O pelourinho de Colares

A Villa de Collares pertence ao concelho de Cintra e está situada 30 Kms ao NO. de Lisboa, muito proxima do Oceano. É povoação antiquissima e anterior á fundação da monarchia, não se sabendo o nome que tinha na antiguidade. Sobre a sua denominação de Collares, conta-se entre outras histórias, a de uma moura, que empenhou os seus collares preciosos para edificar n’aquelle sitio um formoso castello.
Entre os habitantes corre a tradicção de que umas ruinas que existem proximas do pelourinho, e que se vêem na gravura que publicamos, são os restos da tal edificação mandada fazer pela moura.
Nós não cremos em tal, porque essas ruinas não teem vestigios de edificação mourisca, além de nos parecer a historia dos collares, pouco auctorizada para dar o nome á villa. Acreditamos muito mais no esplendido vinho e nas magnificas fructas que Collares produz, no seu bello clima e na sua ridente paizagem que nos encanta. D.João I para recompensar os serviços de D.Nuno Alvares Pereira, deu a villa de Collares a este varão, logo depois da batalha de Aljubarrota, dadiva que passou aos seus descendentes, depois á infanta D.Beatriz, mãe de el-rei D.Manuel, entrando na posse do Estado por morte d’esta senhora.

Revista "Occidente", 21 de Novembro de 1886

*Ortografia e pontuação conforme o original

O pelourinho de Colares,foto actual

Comentários

Tem um fantástico 2009.
Beijos.
Rui Silva disse…
Lindíssimo pelourinho, que merecia outro cuidado e outra envolvente que não a dos automóveis estacionados em cima... O formato espiralado é particularmente frequente na região, encontrando-se o exemplar mais belo no Jardim da Preta, no Palácio da Vila, onde se ergue a célebre coluna.
pedro macieira disse…
Pandora,
Agradeço e retribuo os votos de um bom ano de 2009!
Um abraço
pedro macieira disse…
RS,
Completamente de acordo quanto ao pelourinho de Colares, merecia um cuidado maior.Qunto ao "esguicho" do Jardim das Pretas, penso publicar amanhã um post sobre ele.
Um abraço
Anónimo disse…
Although from different places, but this perception is consistent, which is relatively rare point!
nike dunk

Mensagens populares deste blogue

Visita à Casa Branca nas Azenhas do Mar

Frutas da Região - Pêra " Lambe-os-dedos" II

Os cedros também se abatem na Serra de Sintra