Mais de dois milhões de euros para remover lixo acumulado na estação de tratamento de Trajouce

O tratamento do lixo a cargo da empresa intermunicipal TRATOLIXO, dos Concelhos de Sintra, Oeiras, Cascais, e Mafra, não têm sido nada bem tratado, em Trajouce - criando um grave problema ambiental.
Em Sintra a oposição politica camarária, parece que também tem andado distraída com este problema de saúde pública, que se arrasta pelo menos há 10 anos...

Sem mais comentários, ficam aqui excertos de notícias sobre esta grave questão publicadas recentemente:
Expresso
Domingo, 12 de Abril de 2009

«Quatro das maiores autarquias da Grande Lisboa - Oeiras, Sintra, Cascais e Mafra - arrastam há mais de dez anos uma situação deficiente no tratamento do lixo. O alarme soou agora com um relatório encomendado pela empresa intermunicipal que gere os resíduos sólidos urbanos - a Tratolixo. O presidente da empresa assumiu ao Expresso que "embora não se possa falar de intenção deliberada houve laxismo nas opções tomadas durante anos". "A situação exige uma intervenção rápida. Há solos contaminados, esperemos que a contaminação não tenha atingido o lençol freático (as águas subterrâneas)", afirma Domingos Saraiva, o presidente do conselho de administração da Tratolixo.
À frente da empresa desde 2007, Saraiva diz que encontrou uma unidade de tratamento de resíduos "esgotada" e "absolutamente deficitária", o que levou à acumulação de mais de 150 mil toneladas de resíduos nos solos circundantes, cuja perigosidade "está a ser avaliada". Há 15 dias recebeu o relatório da empresa especializada a quem pediu que estudasse a situação e enviou-o às autoridades competentes »

TVI
27-03-2009

"A Tratolixo vai gastar mais de 2,5 milhões de euros na remoção de toneladas de lixo acumulado na estação de tratamento de Trajouce, cujos solos terão sido contaminados estando ainda a ser avaliada a sua perigosidade, avança a agência Lusa. O presidente do conselho administrativo da Tratolixo, Domingos Saraiva, afirmou esta sexta-feira à agência Lusa que foram encontrados nos terrenos cerca de «150 toneladas de resíduos» acumulados há vários anos e cuja perigosidade ainda está a ser avaliada.

«Detectámos esse problema e naturalmente que mantivemos as autoridades ambientais informadas do processo», referiu, acrescentando que a solução encontrada pela empresa para a retirada do lixo poderá custar entre 2,5 e 10 milhões de euros. A verba envolvida está dependente do grau de dificuldade da operação e do tipo de resíduos ainda a ser avaliados."
*Imagem TVI


CIDADANIA QUELUZ
Jornal online
«A Deputada Alda Macedo, do Bloco de Esquerda, fez um pedido de esclarecimento onde refere que a empresa Intermunicipal Tratolixo “gerou uma lixeira incontrolada e um problema ambiental grave em termos de contaminação de solos e de águas subterrâneas.” A empresa Tratolixo é uma empresa criada pelos concelhos de Sintra, Cascais, Mafra e Oeiras para o tratamento do lixo. Apesar dos impostos pagos no sentido de haver esse tratamento, a Tratolixo acumulou ilegalmente “150 mil toneladas de resíduos” o que levou à contaminação de solos e águas subterrâneas.»

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Rui Cristino da Silva