Campanha a favor dos Animais lançada pela Câmara Municipal de Sintra


A campanha contra o abandono de animais, praga sazonal no nosso País , e que demonstra uma total falta de respeito pelos animais que connosco convivem, é o objectivo desta campanha, sobre este assunto o "Público" publicou um artigo assinado por Luís Filipe Sebastião que sintetiza este grave problema:


Câmara de Sintra lança campanha a favor de todos os animais

Todos os dias as pessoas são bombardeadas com mensagens que tentam captar a sua atenção para um produto ou uma causa. As campanhas são eficazes quando se conseguem "colar" ao destinatário e o fazem pensar não só no objecto como na forma de abordagem. Muitos dos que hoje ouvem a música Wise Up, de Aimee Mann, associam-na a uma impressionante campanha publicitária contra a sinistralidade rodoviária. Mesmo que a maior parte dos automobilistas continue a olhar para o lado em relação às mais elementares regras de civismo ao volante. No entanto, se passarem por algumas estradas de Sintra podem sentir-se atingidos por uma mensagem da autarquia sintrense, escarrapachada em outdoors no IC19 e no IC30, de Queluz ao Lourel, do Algueirão a Vale de Lobos. As letras mais pequenas, que classificam o abandono de um animal como "cruel e desumano" e "um acto de pura cobardia", podem passar despercebidas. Mas basta que retenham o provocatório e eficaz slogan em palavras garrafais. Porque às vezes é preciso coragem para se usarem os termos adequados. E só se sentirá chocado quem se sentir atingido por ser capaz de fazer o que não se espera de um ser humano. A campanha, oferecida por uma agência de comunicação, inclui a publicação em revistas municipais. Numa segunda fase, após se ter chamado a atenção para o desafio que é cuidar do animal doméstico como mais um membro da família, será anunciado que o Canil Municipal de Sintra tem para oferecer cães de todas as raças e idades que sonham com um novo lar. Para que a mensagem não perca o esperado efeito de surpresa apenas aqui se adianta que terá uma boa dose de ironia, transmitido de forma simples, como convém a um bom anúncio. As cidades são feitas do somatório de pequenos exemplos de dignidade para com todos os animais que nela habitam.
Luís Filipe Sebastião

Nota : Artigo publicado no Jornal Público (não disponível on-line)

Comentários

greentea disse…
CURIOSAMENTE NINGUEM COMENTA ESTE TIPO DE ANUNCIOS.
eSTARAO INCOMODADOS ???

rEPAREI NUM DESSES CARTAZES NO INICIO DA ic 19 E O QUE ME CHOCA E QUE SEJA NECESSARIO AFIXAR ESSES PLACARDS PORQUE ELES JA NAO DEVIAM EXISTIR...

MAS AINDA ONTEM A NOITE FUI CONFRONTADA COM MAIS DOIS CAES ABANDONADOS...E O PAIS QUE TEMOS E MUITO HA A FAZER PARA MUDANÇA DAS MENTALIDADES!!
Incomodados não sei se ficarão, mas certamente ignoram e viram a a cara fingindo que não é nada com eles.
Essas criaturas que se dizem humanos deveriam sentir na pele o mesmo que um dia fizeram.
Quem sabe o dia de amanhã? Quem sabe o que um dia alguém lhes fará?
Beijos

Mensagens populares deste blogue

Rui Cristino da Silva