"Task Force" para Paisagem Cultural de Sintra, sem força...

(Foto:PedroMacieira)

“É urgente que o Estado crie uma comissão independente dos interesses particulares,impedindo mais estragos.”
-In relatório dos peritos da UNESCO,em 2006 na avaliação do estado de Sintra, Património Mundial da Humanidade.


Em 2006 na visita efectuada a Sintra por peritos da Unesco, foi considerado entre vários pontos, a necessidade de intervenção na área classificada. Para isso era necessário a criação de uma “Task Force” até 31 de Dezembro de 2006, independente das várias instituições que neste momento tem a seu cargo a gestão da área classificada,"Paisagem Cultural ",numa Sintra que é Património Mundial da Humanidade.

Quase dois meses após a data limite para a criação da “Task Force”, surge a notícia através do jornal “Público “de hoje ,em artigo assinado por Luis Filipe Sebastião ,que o governo do Engº Sócrates resolveu não seguir a indicação da Unesco e entregar essas competências à empresa Parques Sintra Monte da Lua. Mantendo as competências anteriores e acumulando as que são agora indicadas pelo Governo.Com orçamentos de crise,com que o PSML se debate,receio que seja uma solução sem capacidade de resolução dos pontos críticos referidos no Relatório da Unesco de 2006.

Sendo o Chalet da Condessa d’Edla uma intervenção da competência do PSML, sabemos o estado em que se encontra, e neste momento , continua-se a aguardar resposta de um fundo da EFTA, para a sua recuperação de um incêndio que o destruiu em 1999....

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Rui Cristino da Silva

Visita à Casa Branca nas Azenhas do Mar