Estrada velha de Colares e o Marquês de Pombal

Estrada que liga a Vila velha de Sintra a Colares, é sem dúvida um dos mais bonitos caminhos da Serra de Sintra. Devido à riqueza arquitectónica dos inúmeros palácios e das quintas que a circundam.O lugar da Eugaria ,é um dos locais servido pela estrada antes da chegada a Colares término deste percurso. Lugar onde também Alfredo Keil tinha uma habitação.(Casal da Serrana).

Tem esta estrada mais de 230 anos, construída no tempo de Marquês de Pombal e Conde de Oeiras, Sebastião José de Carvalho e Melo. Primeiro Ministro de D.José.

(Foto:Pedro Macieira)

Excerto de documento existente no Arquivo Histórico de Sintra.
“Copia de Avizo que no anno de 1773 foi ao provedor de Torre Vedras para auxiliar Bento Dias na abertura da estrada pello caminho da Serra de Sintra e Collares.
Sendo prezente a El rey Meu Senhor a petição incluza de Bento Dias Pereira Chaves reprezentando a incapacida.e , e ruina em que actualm.te se achão os Caminhos da Villa de Collares e a grande utilid.e que se seguirá aos moradores da mesma Villa , e a extracção dos seus fructos, de se ampliar, e abrir huma boa estrada pello caminho da Serra............ (..)
Deos G.de a V.M.ª Oeiras 18 de Setembro de 1773
Marquês de Pombal”


(Foto: Pedro Macieira)
Ainda hoje muito utilizada , não só pela beleza do cenário que se desfruta neste percurso, mas ainda uma via de circulação de grande utilidade nos acessos de e para Sintra.

Comentários

Anónimo disse…
Lamentável é que, esta tão bonita "Estrada Nova da Raínha" tenha, por graça de umas eleições autárquicas ou talvez necessidade de brilho de um presidente de junta (ja nem sei de que colheita) tenha mudado o nome para "R Barbosa du Bocage".
Anónimo disse…
Este Bento Pereira Chaves, era cavaleiro da Ordem de Cristo, criado de D. José, fundidor da Casa da Moeda e, sargento-mor de Colares,tendo sido bisavô de A.Mazziotti,de quem falei já no Alagablogue
Anónimo disse…
Nascida em Londres, e filha de pais portugueses, decidi mudar para Portugal aos 21 anos. Foi viver para a terra do meu pai – Praia das Maçãs, a onde sempre passava as férias de Verão.
A Praia das Maçãs é um lugar espectacular, apesar de agora constar construções “à mais”, mas é um sítio óptimo para passar todo o ano.
Sou agora casada e moro em Cascais, mas tenho muitas saudades da minha praia.
Como os meus pais agora residam lá, ainda vou a Praia das Maçãs, fazer a estrada de Sintra, ou de Janas, são caminhadas giras (quando não é verão, devido aos lisboetas a fazer o seu passeio de fim-de-semana), passar ao lado de construções típicas da zona.
Apesar do facto que as vezes durante a época balnear o tempo é um pouco imprevisível não há nada melhor do que viver na Praia das Maçãs.
Lembro bem do Inverno na Praia das Maçãs, estar deitada na cama ouvir o mar.
Apesar de muita gente dizer que é longe de Lisboa, que não concordo, é perto de todo mas suficientemente longe de todo.
Tenho a certeza que mais uns anos e volto a viver na zona.

Cathy - 38 anos.
Agosto 2006.
pedro macieira disse…
Obrigada pela sua visita.De facto a Praia das Maçãs e toda a região de Sintra é de uma beleza rara, que é necessário preservar. Teremos que como cidadãos atentos chamar a atenção para os excessos de construção no litoral, e outros atentados ecológicos, de forma que os nossos filhos, e netos continuem a usufruir desta dádiva da natureza.
leao.xxi disse…
De facto quando vou de sintra para a zona de colares, praia grande...vou sempre por esta estrada, só é pena que não esteja completamente arranjada...

Mensagens populares deste blogue

Rui Cristino da Silva