A Notícia e a Memória

A notícia:
-Hoje em Santarém, no âmbito das comemorações do 10 de Junho, o Presidente da República, Cavaco Silva vai prestar uma homenagem a Salgueiro Maia, Capitão de Abril.


A memória:

-Em 1989, quando primeiro-ministro, Cavaco Silva recusou conceder a Salgueiro Maia uma pensão por “Serviços excepcionais e relevantes”, numa altura em que o capitão de Abril se encontrava gravemente doente. Facto conhecido três anos depois quando Cavaco Silva concedeu a mesma pensão a dois inspectores da ex-PIDE/DGS.

-Em 1991, Mário Soares, Presidente da República, concedeu a Salgueiro Maia a Ordem Militar da Torre e Espada, a única condecoração Portuguesa que dava direito a uma pensão...

Salgueiro Maia faleceu em 1992

O resto da memória-aqui

*Imagem de Salgueiro Maia de um vídeo amador de Zeferino Silva

Comentários

Fernando Gomes disse…
Tal como Camões,Afonso de Albuquerque,Gomes Freire de Andrade,a Pátria tarda a reconhecer e poucas vezes em vida o mérito de quem se destacou.Depois de mortos já não incomodam.E hoje... foge cão que te fazem barão!
pedro macieira disse…
Fernando Gomes,
Para o autor do “Nunca tenho dúvidas e raramente me engano”, teria sido mais coerente manter a mesma opinião.
E como diz o António Sousa Duarte, autor da biografia do Capitão de Abril, “de homenagens póstumas está Salgueiro Maia farto”
Um abraço
Baraodalapa disse…
Que Cavaco é um labrego social e culturalmente, já eu sabia.Ignorava, porém, o que ele fez a Salgueir Maia.O matarruano não percebe que, se não fossem os Salgueiros Maias deste país, ele nunca teria passado de um vulgar funcionário de Banco de Portugal e de um medíocre professor de finanças, com um doutoramento feito numa das universidades mais racas do Reino Unido.Valeu, como sempre, Mário Soares.Um abraço
pedro macieira disse…
Barao da lapa,
Pura verdade,se em 1974,enquanto alguns tecnocratas pela sua passividade, colaboravam com o antigo regime, houve homens como o Salgueiro Maia que arriscaram tudo para mudar a ordem das coisas...sem pretender nada para si.
Houve depois alguns que acordaram da letargia em que se encontravam, e graças às mudanças tiveram carreiras muito felizes...esquecendo mais uma vez quem lhes tinha proporcionado aquilo que são hoje. Infelizmente "é a vida..."
Um abraço

Mensagens populares deste blogue

Rui Cristino da Silva

Visita à Casa Branca nas Azenhas do Mar