Contrastes negativos numa Sintra Património Mundial da Humanidade.

O feio moderno e as ruínas de um dos mais antigos hotéis de Sintra o Hotel Netto, lado a lado.

Razões que a razão desconhece, ou mais-valias imobiliárias criam contrastes numa Sintra que é (ainda) Património Mundial da Humanidade. Na Vila velha, mesmo ao lado do ex-líbris que é o Palácio Nacional de Sintra, dois exemplos como a incompetência, e os interesses imobiliários pesam mais que o estatuto atribuído pela UNESCO.
O que resta do que foi o Hotel preferido por Ferreira de Castro, ao lado do "moderno" Hotel Tivoli-Sintra.
Hotel Tivoli-Sintra , vizinho do antigo Hotel Netto

-Saber mais sobre o Hotel Netto-pressionar
-Hotel Nunes ou Vila Velha de Sintra-pressionar

Fotos:PedroMacieira

Comentários

Anónimo disse…
Pois é..."razões que a razão desconhece"...mas que não são difíceis de adivinhar.
Até faz dó.
e.r.
Maria Carvalho disse…
Existem coisas que fazem confusão! Sinceramente.
pedro macieira disse…
Há infelizmente vários "hotéis Netto" espalhados por Sintra, talvez todos pertença de proprietários privados, que estão mais interessados em fazer lucro das actuais "ruínas",do que conservar património e possivelmente para alguns não terão de esperar muito tempo....Neste caso haja ou não diferendo em relação a qualquer projecto,(no caso de existir algum) a Câmara Municipal de Sintra, e todas as entidades envolvidas na questão da recuperação de património, deveriam intervir de forma a que aquele imóvel, não desapareça, pois ele faz parte integrante da história de Sintra.
A Vila convém lembrar é a sala de visitas de Sintra, e este escândalo passa-se mesmo ao lado do Palácio Nacional de Sintra,monumento classificado e um edificio que é uma imagem de Sintra no mundo.
Anónimo disse…
Talvez a Associação de Defesa do Património de Sintra se pudesse envolver nessa tarefa a de chamar a atenção para a vergonha em que se encontra o edifício do Hotel Netto há tantos anos ao abandono. Tenho a certeza que não ia ser difícil mobilizar os Sintrenses e por arrastamento outras pessoas para esta causa.
Faz pena a quantidade de edifícios que se encontram desabitados e abandonados no Centro Histórico de Sintra.Nós habituamo-nos a olhar para eles, assim, todos os dias, e já não nos damos conta do grande desmazelo e tristeza que eles nos transmitem. Faz pena.
Quando vamos acordar?
e.r.
Anónimo disse…
Pedro
Por motivos vários, vai anónimo. Mas posso garantir-lhe que o NETTO vai ficar lindo e só demora o tempo que um projecto difícil implica.
pedro macieira disse…
Este último comentário se corresponder a uma informação correcta, poderá ser uma boa noticia para Sintra.Mas como um pessimista é um optimista bem informado....
Anónimo disse…
A propósito, gostava que alguém me desse um exemplo de algo que o actual apatetado Presidente da Câmara fez em prol do património de Sintra. O Hotel Netto é apenas um exemplo mais da falta de ideias e autoridade do homem que desgraçadamente os sintrenses escolheram por duas vezes para o lugar que ocupa. Agora não se quexem.
pedro macieira disse…
Sintra está cheia de fantasmas como o hotel Netto,e a autarquia ou está indiferente ou envolve-se de forma errada em projectos de recuperação de património (Hotel Bristol),que leva a embargos tardios, e escandalosos.O presidente Fernando Seara, nos seus dois mandatos , parece ter sómente um projecto como prioridade;" A casa das Selecções"...um projecto absurdo e que para Sintra não terá qualquer interesse, mas deverá ser interessante para a Federação portuguesa de Futebol.Agora que 2 vereadores do PSD, abandonaram os seus pelouros, parece que ao vereador do PS, João Soares,caberia uma intervenção mais activa de que tem tido até aqui,e deixar de ser um apoiante das decisões do Presidente Fernando Seara, e ser uma voz em defesa dos interesses de Sintra, e dos Sintrenses.
Anónimo disse…
O património em Sintra, vai mal e não é só do tempo da governação do Dr. Seara. Sem querer aligeirá-lo das suas responsabilidades,não podemos cair na tentação de arranjar culpados, bodes espiatórios, porque então teríamos de ir muito mais para trás.
Os verdadeiros culpados pelo estado em que se encontra o património construido e natural em Sintra, incluindo a vergonha do Parque da Pena, somos todos nós, os que aqui vivemos e aqueles que gostam de Sintra, que não fomos(somos)capazes de nos unir e mobilizar para exigir e lutar pela sua defesa.
Não sei quando vamos acordar.
Emília Reis
pedro macieira disse…
É verdade que os principais culpados do estado das coisas por estes lados, é de todos nós.Mas isso é um pouco relativo, pois quem detém o poder de fazer e desfazer, são os responsáveis eleitos, e que se candidatam com programa, que devem executar quando eleitos. E a a partir da eleição o processo de fiscalização de (todos nós), não é muito eficaz, ou mesmo ineficaz.Assim resta-nos pressionar os eleitos (através dos meios ao nosso alcance)para que actuem de forma a defender os interesses deste Concelho.É verdade que antes de Fernando Seara, esteve por cá Edite Estrela (deputada europeia, actualmente)e não deverá estar com muitas saudades de Sintra.Se o seu mandato tem questões na área cultural positivas, que Fernando Seara não pretendeu dar continuidade, já no plano da circulação rodoviária deixou Sintra partida ao meio, ao fechar ao trânsito a única via que ligava a Estefânia á Vila de Sintra...e a degradação dos imóveis e do comércio desse local deve-se a ela.
E como neste momento temos uma Câmara de "Bloco Central", apoiado também pelo PCP, esta sintonia partidária, faz com que não exista na autarquia qualquer oposição, a esta incongruente politica de gestão do património Sintrense
Anónimo disse…
É verdade o que diz mas eu continuo a insistir que é preciso dar corpo, em Sintra, a um movimento, que se proponha, consequentemente, defender e lutar pelo património riquíssimo que temos, denunciando e exigindo responsabilidades aos eleitos. E devo dizer-lhe que vai mesmo muito para trás de Edite Estrela o desmazelo dos edifícios abandonados e em ruinas.
Emília Reis
Cristina Silva disse…
Boa Tarde....
Estou interessada neste Hotel para realizar um projecto final de curso no ambito da minha licenciatura em gestão hoteleira... contudo precisava de ter a planta do hotel bem como a descrição das facilidades (nº de quartos, etc....) será que a CM me pode facultar esse material??? ou alguém por aqui me pode ajudar a encontrar....

Obrigada!
pedro macieira disse…
Cristina Silva,
Relativamente ao seu comentário sobre o Hotel Netto- tem este blogue publicado algume informação histórica sobre este antigo hotel sintrense.
Existe um estudo arqueológico sobre o Hotel que já publicámos:

http://riodasmacas.blogspot.pt/2010/05/intervencao-arqueologica-no-hotel-netto.html

Que poderá ter interesse para si.
O que resta do hotel está na posse de particulares - e talvez a CMS lhe possa fornecer os elementos que necessita.
Cumprimentos
Pedro Macieira

Mensagens populares deste blogue

Rui Cristino da Silva