A vida sinuosa do eléctrico da Praia das Maçãs

Uma imagem rara, o eléctrico nas Azenhas do Mar

A linha de carros eléctricos, hoje com um percurso entre Sintra (Estefânia) e a Praia das Maçãs, sofreu ao longos dos seu já 102 anos de vida, alguns precalços, com algumas interrupções no seu serviço.
Hoje felizmente o eléctrico parece estar revigorado (novas instalações na Ribeira de Sintra), e é com grande prazer que o vemos percorrer o seu percurso enriquecendo com a sua passagem toda esta região, deixando em todos nós o sentimento de ali estar de facto um museu vivo, e que nos transporta para uma época já distante.Durante a 2ª grande guerra o eléctrico era o único meio de transporte, e que sem interrupções na exploração, foi o transporte de mercadorias de Colares para Sintra destacando-se o famoso vinho de Colares.

Postal do início do Séc XX com o eléctrico na Praia das Maçãs















A 10 de Julho de 1904. (segundo outros testemunhos 3 de Abril de 1904)a Praia das Maçãs ficou ligada a Sintra(Estação dos C.F.) por meio de carros eléctricos, já em 31 de Março desse ano o eléctrico tinha chegado até Colares.Mais tarde os eléctricos passaram a ter como terminal as Azenhas do Mar. (31 de Janeiro de 1930).
Em 1953 o eléctrico passou a funcionar durante os meses de verão como forma de exploração , em 1954 os eléctricos entre a Praia das Maçãs e as Azenhas do Mar deixaram de funcionar.A ligação entre Sintra e a Praia das Maçãs foi interrompida em 1974, por um longo período, só reactivado em 1997, no percurso entre a Praia das maçãs e a Ribeira de Sintra, e só em 2004 o eléctrico regressou a Sintra.

Nota:Em 1958 , o eléctrico circulou pela última vez até á Vila Velha
*-As actualizações do texto a verde são contribuições de um visitante deste blog.

Nota:imagem do eléctrico nas Azenhas do Mar, retirada de " O vinho de Colares " ( edição de 1938)

Comentários

Anónimo disse…
Alguns esclarecimentos: O eléctrico chegou a Colares a 31 de Marco de 1904 e à Praia das maças a 10 de Julho do mesmo ano. A 31 de Janeiro de 1931 viu o seu percurso alargado até às Azenhas do Mar. Em 1954 foi o último ano que circulou até às Azenhas e em 1958 circulou pela última vez até à Vila Velha. Desde 1953 passou só a funcionar durante os meses de Verão, tipo de exploração que se manteve até 15 de Setembro de 1974. No ano seguinte já não funcionou.
Anónimo disse…
Um correção. Chegou às Azenhas a 31 de Janeiro de 1930 e não em 1931 como escrevi no comentário anterior.
pedro macieira disse…
Agradeço o comentário complementar ao meu texto sobre o eléctrico da Praia das Maçãs, acrescentando a data da chegada do eléctrico a colares (31 de Março de 1904), e também a data da chegada do eléctrico ás Azenhas do Mar (31 de Março de 1930), e a data (1953 )que passou a funcionar durante os meses de verão até 15 de de Setembro de 1974.ficando desta forma todas as etapas devidamente datadas.Informação que irei acrescentar ao meu post.
Pedro Macieira

Mensagens populares deste blogue

Rui Cristino da Silva

Visita à Casa Branca nas Azenhas do Mar