Sintra começou a recolher óleos alimentares em restaurantes

A autarquia de Sintra iniciou em 22 de Janeiro de 2009 um programa de recolha de óleos alimentares nos restaurantes do Concelho.

O convite aos 382 restaurantes das freguesias do Concelho de Sintra para aderirem a esta iniciativa será efectuado em 6 fases que se prolongam até Julho.

A descarga de óleo alimentar usado nos esgotos ou no lixo acabam por se reflectir no entupimento de esgotos, na crescente contaminação da água e dos solos e ainda dificultando o tratamento das águas residuais.

Os óleos recolhidos neste programa serão valorizados na produção de biodisel para abastecimento da frota municipal.

Fonte:CMS

O exemplo da Junta de Freguesia da Ericeira, nossa vizinha do Concelho de Mafra

Espera-se que não se repita o caso da Junta da Ericeira, e que mais tarde a CMS não seja obrigada a pagar pelo Ministério das Finanças multas e penhorada nos seus bens, por usar biodisel e assim o estado não receber o devido imposto sobre produtos petrolíferos ...

-De uma notícia do jornal Público de 27-04-2008:

Ericeira multada pelo Estado por utilizar óleos reciclados em carros do lixo
«A junta de freguesia da Ericeira foi multada em sete mil euros utilizar óleos reciclados para mover os carros do lixo, em vez de comprar combustíveis fósseis, pelo que o Estado se considera lesado.
(...)
Segundo o autarca, a junta recolhe óleo alimentar "em todos os estabelecimentos de restauração, hotéis e escolas" tendo criado "oleões" de rua junto dos ecopontos. Mensalmente e desde há vários anos a junta de freguesia recolhe entre quatro a cinco mil litros de óleo vegetal usado. Desde Junho de 2007 os óleos são valorizados numa central de transformação onde é produzido bio-combustível e glicerina.


"O respectivo bio-combustível é utilizado em 14 viaturas da junta de freguesia, a parte restante ofertamos aos bombeiros do concelho e às instituições particulares de solidariedade social do concelho, assim como cinco litros ao cidadão comum que o queira experimentar na sua viatura", adianta o autarca social-democrata.

Com a glicerina estão a ser feitas experiências para a produção de sabão e sabonete com o objectivo de ser doado às 144 famílias carenciadas da região.»

Comentários

Anónimo disse…
Todos os dias visito o seu blog. Faz parte da minha rotina ... mas, a quantidade de janelinhas que se abrem .. com o "termómetro do amor" e, outros anúncios semelhantes são desmotivantes ...
São mesmo necessários tantos anúncios?
Saudações
mg
pedro macieira disse…
Este comentário foi removido pelo autor.
pedro macieira disse…
Caro mg,
Agradeço as suas visitas ao meu blogue, mas as "janelinhas" de que fala (Popups), não tem nada a ver com o meu blogue , mas sim com o operador de acesso internet que utiliza ou com o seu Browser.

Deverá configurar o seu Browser de forma que essas janelas não abram.

O meu blogue é um trabalho (missão), a que me dedico sem qualquer contrapartida monetária,nem tal aceitaria, sómente com o objectivo de divulgar as coisas de Sintra, e com o maior sentido de cidadania
Um abraço

11:44 PM
Anónimo disse…
Agradeço o seu sentido de cidadania, que nos põe a par do que se passa no nosso concelho. Continue sempre a dar-nos conhecimento do que de bom e mau temos por aqui.Bem-haja.
(mas que as popups só abrem no seu blog é um facto e, não e só comigo... )
mg

Mensagens populares deste blogue

Rui Cristino da Silva

Visita à Casa Branca nas Azenhas do Mar