Passeio de William Beckford a Colares (II)

Em Setembro de 2007, publicámos um post sobre a visita que em 1787,William Beckford fez à zona de Colares.Com a prestimosa colaboração de André Ludovice Paixão, familiar do negociante francês Laroche, que em 1787, acolheu William Beckford, na sua quinta - actualizamos hoje o texto que publicámos anteriormente:



Correspondência de William Beckford-1787

(...)
Jantámos numa asseada e excelente pousada, situada no centro da vila de Sintra. A rainha concedeu ultimamente ao marquês esta casa e um largo tracto de terreno contíguo, e das suas janelas e loggias vêem-se em baixo fundos barrancos e abruptas quebradas cobertas de bosques e matas, entremeadas de pedras musgosas e vetustos castanheiros.

Apenas baixou o sol fomos para Colares, onde passeámos num terraço pertencente ao senhor Laroche, negociante francês, que deu provas de bom gosto na disposição da sua casa.

Grupos de pinheiros e castanheiros, rompendo das fendas dos rochedos, e elevando-se uns acima dos outros a uma altura considerável, dão a Colares a aparência de uma aldeia dos Alpes; e ao longo do caminho inúmeras fontes à sombra de sobreiros e copados limoeiros, rebentam dos muros desmoronados e caem em tanques de pedra.

Extracto de um texto retirado de: "A corte da Rainha D.Maria I -Correspondência de William Beckford-1787"

*O Terraço a que Beckford se refere, localiza-se na Quinta da Palma na Eugaria/Colares. quinta essa fundada por Pantaleão Laroche no 3º quartel do Séc XVIII. A quinta esteve na família de André Ludovice Paixão, até aos anos 50 do Séc.XX. E reza a história da família Laroche que Pantaleão Laroche possuía na sua quinta uma variedade de Pera única e que veio dar origem à Pera Rocha, a quinta também era conhecida pelos locais como a Quinta da Rocha.

Post relacionado:
-Passeio de William Beckford a Colares -Aqui

Comentários

NS disse…
Apenas baixou o sol?

Que significa? Após o por do sol ou após o meio-dia?
pedro macieira disse…
Se William Beckford,como descreve nas suas cartas, veio para Colares depois de jantar numa "asseada e excelente pousada situada no centro da vila de Sintra" terá sido no final do dia.
Um abraço
MyRoyalDolls disse…
mas jantar" dinner, e, ingles, tb pode ser almoço visto que se referiam mais ao sentar para comer em geral do que propriamente se almoço ou jantar ...
Aproveito para refletir... Beckford estaria portanto em Seteais e depois foram até Colares?
pedro macieira disse…
pedro rodrigues, Agradeço o seu comentário. De facto William Beckford, estava em Seteais, quando partiu a caminho de Colares. Teria estado na inauguração do palácio de Seteais conforme texto no "Palácio de Seteais" de Jorge Batista, " em 25 de Julho de 1787 "seria uma inauguração em grande estilo. Se England's welthiest son, como lhe chamou Byron, estava presente, significa que a alta aristocracia portuguesa também estaria."No Diário de William Beckford em Portugal e Espanaha, encontramos uma descrição mais pormenorizada da inauguração de Seteais.

Mensagens populares deste blogue

Rui Cristino da Silva