Monte Santos e a Ribeira de Sintra com projecto turístico e imobiliário

Notícias que vão chegando, anunciam uma proposta de loteamento de um hotel de 75 quartos e três dezenas de moradias, numa área de intervenção com 92.880 m2, abrangendo uma zona verde delimitada pelo pavilhão desportivo do Hóquey Club de Sintra e o Centro de Ciência Viva, na Ribeira de Sintra.

O programa de Acção Territorial de Monte Santo resulta de uma parceria entre a Câmara e vários proprietários, reunidos num fundo de investimento.

Fonte:
Jornal "Público de 18 de Maio de 2008- autor: Luis Filipe Sebastião

Comentários

Zé Maria disse…
Podes ver mais detalhes em www.jbmg-arquitectos.pt
Pessoalmente, desde que respeite o PDM, parece-me um projecto com uma qualidade a que Sintra não está habituada.
Comparando com o que se tem feito por cá, não vejo a menor razão para me opor a este "cimento".
Já viste o que se está a construir no Carrascal? Isso é que é um atentado.
ZM
Anónimo disse…
pelos renders que vi no site.. não me parece que seja assim tão mau para Sintra.. pelo contrario Sintra precisa de ganhar uma nova dinamica..
Anónimo disse…
A estupidez continua e é um IMPÉRIO em Portugal. Parece-me que é a única coisa que cresce e tem potencial neste país.
Já pouco falta para eu ver a construção em plena Serra de Sintra.
O que me dizem, a vivendas à volta dos Capuchos (mas com risco de arquitecto - tipo casa de Manuel Graça Dias, no Penedo! Ou um Hotel de charme, de 59,99 estrelas ao longo de todo o vale do rio Touro! Ou então, adaptar o Palácio da Pena, e porque não, o da vila, para condomínios de luxo – ‘tal qual mente’ o Convento dos Inglesinhos, em Lisboa! Será que alguém já pensou nisto? Era uma mina! E autorizar (se já não há autorização tácita, pois ‘tá claro’) a expansão desse belo local que é hoje o moderníssimo empreendimento de LUXO da PENHA LONGA (antigamente era uma TRETA, diga-se de passagem! Só sobreiros e um convento antigo, que foi construído no século XIV – que velho) A paisagem é de sonho – o penedo que deu nome ao local encontra-se agora bastante mais bonito! É só belas ‘maisons’ à sua volta! Já viram o actual enquadramento daquele, outrora, amontoado de pedras?! E que tal, 'ALGARVIAR' a por enquanto, pouco bela e monótona (com pouca DINÂMICA = pouca CONSTRUÇÃO) costa de Sintra. VENHAM OS PIN's. Vamos fazer com que Sintra GANHE UMA NOVA DINÂMICA (=+ CONTRUÇÃO DE ‘CALIDADE’)!
Basta alterar o PDM, e CLICK, já está - assim pode-se continuar a respeitá-lo! Já alguém pensou nisto? Tenho de registar a patente!
A 'betunização' de Sintra continua a passos largos, e está com bastante vitalidade. Nada comparada a Queluz, Cacém, Rio de Mouro ou Algueirão-Mem Martins – essas zonas não têm ‘calidade’, pois ‘tá claro’. Junto à serra e ao mar é só projectos com uma ‘calidade’ "a que Sintra ainda não está habituada"!
'Descurpem lá',...CONSTRUÇÃO = DINAMIZAÇÃO E DESENVOLVIMENTO, PORRA!
PRECISAM-SE DE EMPRESÁRIOS, PORTUGUESES - 'TÁ CLARO' -, DINÂMICOS E EMPREENDEDORES, IGUAIS ÀQUELES QUE TÊM DINAMIZADO E DESENVOLVIDO ESTE PAÍS, que desculpem lá, de PORTUGAL já não tem nada!
E é GOOOLOOOO de pooortugaaal! É o que nos dá vontade de continuar a ser portugueses, não é? Temos de ser “patriotas” e apoiar a selecção! Temos de continuar “drogados” com a porcaria que nos impingem – 11 gajos, a darem chutos numa bola, e um PAÍS, UMA NAÇÃO, UM POVO a gritar – Portugal, Portugal, … O resto é treta! Deixem-se apenas ser (des)governados!
E é este o estado de um estado à beira mar plantado, que outrora se chamou de PORTUGAL, e que hoje é apenas uma república de BETÃO.
Anónimo disse…
Desculpem lá, mas afinal já há construção na serra!
Enganei-me, bolas!
No Penedo, em Gigarós, em Galamares, e por aí fora, as belas ‘maisons’ já ultrapassam, em muito, os limites das povoações, e começam a “trepar” e “profanar” as encostas da serra! E eu a pensar que não!
FORÇA, o que é preciso a SINTRA é criar mais DINÂMICA – É apenas mais um concelho com pouca construção civil, não acham?! Mais trabalho deste precisa-se, não acham?
Criar empregos de qualidade (e não trabalho temporário) não é a aposta deste estado à beira mar plantado!
Anónimo disse…
Muito interessante e lúcida a reflexão que é feita no comentário anterior. Dá realmente para pensar como é que conseguem co-habitar tais empreendimentos, com a maioria dos edifícios existentes no Centro Histórico vergonhosamente a cair de podres, onde se mantêm as situações bizarras do “Hotel Neto” em ruinas há tantos anos e a da “Pensão Bristol” - entaipada por andaimes e “enfeitada” com o gigante guindaste que por ali ficou-, também sem solução à vista.

E, não nos iludamos, a 'betunização' não vai ficar por aqui. Pelo menos duas outras frentes ameaçam fechar o cerco, lentamente, à pequena e frágil Vila, aninhada no sopé da Serra. Uma é a que se prevê para Chão de Meninos, vai-se falando nisso, está na calha. A outra será a encosta que liga a Estefânea ao Lourel, a Quinta do Boyalvo, muito “particularmente” à venda, um lugar daqueles que, pela sua beleza, parece já não ser possível existir ali. Aliás, mais à frente, a construção do “elefante” Tribunal abriu já a porta para que isso venha a aconteçer.

E nós, impotentes, assistimos a todo este desvario.

QUE PENA! NÃO MERECEMOS O PAÍS QUE TEMOS !!!

emília reis
Anónimo disse…
"Escreve-se assim, "acontecer". Corrijo o erro e peço desculpa por ele.
ereis
pedro macieira disse…
Zm,Bruno,Sintrense,ereis,

Parece que a zona em quest�o vai avan�ar antes da revis�o do PDM, uma vez que sendo uma zona sensivel na moldura natural do centro hist�rico dever� ter algumas medidas de protec�o, que n�o me parece que estejam j� tomadas.
� necess�rio que a avalia�o ambiental do projecto seja credivel de forma aquele local cintura do centro e hist�rico e que seja preservada a vista para o castelo e Pal�cio da Pena

Abra�os
Zé Maria disse…
Bruno,
Não percebo onde queres chegar com esse discurso nem com esse tom.
Eu diria que inferiste das minhas palavras coisas que eu não disse.
De resto, no Penedo há ultimamente construção de grande qualidade, que eu prefiro largamente à mansão do comendador. Desculpa, mas não há comparação entre um bom projecto, feito por arquitectos que sabem o que estão a fazer e a construção desenfreada que se tem registado deste lado da Serra (com muita pena minha) e que não tem mais que mau gosto de pato bravo. Eu acho que as nossas energias deviam virar-se para essas pato bravisses (que não vejo abrandarem) e não contra os projectos de manifesta e indiscutível qualidade paisagística. Reparaste que as casas que o arquitecto João Brandão e a arquitecta Margarida Gomes projectaram ficam praticamente enterradas na encosta? Provavelmente não verás muito mais do que vês hoje. As coberturas das casas serão ajardinadas ou em cobre, etc.
É verdade que a Norte da Serra há uma pressão para construir que parece não ter fim, mas parece-me totalmente injusto protestar contra ESTE projecto concreto, porque é do melhor que alguma vez se construiu nesta zona.
Já agora, no Penedo há uma casa de Manuel Graça Dias, magnífica, diga-se de passagem.
Cumprimentos.
ZM
Anónimo disse…
O problema é que do papel ao terreno vai uma grande distância. Quando estiver tudo concluído (alguém tem dúvidas que este projecto não vai avançar?), é que quero ver este projecto de "manifesta e indiscutível qualidade paisagística". Mas aí o erro já está feito e depois é o habitual blá, blá, blá. Depois, já que se construiu aqui, avança-se para a zona da Ribeira, Ponte Redonda e por aí fora, óbviamente sempre com projectos de "manifesta e indiscutível qualidade paisagística".
PAlves
pedro macieira disse…
zm,
Nao ponho em causa a qualidade do projecto de arquitectura, o que me preocupa ]e o local ser invadido por uma urbanizacao.Local sensivel na cintura do centro historico, com uma vista magnifica para o castelo e Palacio da Pena, e se tornara o inicio de novas urbanizacoes naquela zona.
Preocupado com o estado degradado de v]arios im]oveis historicos em Sintra, e de obras embargadas ex.Hotel Bristol na Vila velha, Hotel Netto,etc
Sendo a vereacao da CMS a mesma , a minha desconfianca na capacidade destes senhores tambem e a mesma...
Um abraco
Anónimo disse…
zm,
Peço-te imensa desculpa, MAS SE EU MANDASSE, “projectos de manifesta e indiscutível qualidade paisagística” na serra de Sintra…’JÁMÉ’. Para mim, é igual: sejam de “indiscutível qualidade paisagística” ou ‘Pato-bravisses’! NA SERRA, NUNCA!
Se falarmos de outras zonas do concelho, concordo contigo: é claro que sou contra projectos urbanísticos com falta de qualidade e gosto, vulgo ‘Pato bravisses’ e a favor de “projectos de manifesta e indiscutível qualidade paisagística”, mas com “conta, peso e medida”.
Por ser um projecto de “indiscutível qualidade paisagística”, pode-se fazer em qualquer sítio? Não me parece que este raciocínio esteja correcto, mas isto é apenas a minha opinião, e vale o que vale (NADA, POIS ‘TÁ CLARO’, POIS EU NÃO MANDO!). Não podemos justificar a construção que hoje existe no Penedo, – QUE ATÉ PODE SER DE INEGÁVEL GRANDE QUALIDADE, e que não vai parar de trepar pela serra, diga-se de passagem – dizendo: Olha que a casa do comendador é bem pior! Sim, aquela casa é horrível e acho que hoje, já nem os “patos bravos” constroem assim, mas “não é por aí que o gato vai às filhozes”.
Meu caro, a paisagem do concelho de Sintra degrada-se a olhos vistos com a construção desenfreada, que hoje (e amanhã) se reproduz como se de bactérias patogénicas tratasse!
A paisagem saloia, que eu tanto apreciava, e que tanto me dizia, desapareceu, extinguiu-se. É PENA, mas é apenas o DESENVOLVIMENTO de um concelho. (DESENVOLVIMENTO?!)
D. Emília Reis, permita-me que acrescente: NÃO MERECÍAMOS SINTRA!!!
Caro Pedro Macieira, os meus sinceros parabéns pelo seu Blogue!
Já agora, alguém sabe do desfecho da novela: “Mansão do Senhor Comendador”? Vai lá ficar, não vai? (Ainda bem!)
[E que tal um túnel – a passar nas entranhas da serra – a ligar Ranholas a Almoçageme? O que me dizem? E outro a ligar as encostas Norte e Sul? Genial, não acham?]
Com os melhores cumprimentos,
Bruno Quinhones
pedro macieira disse…
Texto sem acentos por problemas de configuracao

Bruno,
Este projecto imobiliario esta em discussao publica para consulta ate ao fim de Maio.

Quanto a mansao do comendador assunto que acompanho desde os inicios da construcao, e que representa bem o estado a que se chegou, na rede de interesses entre privados e partidos que tem tido o poder autarquico em Sintra, PS,PSD e CDS.
A demolicao de parte da mansao foi suspensa em 27/07 de 2007,por juiz do Tribunal Adminstrativo e Fiscal de Sintra, pelo facto de existir uma ausencia de decisao da C.M.de Sintra sobre o pedido de legalizacao da mansao de Joao Justimo....como estamos proximo de um novo acto eleitoral , acredito que Fernando Seara mantenha o esquecimento sobre a decisao do pedido de legalizacao de uma construcao que viola o Regulamento do Plano de Ordenamento do PNSC.
Um abraco
pedro macieira disse…
Este comentário foi removido pelo autor.
Anónimo disse…
Caro Pedro Macieira,
Em Portugal é assim (não há hipótese). Colares há-de ficar com aquele mamarracho para sempre!
Um verdadeiro ex-libris de Sintra!
Com os melhores cumprimentos,
Bruno Quinhones
pedro macieira disse…
caro Bruno

Também não estou muito optimista com o final deste (longo)processo sobre a mansão do comendador...
Ainda mais o homem tornou-se um mecenas e empregador na região.
Um abraço

Mensagens populares deste blogue

Rui Cristino da Silva