A revisão do plano de urbanização de Sintra

Hotel Netto, Vila Velha de Sintra

O Plano de Urbanização de Sintra, elaborado por Etienne de Groër, vai ser revisto pela autarquia sintrense, caso tenha sido aprovada uma proposta agendada para a reunião de hoje do executivo municipal. Segundo noticia hoje o jornal “Público“, em artigo assinado por Luís Filipe Sebastião .

Do referido artigo transcrevemos um excerto que refere alguns receios que a alteração do Plano de Urbanização de Sintra possa provocar, pois o plano de 1949 elaborado por Etienne de Groër, tem até hoje impedido uma maior calamidade urbanística no centro histórico.

Casa da Gandarinha, Vila Velha de Sintra
Uma oportunidade para proteger a vila ou para abrir a porta a vários projectos imobiliários

A revisão do plano de Groër deve avançar por unanimidade do executivo. O vereador Baptista Alves (CDU) defende que o plano não deve ser elaborado como para um aglomerado qualquer, mas "com vista à salvaguarda, recuperação e requalificação da vila". O autarca avisa que nem todos os conceitos no PDM se podem adequar a Sintra, pois "foi realizado sem preocupações de carácter patrimonial e ambiental". Entre as ameaças aponta a Circular Nascente de Sintra, entre São Pedro e Lourel, e a urbanização do concurso Europan, que ligará a Portela a Ouressa. Groër defendia "uma faixa rural de protecção" à vila, do lado de Mem-Martins e de Monte Santos. Os grandes hotéis deviam, segundo o urbanista, ficar fora do centro histórico, onde se devia apostar em unidades "de charme". Então se verá se a revisão servirá para regularizar a embargada recuperação da antiga Pensão Bristol, na vila, e autorizar um hotel e moradias em Monte Santos.“
Do jornal “:Público“ de 25.06.2008 . Luís Filipe Sebastião


Comentários

Mensagens populares deste blogue

Rui Cristino da Silva