinho que dela recebe, e o público que dentro dela vai conquistando. Na impossibilidade de entregar convites personalizados a todos os sintrenses (de gema, adoptivos ou de coração), aqui deixamos o convite para estarem presentes no acto de abertura da 5ª edição do Periferias - Festival Internacional de Artes Performativas em Sintra, no próximo dia 1 de Março, pelas 17h, no MU.SA, Av. Heliodoro Salgado, Estefânea de Sintra. Na altura será inaugurada a exposição “Trajes da Dança Tradicional da Guiné-Bissau”.
Mas não se atrase pois, a anteceder a abertura está planeada uma surpresa sobre a qual se vai ouvir falar por muito tempo…
Esperamos por si e traga outro amigo, também. Ou, melhor, venham mais cinco.

*Texto Periferias

 

domingo, fevereiro 28, 2016

Aves da região

Garça26022016b.blogjpg.jpg

Fotos recentes da Garça, que escolheu viver em Colares, junto ao rio das Maçãs (Foto em 26/02/2016)
http://riodasmacas.blogspot.pt/2015/12/reencontro-com-garca-real-da-varzea-de.html

Garça28012016blogjpg.JPG
Garça tentando encontrar no rio o seu alimento

RolaColares21022016blog.jpg
Uma presença recente "na minha rua" desta jovem rola, aproveitando um momento de sol

sábado, fevereiro 27, 2016

No tempo do granizo em Sintra

Foto de Emilia Reis na manhã de Sábado. 27/02/2016 em Sintra

Granizo no Mucifal/Colares
Fotos do Mucifal  neste Sábado por volta das 13h00.


Tapada das Mercês (ontem sexta-feira) Via DN

Diário de Notícias/ Tapada das Mercês
(Foto de Nuno Pinto Fernandes/Global Imagens)
http://www.dn.pt/galerias/fotos/portugal/interior/em-sintra-nao-houve-neve-mas-granizo-5050502.html

sexta-feira, fevereiro 26, 2016

Mau tempo para o fim de semana e previsão de neve em Sintra!

Mautempo10022016blogDSC03144.jpg
Via Diário de Notícias:

"O fim de semana vai ser marcado pela chuva, vento forte, agitação marítima, e possibilidade de queda de neve em locais pouco habituais como as serras de Sintra e Monchique, adiantou à Lusa a metereologista Maria João Frada."

Ler mais aqui:
http://www.cm-sintra.pt/aviso-de-mau-tempo-com-possibilidade-de-neve-em-sintra
-Sintra com neve em 1945:
http://riodasmacas.blogspot.pt/2009/01/neve-em-sintra-em-1945.html

Polinização, parte II

Dois besouros em actividade polinizadora ontem em Colares - as fotos permitem verificar, que não só as abelhas e borboletas, tem esta função de grande importância para o transporte do pólen.
Polinização25022016blog.jpg
Transporte do pólen
 A transferência de pólen pode ocorrer de duas maneiras: através do auxílio de seres vivos (abelhas, borboletas, besouros, morcegos, aves, etc) que transportam o pólen de uma flor para outra, ou por factores ambientais (através do vento ou da água). 
Polinização25022016cblogjpg.jpg
Fotos em Colares em 25/02/2016
Polinização25022016Pblog.jpg
Foto em Colares em 25/02/2016

O aumento da mortalidade das abelhas requer "medidas urgentes" avisa o Parlamento Europeu

O Parlamento Europeu (PE) lançou um alerta em 2011,quanto à necessidade de “medidas urgentes” no controlo da morte das abelhas, que tem vindo a aumentar, o que pode ter grandes impactos na agricultura.
O comunicado vem no seguimento do relatório aprovado pela Comissão Europeia, que alerta para o “impacto negativo profundo na agricultura, na produção e segurança alimentares” que poderá representar o aumento da taxa de mortalidade das abelhas na União Europeia (UE).
De acordo com o comunicado, 76% da produção alimentar e 84% das espécies vegetais da UE dependem da polinização das abelhas. O argumento é do PE, que lança várias propostas à Comissão Europeia para o bem da biodiversidade, da sustentabilidade ambiental e dos ecossistemas. Os apelos mais prementes prendem-se com o apoio à investigação para prevenção e controlo de doenças que vitimam as abelhas e com a atribuição de mais recursos financeiros à apicultura.

Fonte:Jornal Público
 http://www.publico.pt/sociedade/noticia/aumento-da-mortalidade-das-abelhas-requer-medidas-urgentes-dizem-eurodeputados-1521061

Polinização25022016Dblog.jpg
Posts relacionados:

 

quinta-feira, fevereiro 25, 2016

Cores de Colares

ArcoIRIsColares24022016Bblog.jpg
Hoje  ao fim da tarde a visita de um arco-íris, deixou o tradicional panorama da Serra de Sintra e o Palácio da Pena em 2º plano,  "pintando" Colares, com novas cores.

*"Um arco-íris (também popularmente denominado arco-da-velha) é um fenômeno óptico e meteorológico que separa a luz do sol em seu espectro(aproximadamente) contínuo quando o sol brilha sobre gotas de chuva. É um arco multicolorido com o vermelho no seu exterior e o violeta em seu interior; a ordem completa é vermelholaranjaamareloverdeazulanil (ou índigo) evioleta. No entanto, a grande maioria das pessoas consegue discernir apenas seis cores, e o próprio Newton viu apenas cinco cores, e adicionou mais duas apenas para fazer analogia com as sete notas musicais."
Fonte Wikipédia

quarta-feira, fevereiro 24, 2016

Zeca Afonso (2 Agosto 1929 - 23 Fevereiro 1987)

Vídeo do espectáculo em 21 de Novembro de 2012,em Paris de homenagem a José Afonso
Pour José Afonso, revoir le concert live sur... por Mediapart


Photobucket
Homenagem a José Afonso, , no Théatre de la Ville em Paris

terça-feira, fevereiro 23, 2016

O Cacho Dourado de Colares


Photobucket

O troféu «Cacho Dourado» atribuído a Colares em 1936, durante a Festa da Vindimária de Lisboa , fotografado  na Adega Visconde de Salreu em Colares. Photobucket

Voltamos hoje a um assunto que várias vezes tem sido tratado aqui neste blogue - atribuição a Colares do troféu «Cacho Dourado» em 1936, durante a a Festa da Vindimária de Lisboa. Um interessante artigo na "Gazeta do Caminho de Ferro" Nº1190 de 16 de Julho de 1937, relata a festa de entrega do troféu na Adega Regional de Colares pelo Chefe de Estado de então, General Oscar Carmona:

"Chega o sr. Ministro da Educação Nacional que é recebido pela autoridades locais e pelo sr. Alberto Tota, representante da Adega Regional de Colares.
Veem-se crianças das escolas de Azenhas do Mar, bandas da União Sintrense. Grémio Musical de Almoçageme e da Escola Profissional da Paiã a quem cabe a Guarda de Honra. Há ainda Bombeiros Voluntários e o Grupo União Sport de Colares.
(...)
A Legião Portuguesa presta honras ao Chefe de Estado que, depois de uma breve revista é recebido à entrada da Adega Regional de Colares.
O Chefe de Estado abraça Alberto Tota enquanto as bandas de Almoçageme e Paiã executam o hino nacional, e sobem ao ar inúmeros foguetes.

" Em seguida o Chefe de Estado entregou o troféu a um casal do Rancho de Colares, fazendo depois um elogio ao Sr. Alberto Tota.(...)

Adelina Fernandes, Fernanda Coimbra e Cecilia Mendes, actrizes do nosso teatro lisboeta, cantaram canções regionais, acompanhadas com uma orquestra com instrumentos de corda.
Vários grupos se fizeram ouvir em lindas canções portuguesas.
Foi por último servido, ao ar livre um Colares de honra aos visitantes e convidados."

in "Gazeta do Caminho de Ferro" nº1190 de 16 de Julho de 1937

Photobucket
Artigo do Jornal de Sintra de de 11-07-1937

Festa Vindimária
Rancho de Colares
"A todos os componentes da consagração da Festa da Vindimária se agradece a compostura, a disciplina o espírito de sacrificio e a elevação com que se apresentaram e exibiram em Colares, por ocasião da entrega oficial do"Cacho Dourado".
Colares 8 de Julho de 1937
Adega Regional de Colares
A Direcção
(Jornal de Sintra de 11-o7-1937

segunda-feira, fevereiro 22, 2016

No tempo das Borboletas

 Borboleta03022015blog.jpg
Num domingo soalheiro, em Colares uma borboleta e o seu equilíbrio na acção polinizadora.
Borboleta04022016.blogjpg.jpg
Fotos em Colares
AbelhasBorboletaMucifal02022016Bblog.jpg

Polinização é o transporte de grãos de pólen de uma flor para outra, ou para o seu próprio estigma. É através deste processo que as flores se reproduzem.
 
Transporte do pólen
 
A transferência de pólen pode ocorrer de duas maneiras: através do auxílio de seres vivos (abelhas, borboletas, besouros, morcegos, aves, etc) que transportam o pólen de uma flor para outra, ou por factores ambientais (através do vento ou da água). 

 Polinização é o transporte de grãos de pólen de uma flor para outra, ou para o seu próprio estigma. É através deste processo que as flores se reproduzem.
 
Transporte do pólen
 
A transferência de pólen pode ocorrer de duas maneiras: através do auxílio de seres vivos (abelhas, borboletas, besouros, morcegos, aves, etc) que transportam o pólen de uma flor para outra, ou por factores ambientais (através do vento ou da água). 
 
 
Animais polinizadores
 
É impossível deixar de notar a beleza e a enorme variedade de flores existentes na natureza, esta diversidade somente é possível graças à população de insectos coletores de pólen, como as abelhas, borboletas, mariposas, aves e mamíferos.
Texto retirado daqui.
 

domingo, fevereiro 21, 2016

Aguarelas de Sintra

Aguarelas de Stephen Brody Casa em Colares- Stephen Brody
Stephen Brody,artista plástico australiano, que está em Sintra há 30 anos, utiliza a sua estadia para “fotografar” a arquitectura e recantos da paisagem Sintrense nas suas aguarelas.
 
Rio das Maçãs em Julho de 2006 , publicou deste autor duas aguarelas, como ilustração do estado do património Sintrense. Hoje publicamos  três  trabalhos de Stephen Brody
A vasta obra deste autor de grande qualidade não se limita a Sintra, mas um pouco por todo o país, e também por várias partes do Mundo.

Acima de Colares -Stephen Brody
"Casa na Estefânia" em Sintra, aguarela de Stephen Brody

Exercício fotográfico (em dia enevoado), baseado na aguarela de S.Brody na casa da rua Dr.Alfredo Costa, na Estefânia.

"Sintra é um lugar muito antigo, que sofreu grandes mudanças ao longo da sua história,e naturalmente estamos ainda a vivê-las presentemente - na minha opinião isso não é uma vantagem, mas o mesmo poderei dizer do resto do mundo...(...)"
Stephen Brody
(Tradução livre)
Publicado no Rio das Maçãs em 26 de Março de 2008

sábado, fevereiro 20, 2016

Porque hoje é Sábado...

ANAC limita TAP e Portugália a gestão corrente

No Jornal de Notícias (19/02/2016)
"A Autoridade Nacional da Aviação Civil decidiu esta sexta-feira aplicar à TAP e à Portugália medidas cautelares que impedem a tomada de decisões de gestão extraordinária ou que tenham impacto significativo no património, na atividade e na operação das duas empresas."
 
Photobucket
 Antigo cartaz publicitário da TAP

"Após o fim da Guerra, o governo português, através do Secretariado de Aeronáutica Civil, tomou a iniciativa de organizar a aviação civil no país, publicando, em 14 de março de 1945, a Ordem de Serviço No.7. O documento assinalou a criação da Secção de Transportes Aéreos, que passou a ser designada com o nome de “Transportes Aéreos Portugueses”. A nova empresa aérea – com controle governamental - teve como fundador o General Humberto Delgado (diretor do Secretariado), compondo sua equipe o primeiro tenente aviador Joaquim Trindade dos Santos (Chefe da Seção), o capitão piloto aviador Luís Tedeschi Bettencourt (adjunto do Chefe e mais tarde Diretor dos Serviços Técnicos) e Benjamim Fernando Fonseca de Almeida (Piloto-Chefe)."
Retirado de "
TAP Portugal 65 anos - Asas dos Descobridores"
03/2010 (Daniel R.Carneiro, Aviation On Line)

Tap2012Blogue  “Porque é tempo de decisões difíceis, porque a crise financeira é grave, porque não podemos perder nem desperdiçar o que temos, porque um bom negócio para alguns não pode prejudicar o que é de todos, recusamos estas privatizações e apelamos energicamente à manutenção da TAP e da ANA como empresas públicas”.

De um  manifesto de 50 economistas, contra as privatizações  da ANA e da TAP
 
Photobucket Despedida  do último  Airbus A310 da TAP em Sintra, BA1/Granja do Marquês,  em 25 de Maio de 2008

Créditos.
Cartaz da TAP- encontrado no blogue Restos de Colecção
Saber mais sobre a história da TAP-aqui

quinta-feira, fevereiro 18, 2016

Postal da Eugaria

"Seguindo a estrada velha de Sintra para Colares, depois de passar Monserrate e Piedade, temos o lugar de Eugaria."
" Já na freguesia de Colares, temos o muito pitoresco lugar da Eugaria, onde existe o Casal da Serrana,que pertenceu a Alfredo Keil, autor do Hino Nacional."

Postais da Vila Velha e de Gigarós...E coisas de Sintra.
Estrada Eugaria-Gigarós

Já se vê alguma coisa. Foi alcatroada desde a Eugaria até cerca de 100 metros acima do chafariz local e, segundo se diz por lá, fica por ali.
Porquê? A estrada prossegue passando a entrada da Quinta do Convento do Carmo e terminando no ponto onde se bifurca na que, à esquerda , segue para os Capuchos e, à direita, estrada mais estreita , que segue para a Boca da Mata, onde termina, prosseguindo, já caminho de «pé posto», para o lugar do Penedo.(...)
1989 José Alfredo da Costa Azevedo

 

quarta-feira, fevereiro 17, 2016

Monserrate - Directório sobre acessibilidade


Foto ANACED/PSML

A Parques de Sintra participou na elaboração de um diretório sobre acessibilidade em espaços culturais e artísticos do distrito de Lisboa, em colaboração com a Associação Nacional de Arte e Criatividade de e para Pessoas com Deficiência (ANACED).
O directório tem o objectivo de “facultar às pessoas com deficiência e a todas as outras que, em virtude do seu percurso de vida, se apresentem temporariamente condicionadas, como as grávidas, as crianças e os idosos, um instrumento de busca que facilite a identificação e seleção dos espaços acessíveis à sua condição física, sensorial e intelectual”.
O modelo tridimensional do Palácio de Monserrate, que permite aos visitantes cegos tocar e conhecer melhor a volumetria do edifício, figura na capa do diretório, disponível no website da ANACED.

Esta colaboração surgiu no âmbito do projeto “Parques de Sintra Acolhem Melhor”, projecto que a Parques de Sintra tem em curso desde 2013 e que pretende melhorar as condições de acessibilidade às propriedades sob gestão da empresa e constituí-las como exemplo de boas práticas do turismo acessível e da igualdade na oportunidade de acesso à Cultura.

Fonte PSML
http://www.parquesdesintra.pt/noticias/parques-de-sintra-participa-em-diretorio-sobre-acessibilidade-em-espacos-culturais-e-artisticos/

terça-feira, fevereiro 16, 2016

Abate de Árvores na Portela de Sintra

PorteladeSintra16022016Bblog.jpg
Para Memória futura

Fotos de hoje às 12h00 na Portela de Sintra.
Não conhecendo as razões da CMS, e o estado fitossanitário das duas árvores marcadas para abate -aqui fica para memória futura, talvez mais duas vítimas de podas mal feitas e deficiente manutenção.

PorteladeSintra16022016blog.jpg

Post com Helicópteros

PMKamov16012015blog.jpg
Três notícias de ontem na comunicação social (Público, Correio da Manhã e TVI), sobre três tipos de helicópteros  usado em Portugal - em assuntos de cariz diferente, foram o mote para o post de hoje.

Só três dos seis Kamov estão a voar

"Neste momento estão a voar apenas três dos seis helicópteros Kamov que o Estado português possui. Dois encontram-se parados desde Junho, por problemas técnicos detectados no processo de transferência dos aparelhos que passaram a ser operados pela Everjets.(...)"
Fonte:Jornal Público 15 de Fevereiro 2016
 
https://www.publico.pt/sociedade/noticia/ha-mecanicos-a-fazer-manutencao-dos-helicopteros-do-estado-sem-habilitacoes-1723208

Fotos dos Kamov em 16/01/2015
 
PMKamov16012015hblog.jpg
A presença de um Heli Kamov da Protecção Civil, nas buscas em consequência do naufrágio da traineira "Santa Maria dos Anjos"com 5 pescadores, pelas falésias entre a Ericeira  e a Praia Grande.
 Fotos de Janeiro de 2015

Os EH-101 Merlin
PMHeli15012015blog.jpgHelicóptero EH-101 Merlin participando nas buscas, que  decorriam entre a Praia Grande e a Praia da Aguda em Janeiro de 2010.
1536 vidas salvas em 10 anos
Faz esta semana 10 anos que os EH-101 da Força Aérea Portuguesa realizaram a 1ª missão operacional foi a 10 de Fevereiro de 2006, nas buscas por dois pescadores naufragados na Ericeira.
O Heli do INEM

Photobucket
O Heli do INEM fotografado na Praia da Aguda/Sintra em 2010

Foi demitido o Presidente do INEM

Paulo Campos estava suspenso desde Outubro, por ter facultado transporte no Helicóptero do INEM.
O processo vai ser remetido para a Procuradoria Geral da Républica.
Fonte TVI

domingo, fevereiro 14, 2016

Postal de Gigarós

Desenho de Jose Alfredo Azevedo, da sua casa em Gigarós

Cá estou em Gigarós, desde antes de ontem.
Em Novembro do ano passado, num «Postal de Gigarós», disse que tinha em casa um pequeno sapo.Não sei de que se alimenta mas, certamente, de noite, faz as suas caçadas à procura de comida. E, como é lógico, apanha pequenos bicharocos.

Só, algumas vezes raras, aparece de dia. Pois, hoje de manhã, apareceu, já com o dia claro; agarrei-o e, como há meses atrás, não tentou libertar-se. Afaguei-o e, de seguida, coloquei-o no chão; não fugiu.

Um amigo disse-me: não pegue nisso; é bicho peçonhento. Respondi-lhe: tenho pegado nele, sempre, e, nunca me pegou qualquer doença; há homens que eu considero muito mais peçonhentos, do que a maior parte dos bichos, a quem o povo, na sua ignorância, assim os considera.
A esses homens, não estendo a mão, porque tenho nôjo».


José Alfredo da Costa Azevedo
Foto  da casa de Gigarós
-José Alfredo da Costa Azevedo (1907-1991) foi escritor, pintor, publicista e primeiro presidente da Câmara  de Sintra após o 25 de Abril de 1974.
 
Nota:
Texto e desenho publicado nas "Obras de José Alfredo da Costa Azevedo VI"
-*título da autoria de José Alfredo, nas suas crónicas a partir de Gigarós

sábado, fevereiro 13, 2016

Domingo com previsão de mau tempo

Sete distritos do país vão estar sob ‘Aviso Vermelho' entre domingo e segunda-feira devido à previsão de agitação marítima, com ondas que podem atingir os 14 metros, anunciou este sábado o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA). Os distritos com 'Aviso Vermelho', são Porto, Viana do Castelo, Lisboa, Leiria, Aveiro, Coimbra e Braga.

PMMindeloP13022016blog.jpg
Foto de Sábado 13/02/2016 Praia das Maçãs /Mindelo

Autoridade Nacional de Protecção Civil
2016-2-13
Aviso à população: precipitação, neve, vento e agitação marítima
 
PMMindelo13022016blog.jpg
Fotos da Praia das Maçãs/Midelo tarde (cinzenta) de Sábado 13/02/2016
PMMindeloPD13022016blog.jpg

Previsão para domingo, 14.fevereiro.2016

INSTITUTO PORTUGUÊS DO MAR E DA ATMOSFERA
 Períodos de céu muito nublado.
 Aguaceiros, que poderão ser de granizo e acompanhados de trovoada, em especial nas regiões Norte e Centro.
 Queda de neve acima de 1200 metros, descendo gradualmente a cota para 600 metros.
Vento moderado a forte (30 a 55 km/h) predominando de noroeste, com rajadas até 100 km/h, em especial no litoral a norte do Cabo Raso.
Nas terras altas, o vento será vento forte a muito forte (45 a 65 km/h) de noroeste, com rajadas até 120 km/h, em especial nos distritos do litoral Centro.
 Descida de temperatura, em especial nas regiões Norte e Centro.

 GRANDE LISBOA:
 Períodos de céu muito nublado.
Aguaceiros, que poderão ser de granizo.
 Possibilidade de ocorrência de trovoada.
Vento forte (35 a 50 km/h) predominando de noroeste, com rajadas até 100 km/h. Pequena descida de temperatura. ESTADO DO MAR Costa Ocidental a norte do Cabo Raso: Ondas de noroeste com 4 a 5 metros, aumentando gradualmente para 6 a 8 metros.
 Costa Ocidental a sul do Cabo Raso: Ondas de noroeste com 3,5 a 4,5 metros, aumentando gradualmente para 5 a 7 metros.
Temperatura da água do mar: 15/16ºC Costa Sul: Ondas sudoeste com 1 a 2 metros, aumentando para 2 a 3 metros no barlavento.
 Temperatura da água do mar: 16ºC
 METEOROLOGISTA: Bruno Café. INFORMAÇÃO DO INSTITUTO PORTUGUÊS DO MAR E DA ATMOSFERA. Atualizado a 13 de fevereiro de 2016 às 13:21 UTC

Porque hoje é Sábado...

Nova Sintra de Cabo Verde Nova Sintra, foto encontrada aqui


Nova Sintra é uma vila no sul da ilha Brava do arquipélago de Cabo Verde, e um município geminado com Sintra, desde 5 de Maio de 1995.

A ilha Brava é uma das ilhas mais pequenas habitadas(1873 habitantes) do arquipélago caboverdiano ,mas uma das mais verdejantes.

Nova Sintra, nome que foi dado pelo Dr. José da Vera Cruz, pai adoptivo de Eugénio Tavares, uma das figuras mais respeitadas da vida cultural de Cabo Verde, à antiga povoação da ilha Brava, pelas suas semelhanças com Sintra,culturalmente e também pela sua história.

Nova Sintra e Sintra também ligadas pela Fundação Eugénio Tavares , cuja sede quando da sua instalação ficou em Sintra, na Quinta Verde.

Eugénio Tavares foi uma figura cimeira da vida cultural, política e social de Cabo Verde entre 1890 e 1930. Durante essas 3 décadas, ele dominou em todas as áreas a cultura do seu povo tendo sido o seu maior interprete até aos nosso dias. A sua vastíssima obra vai da poesia à música, da retórica à ficção, passando pelos ensaios.

Fajã da água, foto encontrada aqui