O Cabo da Roca no “Fugas”

O Suplemento “Fugas” do jornal Público do último sábado, publicou um interessante artigo sobre as “Luzes que acendem a costa e o Mar”, fazendo uma selecção dos faróis mais emblemáticos do território nacional. O cabo da Roca não poderia deixar de estar presente, não só devido à sua posição geográfica, e também pela beleza do local onde se encontra. Pelo seu interesse na divulgação deste local sintrense, transcrevemos a referência ao “nosso” farol do artigo do “Fugas”.
Cabo da Roca
“É sem dúvida, um dos mais emblemáticos da costa portuguesa.
O Farol do Cabo da Roca está situado no ponto mais ocidental da Europa Continental – no cabo com o mesmo nome, no concelho de Sintra - e, uma vez que se encontra 165 metros acima do nível do mar, oferece uma magnífica panorâmica sobre o Oceano Atlântico, bem como sobre a belíssima paisagem que o rodeia.
A crer no que dizem os fâs do Cabo da Roca, assim que se acende a luz do farol o local passa a gozar de um ambiente ainda mais encantador.
A luz que é emitida a apartir do alto da torre quadrangular de 22 metros tem, actualmente, um alcance de 26 milhas (cerca de 48 quilómetros).
Há mais motivos que justificam a inclusão do Farol do Cabo da Roca na lista de faróis de visita obrigatória em Portugal Continental. É que este é também um dos faróis mais antigos da costa portuguesa, integrando o leque de seis que foram mandados construir por alvará pombalino, em 1758. A sua conclusão e entrada em funcionamento concretizaram-se em 1772,”




Comentários

Filipa M. disse…
Este comentário foi removido pelo autor.
Filipa M. disse…
Que agradável surpresa encontrar este blog!

Sou uma apaixonada por Sintra para onde vou desde miúda.

Passei as melhores férias da minha vida no Banzão. A Praia das Maçãs, a Praia da Adraga, a Vila de Sintra... e tantos outros lugares únicos.

Procurando vídeos, sobre Sintra, no youtube encontro este blog fantástico.

Parabéns!

Apenas a título de curiosidade, temos o mesmo apelido.
pedro macieira disse…
Este comentário foi removido pelo autor.
pedro macieira disse…
filipinha,

Agradeço a visita e as simpáticas palavras sobre o blogue.
Também eu gosto desta região desde miúdo, pois as férias e fins de semana eram passados em Almoçageme, Praia da Adraga, Praia Grande...
Quanto ao apelido é muito curioso, pois não é um apelido muito vulgar,e como interessado pelas origens do nome de familia, é muito possivel que além de bloggers possamos ter a árvore genealógica em comum.
Um abraço
pedromacieira@hotmail.com

Mensagens populares deste blogue

Rui Cristino da Silva