Sintra, na Associação de Municípios Portugueses de Vinhos (AMPV)

Cortejo Histórico, Lisboa 1947-Carro do Vinho de Sintra-Aut.Benoliel arquiv.Fot.CML

Sintra, integra uma Associação de Municípios produtores de vinhos, poderá talvez ser mais um empurrão para não deixar morrer a produção do vinho de Colares, que neste momento, se centra num número reduzido de produtores.

Segundo o Jornal Digital “Alvor de Sintra”, de 30 de Abril de 2007, a AMPV-"Além da valorização da identidade e promoção dos concelhos envolvidos, a associação irá ainda desenvolver acções de cooperação com outros organismos similares estrangeiros, nomeadamente com a congénere espanhola (na qual se inspirou), sendo objectivo vir a integrar a Rede Europeia de Cidades do Vinho.
A associação vai apresentar candidaturas a fundos comunitários, nomeadamente a projectos que financiam a criação de portais e a investigação, afirmou, sublinhando que o Quadro Comunitário de Apoio em vigor até 2013 privilegia os projectos intermunicipais.
Paulo Caldas( presidente da direcção da Associação ) estabeleceu como fasquia a adesão de uma centena de municípios, num potencial máximo de 173 municípios portugueses produtores de vinho, para a AMPV se poder assumir como parceiro social com influência em todas as decisões que envolvam o sector.
Para já, a AMPV será um organismo autónomo da Associação Nacional de Municípios Portugueses, com a qual terá relações de "parceria", disse.
Os órgãos dirigentes da AMPV serão assegurados rotativamente por todos os municípios aderentes, disse, sublinhando que na assembleia-geral que hoje à tarde dará posse aos órgão sociais o Cartaxo ficará com a presidência da direcção e Lamego da Assembleia-Geral.
A associação integra os municípios da Mealhada, Vidigueira, Almeirim, Alpiarça, Arruda dos Vinhos, Borba, Lamego, Palmela, Peso de Régua, Praia da Vitória, Reguengos de Monsaraz, Cartaxo, Bombarral, Cadaval, Redondo, Alenquer, Loures, Óbidos, Torres Vedras, Cascais e Sintra.
Santarém, Tomar, Chamusca, Armamar, Paredes, Famalicão, Sabrosa, Montijo, Rio Maior, Tábua, Cantanhede, Barcelos, Gouveia, Cuba, Mafra, Oeiras, Ourém, Alandroal, Vila Franca de Xira, Santa Marta de Penaguião, Baião, Azambuja, Carrazeda de Ansiães e Anadia são outros municípios que integram a associação."
Cortejo Histórico,Lisboa 1947-Carro do Vinho de Sintra,Aut.Benoliel-Arq.Fot.CML

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Rui Cristino da Silva