Fontes Mouriscas

Fonte dos Amores-Praia das Maçãs

Praia das Maçãs - Fonte dos Amores

Projectada por Mestre José da Fonseca em 1916, a fonte dos Amores, na Praia das Maçãs, terá constituído uma espécie de ensaio geral que precedeu a concepção e erecção da fonte Mourisca, seis anos depois. Assim, este requintado fontanário mesmo que modesto nas suas proporções insere-se no contexto revivalista, de inspiração neo-árabe, ainda que sejam notórias outras influências, algumas delas perfeitamente anacrónicas em relação à época recriada.

O edifício que alberga o fontanário ostenta secção quadrangular e está encimado por merlões escadeados. O alçado principal, com cunhais de embrechados, é percorrido por série de vãos cegos forrados com cerâmicas neo-mudéjares. Sob os vãos rasga-se amplo arco denteado, cujo fecho ostenta possante pedra d'armas do município, sobrepondo-se singela placa moldurada com os seguintes dizeres: FONTE / DOS / AMORES

O interior patenteia lambril de azulejos neo-árabes, permanecendo as restantes paredes e abóbada revestidas com embrechados. Um assento corrido que surge no prolongamento da conversadeira exterior percorre todo o edifício e, ao centro da parede fundeira, uma torneira emerge do mascarão e vaza o líquido numa pia concheada, ao estilo do século XVIII.

C.M.S. - Divisão de Património Histórico-Cultural

Fonte Mourisca- Vila Velha

Comentários

Teresa Cosme disse…
Boa noite,foi o meu avô que projectou a recontrução desta fonte.
Mac disse…
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
pedro macieira disse…
Teresa Cosme,

Muito interessante ter sido o seu avô que projectou a reconstrução desta fonte.Possivelmente terá tido outros projectos em Sintra, teria muito interesse em ter mais informações sobre o seu avô.
Um abraço
Rafaela disse…
Caso seja do seu interesse, a fonte dos amores, na praia das maçãs foi recentemente alvo de intervenção de conservação e restauro.

Aproveite para ver as diferenças ;)
pedro macieira disse…
Rafaela,
Obrigado pelo comentário.Irei ao local em breve.
Um abraço

Mensagens populares deste blogue

Rui Cristino da Silva

Visita à Casa Branca nas Azenhas do Mar