O dia da inauguração da Quinta dos Lagos

Hoje voltamos a um tema que tem levantado grande polémica no Brasil, após uma investigação jornalística do “Jornal Pequeno” do Estado do Maranhão.
Depois da revista “Brasil-Portugal” nº255 de 1 de Setembro de 1909, também a revista “Occidente” nº 1105 de 10 de Setembro de 1909, publicava uma interessante reportagem sobre a inauguração da casa do primeiro presidente da Câmara de Sintra, após a implantação da República.

Formigalmoraiscasa
"É na Estefania, no sítio denominado Variante, que o sr. Fernando Formigal de Moraes, com requintado bom gosto, mandou ha pouco construir uma elegante casa e junto desta uma capela cuja inauguração teve logar no dia 15 do mez passado.

Esta construção, em estilo moderno, foi delineado pelo arquitéto sr. Parente, e assente num lindo e espaçoso parque, denominado Amelia Moraes, por onde surgem plantas de raro apreço e arvoredo que a breve trecho dará boas sombras, porque ali se desenvolve fácilmente na frescura do solo, donde a agua borbulha aqui e acolá, como já corre de uma cascata de forma caprichosa figurando umas ruinas, que as heras revestirão pitorescamente. Todas as obras deste parque foram dirigidas pelo seu proprietario sr.Fernando Formigal de Moraes, revelando o bom gosto, que alias presidiu a toda a construção.
formigalmoraiscasa2
Não quiz o sr. Fernando Moraes inaugurar o seu novo solar sem o assinalar por benemeritos actos de caridade, seguindo a tradição de familia em que a crença de nossos maiores e o espirito caridoso são proverbiaes.
Assim, numa justa compreenção da amoravel lei cristan, o acto religioso da sagração da capela, pelo sr.arcebispo de Mitilene, foi seguido da distribuição de vestuario a 250 creanças pobres, quasi todas filhas de operarios que trabalharam nas obras da sua casa em numero de uns cem, e que também receberam fatos novos.
Quantas alegrias de almas e quantas bençãos do ceu não se espalharam sobre aquella inauguração! O relato de uma festa assim entra nos dominios da Chronica do Bem já que infelizmente, tanto ha a registar na Chronica do Mal.

A distribuição dos fatos não se poude fazer completa naquelle dia , e por isso se concluiu no domingo seguinte, 22, em que novamente se reuniram as creanças, fotografando-se então interessante grupo que reproduzimos em gravura, juntamente com a vista da casa, capela e parque, assim como o grupo de pessoas da familia Formigal de Moraes e convidados que assistiram à inauguração.
portaoabertomorais copy
A capela é dedicada a Santa Rosa que se vê numa artistica maquineta sobre o altar, correndo á frente do arco cruzeiro uma elegante balaustrada. Entre as belezas dos estuques e das pinturas a apreciar na nova construção, deve também na nova construção, deve notar-se também o portão de ferro , obra de arte executada sobre desenho do arquiteto sr. Norte Junior."

Na revista "Occidente de 10 de Setembro de 1909

*Nota-Ortografia e pontuação conforme original

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Rui Cristino da Silva

Visita à Casa Branca nas Azenhas do Mar