Apontamentos Sintrenses II

Sintra-Estefânia no principios do Séc XX

Excerto de um texto publicado pela revista "Occidente" em 21 de Julho de 1885:

Cintra –Villa Estephania

A villa Estephania é uma recordação que a rainha do mesmo nome, esposa de D.Pedro V deixou da sua breve passagem por Portugal, onde viveu pouco, arrebatada pela morte prematura aos disvellos do seu querido esposo e á sympathia que em pouco tempo soube ganhar ao povo portuguez.

Cintra-villa Estephania 1885

Foi esta rainha que fundou a villa Estephania, situada á entrada de Cintra, d'onde dista menos de 1 kilometro, ou 24 kilometros ao norte de Lisboa.

D.Estephania indo por vezes a Cintra passar algum tempo no palacio real, dava repetidos passeios pelos arrabaldes da villa, e, vendo aquella grande extensão de matto, onde não havia uma barraca sequer, não obstante o sitio ter condições para ser habitado, nutriu a idéia de fundar alli uma pequena villa, dispondo para isso do mais que podesse do seu bolso,e, de accordo com o monarcha seu marido, tratou de pôr em pratica a sua idéia.


Principiou por mandar arrotear uma parte dos terrenos, abrindo uma extensa rua propria a edificar habitações. Lançou os alicerces de uma capella, e todas as obras proseguiam com grande incremento quando da morte da fundadora fez parar os trabalhos.D.Pedro V ainda continuou depois na mesma empreza, mas o pouco tempo que sobreviveu a sua esposa não lhe permittiu o adiantar muito mais a fundação da pequena villa, a que deu o nome Estephania.(...)

*Ortografia e pontuação conforme o original

Comentários

Unknown disse…
Que pena que a vista não continue a mesma..
Quero aqui deixar os parabéns pelo blog, que apesar do spleen,me ajuda ainda a sonhar com a bela Sintra que insiste em desaparecer.

Mensagens populares deste blogue

Rui Cristino da Silva

Visita à Casa Branca nas Azenhas do Mar