Água das nascentes do concelho de Sintra imprópria para consumo

Uma notícia da agência Lusa de ontem, informava que todas as 42 nascentes do concelho de Sintra analisadas por um grupo de peritos continham água imprópria para consumo, tendo sido recomendada à Autoridade de Saúde a o encerramento de algumas bicas e fontanários. Muitas delas muito procuradas pela população local que chega a fazer fila para encher os garrafões.

Esta conclusão provém, das análises, efectuadas por investigadores do Instituto Nacional Ricardo Jorge (INSA), foram divulgadas no 9º Congresso da Água, que decorre até amanhã no Estoril, e mostram que 38 das 42 nascentes estudadas contêm água classificada de “alto risco” para a saúde pública devido a contaminação fecal.

Segundo Maria Helena Rebelo “A origem dessa contaminação pode estar relacionada com fossas sépticas, rupturas na rede de esgotos ou até, no que respeita às nascentes em meios rurais, por causa dos dejectos de galinhas ou ovelhas”.

É também recomendada à autoridade de saúde de Sintra a monitorização das nascentes e a afixação de cartazes que informem que a água é imprópria para consumo.


Comentários

Anónimo disse…
Pedro

Sabia que o bilhete da Pena (Parque) aumentou de 4.5€ para 5€ a 15 de Março?

No comments.

RVS
pedro macieira disse…
Rui Silva,
Não sabia de mais esta medida de gestão da PSML, que vem dificultar ainda mais o acesso ao Parque da Pena, porque em geral são grupos ou familias que o visitam.
Um abraço
É pena que isto aconteça , logo em Sintra :(
pedro macieira disse…
Pandora,
Para Sintra continuar a ser "Património Mundial", é necessário investir na preservação de todo o seu património.
Um abraço

Mensagens populares deste blogue

Rui Cristino da Silva

Visita à Casa Branca nas Azenhas do Mar