Aviso à navegação II (com actualização)

O Centro Histórico de Sintra e os seus acessos vão estar condicionados  por alteração de sentido de trânsito a partir das 22h00 do dia 26 de Março.


Decidiu a CMS, implementar um conjunto de medidas que vai alterar os circuitos tradicionais de acesso à Vila Velha.

Nos últimos dias comerciantes  e alguns moradores reagiram contra as novas medidas de acesso à Vila Velha:
https://www.publico.pt/2018/03/23/local/noticia/comerciantes-e-moradores-tentam-travar-alteracoes-ao-transito-no-centro-historico-1807882

Também, foi interposta uma Providência cautelar, de forma  suspender estas alterações  nos circuitos de acesso à Vila Velha.


O período da Páscoa é sem dúvida um dos momentos mais caóticos nos acessos a Sintra e especialmente ao Centro Histórico e  visita aos Palácios da Vila,  da Pena, e ao Castelo dos Mouros – com visitantes espanhóis e de outras origens, e mesmo muitos  portugueses neste período Pascal - mas  foi  exactamente o momento decidido, pela autarquia, para arranque das medidas de alteração dos sentidos do trânsito.o que tem tudo para não correr bem.

No plano radical das mudanças, considera  CMS, existirem  parques periféricos  para estacionamento automóvel e transportes públicos para fazerem chegar os visitantes e não só, à Vila Velha. O mapa das alterações destribuído no site da CMS, é confuso, e será ainda mais  para quem seja visitante e não conheça Sintra.


O Eléctrico e a Av. Heliodoro Salgado 
Prometeu Fernando Seara, fazer chegar o eléctrico à Estação da CP, coisa que não aconteceu –anteriormente Edite Estrela, com a alteração para circuito “pedonal” na Av. Heliodoro Salgado –cortou Sintra ao meio, e como eucalipto, secou todo o comércio tradicional na zona nobre da Estefânia -também  no plano a implementar, não considerado qualquer alteração neste percurso.


O Eléctrico uma marca de Sintra, autêntico Museu vivo e dos únicos no Mundo com circuíto não urbano, transporte histórico centenário e ecológico, não é sequer considerado no novo plano.

Segundo a CMS: ” Nesta primeira fase, com início a 26 de Março (22h), serão apenas alterados alguns sentidos de circulação e limitado o acesso a alguns arruamentos. As alterações vão também permitir aumentar a atratividade dos parques de estacionamento dissuasores. “

Transporte individual alternativo, mas não para todos

Ver mais aqui:

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Rui Cristino da Silva