Diz que é uma espécie de Museu da Vinha e do Vinho da Região Demarcada de Colares...

Mais uma vez o “Museu” da Vinha, prega-nos a partida de anunciar a abertura de um evento que se encontra fechado...
Aconteceu o ano passado no CEDCRAM nas Azenhas do Mar, acontece este ano na Adega Viúva Gomes em Almoçageme. Inaugurado no último sábado, o “Museu” da Vinha e do Vinho, no dia seguinte -Domingo, já se encontrava encerrado. Em Almoçageme deram-me a indicação que estaria aberto às terças e quintas-feiras.
Hoje quinta-feira,(16h00) encontrava-se encerrado. Por simpatia de um responsável da Adega Viúva Gomes, foi-me permitido a entrada no recinto, com a queixa de que ficou de lá estar alguém da “organização”- mas que não teria aparecido...

Este evento é financiado por apoios Comunitários e Nacionais num projecto que se chama TEIAS e que envolve quatro Instituições, a saber: - Associação Portuguesa para Análise do Valor, Associação Olho Vivo, Câmara Municipal de Sintra e Instituto das Comunidades Educativas.
O financiamento para este projecto, parece estar a ser muito mal aplicado, o “Museu” não passa de um pequeno conjunto de objectos sem muito interesse, para a história desta região demarcada, ( a 2ª depois Região do Douro), nem sequer serve como mostruário do famoso vinho ramisco, que tornou esta região conhecida . Mesmo a denominação de “exposição itinerante” parece neste caso ser já um exagero. Por outro lado é lamentável a CMS, fazer uma parceria com instituições que não tem condições para implementar os projectos a que se candidatam a fundos sociais europeus.
O distanciamento da Adega Regional de Colares, deste projecto é um facto , que se deve ter em conta.

A razão de voltar este ano a cometer os mesmos erros do ano passado, deveria merecer destas instituições uma análise profunda, e talvez começar a estudar outros projectos candidatos a fundos comunitários, de que tenham melhores condições para os implementar.

Posts relacionados sobre a exposição do ano passado:
-Conversas sobre o vinho de Colares nas Azenhas do Mar-pressionar
-De Museu a Exposição itinerante!-pressionar
-Museu da Vinha e do Vinho de Colares-pressionar






Comentários

Mensagens populares deste blogue

Rui Cristino da Silva

Visita à Casa Branca nas Azenhas do Mar