Seteais ontem e hoje

Hoje
O Palácio e os jardins de Seteais encontram-se encerrados, (desde 2008) situação inédita, pois desde 1800 o terreiro de Seteais foi de acesso público, por imposição do povo de Sintra. (foto de 20/02/2009)

Ontem
“A quinta da Alegria ou Seteais foi anunciada para venda em 1796, estando encarregado d’esta Carlos José Von Nefs, morador na rua de S.Francisco da Cidade. Depois annunciaram, sucessivamente, o leilão de todos os bens da viuva D.Joanna Gildemeester, constante de muitas joias de perolas e brilhantes soltos, pinturas, loiças de Saxónia, livraria de bellas lettras, etc. O leilão continuava em 1800. O palacio de Seteais passou por compra, ao marquez de Marialva, que ahi ofereceu bellas festas a D.Maria I.”
“O terreiro pegado ao palacio serviu, in illo tempore, para exercitações dos milicianos cintrenses com as suas reiunas ferruginosas e, modernamente para os sportismos muito mais fragueiros das tauromachias. Em 1853 e 1855 houve ahi curiosissimas toiradas fidalgas.
A ultima festa que se deu no palacio de Seteais foi em 2 de Setembro de 1876.Consistiu em recita e baile, a que assistiram el-rei D.Fernando, o infante D.Augusto , a condessa d’Edla , os duques de Palmella e de Loulé, Fontes,etc.

No palacio de Seteais não se repetiram as festas. E elle lá se conserva immerso nas recordações deplorativas, e tristes pela nostalgia do passado..."


Pinto de Carvalho - Texto e foto, publicado na revista “Brasil Portugal” de 1 de Abril de 1901
*Ortografia e acentuação conforme texto original

Legenda -Um aspecto da assistência-A rainha Senhora D.Maria Pia, El-Rei, o Principe Real
Foto de Benoliel, publicada na revista "Brasil Portugal" de 1 de Outubro de 1910

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Rui Cristino da Silva