A Raça e o dia 10 de Junho

“Hoje, eu tenho de sublinhar a raça, o dia da raça, o dia de Portugal, de Camões e das comunidades Portuguesas”
Anibal Cavaco Silva, Presidente da República no dia 10 de Junho de 2008, em Viana do Castelo.
Explicações necessárias
“Dia da Raça”

“No Ritual da Guerra, a recompensa pública dos heróis constitui grande momento de exaltação de valores. O regime aproveitou a quase esquecida data do 10 de Junho, que anteriormente era conotada com o Dia da Raça e que os tempos do pós-guerra haviam desactualizado, para a transformar em grande momento de apoio a politica colonial a pretexto de homenagear os heróis que a suportavam nas frentes de combate.

O 10 de Junho, como Dia de Portugal e da Raça, passou a ser identificado com a defesa das colónias e do regime, enquanto as Forças Armadas foram chamadas a representar o seu papel e a fornecer os actores principais, em adequado enquadramento.

A primeira das cerimónias militares do 10 de Junho, para condecorar combatentes, realizou-se em 1963, no Terreiro do Paço em Lisboa, e o modelo seguido manter-se-ia, com pequenas alterações, até 1973.”

Em ”Guerra Colonial” Edição do Diario de Noticias

Nota adicional
Post, na tentativa de um maior esclarecimento para as gerações mais novas do significado politico dessa terminologia, usada pelo antigo regime para quem o próprio Cavaco Silva se lamentava de andarem afastados da politica...

Comentários

Anónimo disse…
Por obra e graça do senhor Aníbal Silva, que desempenha as funções de Presidente da República das Bananas, voltamos a comemorar o Dia da Raça, essa relíquia datada. O artigo é soberbo que qualidade e oportunidade, a merecer cinco estrelas ***** Boa semana com tudo de bom.
pedro macieira disse…
Jofre Alves,
A terminologia usada pelo Estado Novo, e agora recuperada pelo actual Presidente da Republica, tem uma carga ideologica, que nao e possivel desconhecer, embora o proprio Cavaco Silva, ha uns anos dizia que ”só perdia 5 minutos a ler jornais”, isso talvez justifique o ”lapso”...
Um abraco

Texto sem acentos.

Mensagens populares deste blogue

Rui Cristino da Silva

Visita à Casa Branca nas Azenhas do Mar