O Chalet de Alfredo Keil na Praia das Maçãs

(Foto de Pedro Macieira)


À saida da Praia das Maçãs no sentido das Azenhas do mar, encontra ao seu lado direito, uma pequena capela e um pequeno Chalet, chamado Vila Guida. “A vila Guida , depois da casa do sacerdote António Matias del Campo e da casa e taberna de Manuel Prego é considerada a terceira edificação mais antiga da Praia das Maçãs”, segundo artigo da autoria de Teresa M.Alves.
A sua construção começou no ano de 1889, tendo terminado em 1891.Nessa data deu-se início à construção de uma pequena capela, a capela de nossa senhora da Praia, na qual a primeira missa foi dedicada à memória de Johan Christian Keil, pai de Alfredo Keil.A casa de Alfredo Keil está ainda hoje muito bem conservada, assim como a pequena ermida , mesmo ao lado da estrada que liga a Praia das Maçãs às Azenhas do Mar. onde ainda hoje se celebram manifestações religiosas .

Comentários

Lua disse…
Que engraçado... a Vivenda Guida pertencia a umas amigas minhas, não sei se ainda é delas... mas agora foi reconstruída e pintada... finalmente! Ficou muito bonita!
pedro macieira disse…
Obrigado, pelo seu comentário, e de facto a Vila Guida é um exemplo positivo de preservação de património , que afinal pertence a todos.
pedro macieira disse…
Neste momento estou eu próprio a recolher dados , para a localizar, e fazer se possivel a sua divulgação, como sequuência do post sobre a Villa Guida.
Cumprimentos,
Pedro Macieira
Anónimo disse…
Pelo que sei, pois sou vizinha da "Villa Guida", a moradia continua a pertencer à família, tendo sido recuperada por um filho do anterior proprietário.

Ana Domingos
baraodalapa disse…
O meu pai, que nasceu prematuramente em agosto de 1929 na praia das maçãs, onde os meus avós estavam a passar férias, foi baptizado na ermida da villa guida. Tenho muitas fotos desse baptizado,a decorar na nossa casa na praia, na rua de S. Miguel.

Mensagens populares deste blogue

Rui Cristino da Silva

Visita à Casa Branca nas Azenhas do Mar