FIGURAS DO MUCIFAL II


Capa do LP gravado em Janeiro de 1984

Não tendo conhecido José Fernandes Badajoz, é difícil escrever alguma coisa que não fosse já dita, ou escrita sobre este filho ilustre da freguesia de Colares ,ainda hoje tão lembrado com saudade pelas gentes do Mucifal. José Fernandes possuidor de uma óptima voz, interpretava os seus poemas e as sua músicas, animando festas de beneficência , carnavais, e as marchas populares desta freguesia. Abandonando uma carreira musical que poderia ter-lhe trazido muito sucesso, preferindo manter-se ligado à sua terra.

Em artigo publicado na revista "Sintra Regional", Graça Pedroso ,que o conheceu pessoalmente presta um Tributo ao Poeta e Cavador, “De uma coerência invulgar, foste herói como poucos quando, já estrela da rádio e admirado pelos maiores artistas da época, optaste pela família e pelas tuas raízes, trocando o conforto e as mordomias dessa outra vida pela simplicidade da tua vida e da nossa comunidade.”
Tendo um LP gravado , que na contracapa responde à pergunta –Quem é José Fernandes?” (...)José Fernandes deixa-se de tal modo seduzir pelo campo que nem a ARTE com todo o fascínio, consegue arrancá-lo do seu Mucifal.Dá-se integralmente ao campo e à sua magia.Nos seus poemas que os abriga e os embala como a mãe, presente sempre a vida simples, pura e e honrada do CAVADOR, o seu primeiro POEMA, o seu POEMA de sempre, a sua Bandeira, o seu Hino, o seu Sol até ao último dia.”
Mucifal, a sua terra atribuíu o seu nome a uma rua, com as obras do largo da Capela do Mucifal espera-se a homenagem merecida, o busto do “POETA CAVADOR”como maior agradecimento àquele que pela sua simpatia e simplicidade granjeou de todos um admiração e uma saudade profunda.

Comentários

Anónimo disse…
Gostei imenso do blog, acho que os residentes nao sabem as historias e nem sempre é facil aceder a algumas informações.
Boa continuaçao!
elsa
Anónimo disse…
Gostei imenso do blog, acho que os residentes nao sabem as historias e nem sempre é facil aceder a algumas informações.
Boa continuaçao!
elsa
pedro macieira disse…
Agradeço o comentário, continuarei a tentar que o meu trabalho seja útil para a região
pedro macieira disse…
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
Anónimo disse…
Ola, eu chamo-me Ana Teresa Pires, sou filha do Mucifal, feita nascida e criada nessa linda terra, neste momento encontro-me na Alemanha por motivos profissionais. Estou a cumprir um contrato de trabalho de 2 anos na empresa de automoveis VW e m Volfsburg.
Adm. disse…
O poeta cavador tem a rua com o seu nome exactamente no local onde viveu, ao pé do largo da igreja.
Lembro-me dele velhinho.
O Mucifal perdeu na altura um grande bem-feitor.

Mensagens populares deste blogue

Rui Cristino da Silva

Visita à Casa Branca nas Azenhas do Mar