Imagens da Vila Velha de Sintra

"Na sessão da Câmara de 12 de Agosto de 1908, lê-se o seguinte:
«Lido um ofício da Cintra ao Oceano, dizendo que a luz eléctrica, tinha sido inaugurada no dia 5 , na Vila e arredores, com 312 lâmpadas, número superior ao marcado no contrato de 1895.»
Ficamos sabendo que a iluminação eléctrica em Sintra, foi inaugurada em 5 de Agosto de 1908.
Entre o contrato e a inauguração, decorreram nada menos do que 13 anos."

José Alfredo Azevedo-Bairros de Sintra



Comentários

greentea disse…
Sintra tinha mesmo luz electrica em 1905?
Li algures que o rei D. Carlos tinha sido considerado lunático e exagerado nos gastos ao propor a iluminação pública de Lisboa e ainda me lembro de ver nalgumas ruas junto do Campo de Santana, o homem que acendia os candeeiros que eram de gaz e não ele´ctricos. Era um ritual que se repetia em cada tarde - o homem da Luz vinha com um grande pau com uma tocha que introduzia no fundo do candeeiro (do género dos q estão na foto) e assim se iluminavam as ruas em Lisboa....
pedro macieira disse…
"Cintra ao Oceano", que é referido no post foi a empresa que sucedeu à Companhia do caminho de Ferro de Cintra à Praia das Maçãs,criada em 23 de Junho de 1904,e talvez esse o motivo da chegada da eléctricidade à Vila nessa data. sucedeu à "Cintra Atlântico"(1904-1914) a Companhia Sintra Atlântico,(1914-1975) que geria os elécticos e autocarros (de cor azul claro).
Um abraço

Mensagens populares deste blogue

Rui Cristino da Silva

Visita à Casa Branca nas Azenhas do Mar