Quadro de Alfredo Keil

Publicado na "Revista Occidente" em 11 de Novembro de 1884

Pateo do Prior, em Collares

"É mais uma deliciosa tela com que o sr. Alfredo keil augmentou o seu numero, já consideravel , de formosos quadros pintados com aquelle colorido a um tempo brilhante e suave, sem rudezas nem violencias, que distingue as obras deste pintor. O assumpto d´este quadro foi encontrado pelo sr.Alfredo Keil em uma das suas excursões que fez por Collares ha dois annos ; e alli, n´aquella fresca e risonha mansão que participa das bellezas da pittoresca Cintra, numa bella manhã de estio, illuminada por um sol deslumbrante em puro ceu azul, fez o esboceto do Pateo do Prior, construção antiga com o seu arco e escadaria , resto de tradicções arabes, que ainda mais se accentuam por aquellas palmeiras que á direita do quadro destacam com o exuberante verde esmeralda de suas folhas que o sol aqui e acolá fere com os seus raios, ou se escôa por entre a folhagem produzindo gradações de tons que mais enriquecem as bellezas do colorido natural."

*Ortografia e pontuação conforme o original

*Alfredo Keil, em post relacionado-aqui

Comentários

Anónimo disse…
Existirá ainda, no Páteo do Prior em Colares, a "construção antiga com o seu arco e escadaria" que Alfredo Keil pintou em 1884?
É curioso que a reprodução que a revista publica está assinada por "Alfredo" e não tem palmeiras à direita do quadro, conforme a descrição.
ereis
pedro macieira disse…
Emilia,
Não tive tempo de investigar se ainda existirá vestígios desta pátio em Colares, mas é um assunto em agenda.
Um abraço
Anónimo disse…
Caro Pedro Macieira,

Penso que terei localizado o chamado (há mais de 100 anos) Páteo do Prior.
Com escassa margem de erro, ficará nas traseiras de uma das casas situadas na Rua da República, em Colares, precisamente junto a outros edifícios que foram tema para mais obras do Artista.
Terei muito gosto em acompanhá-lo ao local, bastando combinar uma data/hora para o efeito; poderá contactar-me para o Telemóvel 965589347 ou Telef. 219290075; se eu não estiver disponível, deixe p.f. seu contacto.
Um abraço do JAIME CORVO/Colares
pedro macieira disse…
Caro Jaime Corvo,
Agradeço a sua disponibilidade para me guiar ao local onde Alfredo keil pintou o quadro que é apresentado na gravura.

Irei utilizar o seu contacto em breve.
Um abraço

Mensagens populares deste blogue

Rui Cristino da Silva