Quinta da Penha Verde

Na estrada que vai para Colares passando por Seteais e Monserrate,(anteriormente denominada Estrada Nova da Rainha)situa-se a Quinta da Penha Verde e a Quinta da Fonte dos Cedros, ligadas por uma pequena ponte.

-Criada por D.João de Castro , 4º Vice-Rei da India, em terreno que lhe foi dado por D.Manuel I , e mais tarde acrescentada por mais um pedaço que lhe deu D.João III, o Alto de Santa Catarina.

-“Por baixo do monte em que está situada esta quinta (Penha Verde), fica o sítio da Boiça, onde pelo terramoto de 1755, rebentou uma grande nascente de água, a qual juntando-se com a que vem da Sardinha e do Lourel, se vai lançar no Rio das Maçãs, que vai desaguar ao mar, depois de fertilizar com as suas águas o Vale de Colares”.
Sintra Pinturesca-1838-Visconde de de Jerumenha

-A Quinta da Penha Verde é referenciada por Eça de Queirós em “O Primo Basílio”, que localizava “as sestas quentes”, do protagonista “nas sombras da Penha Verde, ouvindo o rumor fresco e gotejante das águas que vão de pedra em pedra”.

-A Quinta da Penha Verde é Monumento Nacional, conforme decreto-lei nº39175, de 17 de Abril de 1953




Comentários

Pedro disse…
... disseram-me que agora o dono é alemão...Será??
pedro macieira disse…
pmbc,
Do que consegui saber dos anteriores donos da Quinta da Penha Verde, além do primeiro D.João de Castro tendo sido depois adquirida pelo primeiro Visconde de Monserrate, Francis Cook, antes de passar para as mãos de Fernando Rau e de seu irmão Ernesto,e posteriormente para a seus filhos.(nota de José alfredo Azevedo).
O ano passado quando da publicação do "Guia sentimental -Parque-Paraque-Tequero" sobre o PNSC,surge a referência da propriedade ter sido vendida pela familia Rau.

Um abraço
Anónimo disse…
Esta quinta é visitável?
pedro macieira disse…
Anónimo,
A Quinta da Penha Verde, é uma propriedade privada e a informação que disponho é a do meu comentário anterior.

Mensagens populares deste blogue

Rui Cristino da Silva