CAPELA CIRCULAR DE S. MAMEDE DE JANAS

Ergue-se a 600 metros da vila de Janas, numa colina, e sendo precedida de amplo átrio. O terreno envolvente é de grande interesse arqueológico, pois ali têm sido recolhidos numerosos materiais romanos.

Desconhece-se a data da sua construção, mas é provável que remonte a meados ou finais do século XVI. Supõe-se ter sido erigida sobre as estruturas de um templo romano, dedicado a Diana, explicando-se assim a espécie de "podium" que conserva no interior.

Igreja rural de planta circular, com alpendre saloio, em volta, é centro de antiquíssima romaria que inclui a tradicional benção do gado sob a protecção de S. Mamede. Dos dois lados do altar, pendem de grades ex-votos de cera representando animais domésticos, ali depositados aquando da romaria. A relação entre actual Santo protector e Diana (ambos protectores de animais) e a proximidade das datas de romaria a São Mamede e festividades de Diana é indiscutível. Até alguns anos os animais entravam na capela, tal como outrora em certos santuários de Diana.A sua característica particular é a estrutura e planemetria singularizando-a entre as igrejas portuguesas de planta singular.
Texto encontrado -aqui



Visconde de Jerumenha, em 1838 em "Cintra Pinturesca" referia que "Jannas que talvez tomou o nome de algum templo consagrado ao Deus Janus, além de outros sitios destes termos",
admitindo a hipótese de aqui ter existido um templo dedicado a Janus (facto que explicaria também o topónimo Janas)

Comentários

Anónimo disse…
dou o meu apoio a todos estes festejos que de ano para ano tendem a aumentar só não aprovo a escolha de grupos musicais que nem sequer conhecem sintra , existem grupos em sintra iguais ou melhores quem apoia c.m.s. lojas locais que sobrevivem com as gentes da terra , e não há lugar para um dia de actuação nas nossas festas? bem hajam srs. festeiros

Mensagens populares deste blogue

Rui Cristino da Silva

Visita à Casa Branca nas Azenhas do Mar