A LENDA DE COLARES

(Foto-montagem:Pedro Macieira)

Diz a lenda que uma formosa Condessa Alemã, após ter sofrido o desgosto de ver morto seu marido e porque receasse para si e para os seus três filhos igual sorte, embarcou com a familia em dois precários navios e abordou as praias desta região.Subindo rio acima, desembarcou numa das margens e seduzida pela pujante vegetação, pelas belezas naturais e clima temperado, resolveu fixar-se no local e buscar o sossego que tanto necessitava.

Sabendo que aquelas terras pertenciam ao Mouro Zeilão, senhor de Lisboa, a Condessa de Compa pediu-lhe para habitar aquelas terras, tendo o Mouro autorizado, mediante o pagamento de um tributo de cem pesos de ouro ou trezentos de prata.

Não tendo a Condessa de Compa o dinheiro necessário , deu-lhe um penhor de três colares de ouro, com a condição de , não sendo resgatados em três anos, estes ficariam a pertença do Mouro Zeilão.

Após este acordo, tratou a Condessa de edificar o seu Castelo, ao qual em memória do penhor chamou Colir, tendo-se desenvolvido mais tarde, junto a ele a povoação a que se chamaria Colares.

Comentários

NS disse…
Como é que eu nunca me lembrei de publicar isto??
Unknown disse…
Porque não se lembrou LOL

Mensagens populares deste blogue

Rui Cristino da Silva