De Sintra à Praia das Maçãs

Photobucket
As praias de antes

Estamos no início do século passado e o povo desce da vila de Sintra a bordo do eléctrico que tem como destino a Praia das Maçãs. Do programa domingueiro tantas vezes repetido, inclui-se o molha pés para os audazes e a sesta no areal para os mais velhos, já que a água daqui é fria e o que se pretende é descanso. Assim faz, quem não tem posses para mais. Nestes dias, quem não sai dos seus chalets para se banhar na praia é a alta burguesia. Tudo a bem da separação de classes. Praia familiar, aqui veraneavam várias gerações em simultâneo, avós, pais e filhos. E assim acontece ainda nos dias de hoje, embora muitas mudanças tivessem acontecido desde então.

De um texto de Paula Oliveira Silva - encontrado Aqui
Photobucket
Photobucket
Photobucket
Fotos realizadas no Banzão e Mucifal,em 2-07-2010

-Eléctrico da Praia das Maçãs aos fins-de-semana -Aqui

Comentários

Anónimo disse…
Continua a ser lindo este percurso no eléctrico de Sintra à Praia das Maçãs, parece que as obras efectuadas este ano vão ser para durar...

Teresa C.
Graça Sampaio disse…
Um ícone, este eléctrico!
Fatyly disse…
Um texto interessante e ontem lá o vi passar por duas vezes:) e uma delas para gaúdio das minhas netas porque tive que parar no respectivo semáforo:)
pedro macieira disse…
Estas fotos feitas na tarde de sexta-feira,na passagem do eléctrico pelo Banzão e Mucifal -são demonstrativas de como o eléctrico da Praia das Maçãs, faz parte integrante da paisagem desta região.
Abraços

Mensagens populares deste blogue

Rui Cristino da Silva

Visita à Casa Branca nas Azenhas do Mar