José de Oliveira Cosme e José Fernandes Badajoz

No Jornal de Sintra de 5 de Janeiro de 2007

O "Jornal de Sintra" em boa hora publica um extenso artigo sobre uma figura muito conhecida do público português, José Oliveira Cosme, autor das famosas “Lições do Tonecas” que deliciaram os nossos pais/avós através da ondas rádiofónicas do então Rádio Clube Português, e recentemente na televisão com textos recriados , e protagonizados por Luís Aleluia (Tonecas) e Morais e Castro (Professor).
Produtor ao longo de mais de trinta anos do programa “A Vida é assim” para o RCP, autor de várias revistas infantis,e Humorísticas,compositor, músico e realizador de cinema.José de Oliveira Cosme era de Almoçageme , e foi através de um convite seu que José Fernandes Badajoz, o “Poeta Lavrador” do Mucifal actuou aos microfones do Rádio Clube Português no seu programa “Emissões Recreativas”. A actuação segundo o jornal de Sintra, teve grande impacto,” o que fez que durante cinco anos ali,quizenalmente José Fernandes Badajoz apresentasse as sua melodiosas canções.”

E é em tempo do centenário do nascimento de José de Oliveira Cosme, um missionário da rádio que o "Jornal de Sintra" lança o apelo para que a CMS, e Junta de Freguesia de Colares não deixem cair no esquecimento este Homem da Rádio Portuguesa filho de Almoçageme.
Capa do LP gravado em Janeiro de 1984

Post relacionado:José Fernandes Badajoz-"Poeta cavador" do Mucifal -pressionar

Comentários

Viviana disse…
Olá Pedro,

Sou a viviana, do blogue - Olhai os lírios do campo.

Venho cumprimentá-lo, e agrader~lhe este trabalho excelente de apoio e divulgação do Poeta, cavador-José Fernandes Badajoz.

Tomei a liberdade, e por tal, espero que não me leve a mal, de "levar" o seu vídeo e outra informaçãoe para publicar no meu blogue, num post que dedico ao poeta -cavador.

Moro em Mira - Sintra - Cacém , os meus pais viveram mais de 50 anos em Maceira - Pero pinheiro, onde ainda está a sua casa que visitamos com frequência.

Amo e aprecio a Bela Sintra e todos os lugares ao redor.

Convido-o se achar bem, a visitar o meu blogue, e espreitar o que postei sobre o Poeta cavador que não conhecia até o passado domingo, e de quem fiquei fan.

Desejo-lhe um lindo dia
Viviana

O endereço:

olhaioliriodocampo.blogspot.com
pedro macieira disse…
Viviana,
Agradeço a visita e as suas palavras, de facto o José Fernandes Badajoz e o seu trabalho é poucoc conhecido.A forma de aos poucos ir dando a conhecer os seus trabalhos através destes trabalhos é uma das formas de divulgar as suas canções e os seus poemas sempre ligados à sua terra.
Um abraço

Mensagens populares deste blogue

Rui Cristino da Silva

Visita à Casa Branca nas Azenhas do Mar