Porque hoje é Sábado...

Photobucket
O sobrevoo ontem de Colares por um helicóptero Kamov, da Protecção civil, motivou a publicação do post de hoje.

Embora já tenha fotografado um Kamov em acção, no combate ao incêndio do ano passado em Gigarós, só agora houve a oportunidade de fazer fotos mais próximas.

Felizmente até agora a trágica rota dos incêndios de Verão tem deixado a serra de Sintra descansada - excepto no incêndio da semana passada, na encosta junto ao mar na Malveira da Serra, que não provocou grandes prejuízos pois era uma zona de mato.

Photobucket
Fotos do incêndio na serra de Sintra (Gigarós) em 20 de Junho de 2009

O Kamov Ka-32, tem como característica principal a ausência de um rotor de cauda e dois sistemas de rotores principais de 3 pás girando um para cada lado.

Photobucket
Recorrendo ao site Áreamilitar, podemos ficar a conhecer melhor este helicóptero russo:

“Portugal adquiriu seis destas aeronaves, na sua versão para combate a incêndios. Os Ka-32 portugueses estarão equipados com um depósito suspenso do tipo «balde» com capacidade para até 5000 litros de Água.

O Kamov Ka-32, consegue transportar quase tanta água como a aeronave de combate aos fogos Canadair, podendo reabastecer-se tanto em rios como em simples lagos, onde a aeronave do Canadá não pode operar.
Além de operações de combate a incêndios os Kamov KA-32A portugueses ao serviço da «Protecção Civil» também colaboraram em operações de busca e salvamento.”

Comentários

Fatyly disse…
Já tinha lido os links que indicas, mas longe de imaginar que era um Kamov:) até porque nas fotos era pouco perceptível por teres fotografado muito longe.

Ontem estive com as netas e vimos o helicóptero e o barulhão que fazia porque vinha bastante baixo, mas desconhecia que era para combate de incêndios. E passou por duas vezes. Perguntaram-me e eu respondi que deveria ter ocorrido algo na praia. Oh santa ignorância, mas quando estiver com elas dir-lhe-ei a funcionalidade do "amarelinho".
Conforme digo...aqui é sempre a aprender:) obrigado!

Um abraço e um bom fim de semana

Mensagens populares deste blogue

Rui Cristino da Silva

Visita à Casa Branca nas Azenhas do Mar