QUEIJADAS DE SINTRA IV

FÁBRICA DE «QUEIJADAS DO GREGÓRIO» 2ª PARTE
-1ª Parte -pressionar

Actualmente o estabelecimento conserva o mesmo aspecto exterior que tinha em 1936(Foto:PedroMacieira)

Em 1916 , depois de dissolvida uma sociedade que entretanto tinha feito com José Ambrósio, estabeleceu-se por conta própria no Largo de Regedor em S.Pedro, denominado as queijadas que fabricava com a marca «Fábrica de Queijadas Recordação de Sintra».
Depois do falecimento de Gregório Casimiro Ribeiro o negócio das queijadas passou para seu filho Álvaro de Almeida Ribeiro, que associou à marca o nome de «Gregório». A fábrica continua nos dias de hoje com outros proprietários , na Avenida D.Francisco de Almeida.
(Foto:PedroMacieira)
A forma de publicitar e indicar o estabelecimento, passava pela figura de um policia sinaleiro, que ainda hoje está presente, e que foi utilizada como imagem de marca das queijadas, impressa nos papéis de embrulho, antes de ser substituida pela imagem que ainda hoje é utilizada no embrulho das queijadas: O Palácio da Vila e do brasão de Sintra, sob um fundo de nuvens e raios de sol.

(Foto:PedroMacieira)Agradecimentos a Valdemar Alves pela imagens cedidas

Fontes consultados:-Obras de José Alfredo da Costa Azevedo
-"Queijadas de Sintra "de Raquel Moreira
Post relacionados:
-Queijadas de Sintra -Queijadas da Sapa 1ª parte-pressionar
-Queijadas de Sintra -Queijadas da Sapa 2ª parte-pressionar
-Queijadas de Sintra III
-FÁBRICA de «QUEIJADAS DO GREGÓRIO» 1ªPARTE-pressionar


Comentários

Zé-Viajante disse…
Mais uma sobremesa deliciosa.E um belo apontamento sobre uma casa excelente.
(Aberta ao Domingo, ontem por ser Páscoa " bati com o nariz na porta "
pedro macieira disse…
A viagem das queijadas de Sintra vai continuar, em próximos posts, passando por algumas marcas que já não existem.
Um abraço
Unknown disse…
Um excelente trabalho de recuperação da memória que está a construir sobre as deliciosas Queijadas de Sintra. Muito interessante e muito trabalho de pesquisa.
Vivi na Parede, até aos 12 anos, andei no velho combóio, passei grandes tardes de fim de semana na Lagoa Azul (?) e óbviamente comi muitas queijadas, precisamente no Gregório. Recordo-me também dos pastéis de feijão, embrulhados em papel, que eram igualmente da região de Sintra.
Existem também por aqui, na região de Coimbra, outro exemplar de queijadas portuguesas, de Pereira do Campo, uma pequena vila, bastante antiga.
Continuação de bom trabalho!
pedro macieira disse…
A dica de na região de Coimbra existir um outro tipo de queijadas portuguesas,é muito interessante, e é mais uma pista para o trabalho em curso.
Um abraço
Unknown disse…
E dou-lhe outra dica embora esta não seja queijada, mas por acaso conhece os denominados "Pastéis de Tentúgal" ? Tentugal, pequena vila, a meio caminho entre Coimbra e Montemo-o-Velho, é terra de Dom Sesnando, terra de mocárabes, por isso anterior á nacionalidade, e terra de antigo Convento de Carmelitas, dai os pastéis "divinais".
Abraço
pedro macieira disse…
Conheço e gosto muito do pastéis de Tentúgal, que tem um folhado finissimo, e não conheço outro bolo folhado com esssa características,mas desconhecia as suas origens.Informação que agradeço.

Um abraço

Mensagens populares deste blogue

Rui Cristino da Silva