Postal da Eugaria

"Seguindo a estrada velha de Sintra para Colares, depois de passar Monserrate e Piedade, temos o lugar de Eugaria."
" Já na freguesia de Colares, temos o muito pitoresco lugar da Eugaria, onde existe o Casal da Serrana,que pertenceu a Alfredo Keil, autor do Hino Nacional."

Postais da Vila Velha e de Gigarós...E coisas de Sintra.
Estrada Eugaria-Gigarós

Já se vê alguma coisa. Foi alcatroada desde a Eugaria até cerca de 100 metros acima do chafariz local e, segundo se diz por lá, fica por ali.
Porquê? A estrada prossegue passando a entrada da Quinta do Convento do Carmo e terminando no ponto onde se bifurca na que, à esquerda , segue para os Capuchos e, à direita, estrada mais estreita , que segue para a Boca da Mata, onde termina, prosseguindo, já caminho de «pé posto», para o lugar do Penedo.(...)
1989 José Alfredo da Costa Azevedo

*Em tempo de homenagem pelos 100 anos do nascimento,(8 de Dezembro) de José Alfredo da Costa Azevedo, o biógrafo de Sintra - Rio da Maçãs, querendo associar-se a esta manifestação dedicada a um homem que é uma referência para todos amigos de Sintra, usa neste post , para ilustração das imagens extractos de textos retirados da sua vasta obra.

Comentários

Rui Silva disse…
Bom dia, Pedro.
O Blog Serra de Sintra regressou, após uma pausa para retemperar forças, e apresenta hoje um retrato bastante negro da actual situação da Tapada do Mouco...

Um abraço
Rui Silva
greentea disse…
conheço essa estrada , quando estou com a neura é por lá que passo vindo de Sintra até Colares e Praia das Maçãs - fico revigorada!!
Reparei há dias que o piso foi alcatroado. Quando era miúda iamos quase toos os anos fazer um piquenique numa das fontes , a maior depois de Monserrate - eu adorava anadar por ali mas agora é impossivel estacionar o carro naquela zona, o que é pena
pedro macieira disse…
Greentea,
Realmente a estrada que passa por Seteais,Monserrate para Colares, é estreita e não permite aos viajantes muitos locais de paragem para observação,no caso do post, o acesso de Eugaria a Gigarós que não tem saída, ainda é mais estreita e o seu acesso é um pouco complicado, mas vale a pena passar por estes dois locais que nos levam ao interior da serra, que termina no Convento do Carmo, hoje Quinta do Carmo.
Anónimo disse…
Conheco muito bem toda essa area.A estrada de Eugaria que liga a Gigaros e a Quinta do Carmo onde brinquei muito.Os meus tios tinham uma quinta perto de Gigaros junto ao caminho de Milides.E parte de m.familia vivia na Eugaria e Gigaros e Colares.Actualmente vivo na America e tenho imensas saudades.Nate
pedro macieira disse…
Nate,
Obrigado pela visita e comentário.
Um abraço
Anónimo disse…
Na casa que pertenceu a Alfredo Keil, sucedeu-lhe Bernardo Marques.
rui disse…
ola conheco bem gigaros ,nasci la , mais fui para o estrangeiro muito pequeno

ia la de ferias todos os anos ate 1984 depois menos vezes
e um lcal muito bonito

Mensagens populares deste blogue

Rui Cristino da Silva

Visita à Casa Branca nas Azenhas do Mar