O eléctrico da Praia das Maçãs

O eléctrico de Sintra completa no próximo dia 10 de Julho, 103 anos da sua chegada à Praia das Maçãs. O eléctrico, surgiu nessa altura como um meio de transporte inovador, desempenhando um papel importante no desenvolvimento e progresso das diversas povoações que servia.Hoje e após a sua reactivação é um elemento já habitual da nossa paisagem, e que nos transporta para um realidade quase impossivel de encontrar nos nossos dias , mas que felizmente para todos nós se conseguiu preservar.
- Em Março de 1903 a [...]terraplanagem para o leito está feita até á praia das Maçãs, e os carris assentes até Collares, desde a estação da Companhia Real, [faltando concluir] o assentamento dos carris entre Colllares e a Praia, o assentamento dos desvios e a entrada na estação da Companhia Real...(Gazeta dos Caminhos de Ferro nº7 de 1 Abril de 1903)



-A 27 de Março foram efectuadas as experiências oficiais, quando [...]pelas duas horas, passando entre alas de povo, ligeiros garridos, os primeiros carros partiram.largou primeiro o nº14,[...]Deslisando vertiginosamente pelas linhas, ao sol, saudado pela multidão, o carro atravessou as ruas, passou entre campos verdes e em 24 minutos chegou a percorrer 8 kilometros. [...] durante o percurso os vehiculos eram aclamados, ouvindo-se palmas e vivas e, n´aquelle banho de luz, os vidros reluziam, os metaes scintilavam, os carros galgavam a distancia, assegurando um novo e bem importante melhoramento à Villa de Cintra.(Ilustração Portuguesa nº22 de 4 de Abril de 1904)



-A 10 de Julho de 1904, a Vila de Sintra ficava, finalmente, ligada à Praia das Maçãs, por um meio de transporte rápido e moderno, cerca de 18 anos depois de ter sido lançada a ideia. (Correio de Sintra dnº421 de 17 de Julho de 1904)

Textos de época encontrados em” Eléctricos de Sintra um percurso centenário” de Júlio Cardoso e Valdemar Alves.

Post relacionado-A vida sinuosa do eléctrico da Praia das Maçãs-pressionar

Comentários

Que belos passeios..
Como não posso nomear Sintra como uma das 7, nomeio-te a ti.
Beijos.
pedro macieira disse…
Agradeço a nomeação, mas como existe um limite até 01/07/2007, para dar continuidade a este prémio e fazer mais nomeações, não irei dar continuidade, de qualquer forma agradeço, a indicação do Rio das Maçãs, para as maravilhas.
Um abraço
Anónimo disse…
"Algures" nos fins dos anos sessenta, num dos concursos promovidos pelo extinto clube "O Facho", o desafio era fazer uma quadra alusiva à nossa praia. A vencedora, ainda me lembro, rezava assim:
Entre o pinhal e o mar
não sei se é longe ou não é.
meia-hora de eléctrico,
vinte minutos a pé.

Fica aqui esta pequena homenagem de quem na infância andou muitos quilómetros no eléctrico.
greentea disse…
ADORAVA ESSES PASSEIOS DE ELÉCTRICO E LEMBRO QUE OS BANCOS ERAM CORRIDOS COMO O QUE ESTA NA FOTO E AS PESSOAS ENTRAVAM E SAIAM A SEU BELO PRAZER, SEM ESPERAR PELAS PARAGENS
Anónimo disse…
Prezado Pedro
Parabéns pelo post e pela lembrança..
Na verdade, 103 anos depois eles (os eléctricos) aqui estão sempre sobrevivendo a muitos avanços e recuos, prontinhos a transportar todos aqueles que queiram ir até à Praia das Maçãs e desfrutar de um passeio maravilhoso.
Neste momento o Eléctrico de Sintra está a passar a melhor fase desde os anos 60, funcionando regularmente desde Junho de 2004.
Infelizmente ainda só às sextas, sábados e domingos para o público em geral mas, por enquanto, seja por falta de material circulante ou recursos humanos, ainda não dá para mais.
Assim, aproveitem este fim de semana bom tempo deste Verão de 2007, para fazerem esta viagem e desfrutarem de belos panoramas.
Lá estarão belos exemplares de 1903 prontos transportar-vos para a Praia ou Sintra. Aproveitem para viajar novamente no eléctrico nº 1 depois de 5 anos de paragem.
Um abraço a todos
Valdemar Alves
pedro macieira disse…
baraodalapa,
De facto o eléctrico da Praia das Maçãs, transporta-nos no tempo, a uma época em que as referências vivas quase não existem...mas felizmente houve bom senso de conservar os "velhos " eléctricos que nos continuam a maravilhar no seu encantador percurso entre Sintra e a Praia das Maçãs.
Um abraço
pedro macieira disse…
Greentea,
Os eléctricos de Sintra são realmente fotografias antigas ao vivo -felizmente.
Um abraço
pedro macieira disse…
Valdemar Alves,

Os centenários eléctricos, continuam a enriquecer a paisagem Sintrense, pena que não funcionem todos os dias.´tentarei encontrar o nº1....
Utilizei o seu livro para encontrar opiniões da época sobre este fabuloso transporte público,como terá verificado, aqui vão os meus agradecimentos, pois tem um manancial de informação, que irei explorar mais vezes.
Um abraço
Zé-Viajante disse…
Apanhava-se o eléctrico na Estação(já lá não está)parava em Nunes de Carvalho-onde agora começa- e voltava a parar em Monte Santos. Aí esperava pelo outro que vinha da praia,já que é via única. Ribeira, Galamares - às vezes outra paragem - e por aí fora. Em Colares era frequente o pessoal ir apanhar fruta enquanto esperava pelo cruzamento.Do Banzão à Praia era um pulo e ele " ia a nove ".
Que saudades das minhas viagens à praia. E já passaram mais de cinquenta anos.E mais alguns...
Anónimo disse…
Prezado viajante.
Pelo sua descrição correctissima do que era viajar no eléctrico de Sintra e pela sua última frase, noto que viajou ainda nos anos 50. Não há por aí alguma foto "perdida" desses tempos? Tenho muitos fotos dos anos 60 e 70, cedidas por muitos apaixonados ingleses, americanos e alemães, mas, dos anos 50, infelizmente, até agora, não consegui descobrir muita coisa. Então do troço Praia-Azenhas, só conheço 3 fotos (uma da inauguração publicada no jornal Século, a celebre foto com o eléctrico em frente da Escola das Azenhas e uma descoberta fantástica num amigo alfarrababista em Lisboa, com um eléctrico no terminal das Azenhas.
Cumprimentos
Valdemar Alves
pedro macieira disse…
Viajante,
As minhas memórias do electrico,tem a ver mais com cor azul da "Sintra Atlãntico", e da partida do eléctrico em frente á estação da Cp de Sintra.
Mas mesmo com outras cores, é sempre agradável vê-los passar a caminho da Praia das Maçãs.
Um abraço
Zé-Viajante disse…
Valdemar Alves
Viajava com meus pais até à praia talvez entre 1950/1960. Não me recordo de fotos dessa altura - não havia muitas - e da zona da praia. Vou procurar e tenho todo o gosto em enviar o que encontrar. É só mandar o endereço de e-mail.
Abraço
Anónimo disse…
Aqui vai o mail: val_alves@sapo.pt.
Também pode-me encontrar no eléctrico ou perguntar por mim ao pessoal que aí trabalha.
Obrigado pela atenção
Valdemar Alves

Mensagens populares deste blogue

Rui Cristino da Silva