Escolas Primárias de Sintra (Memórias)

Photobucket
Escola Primária de Fontanelas que em consequência do reordenamento da rede escolar do 1º Ciclo já não abrirá este ano escolar.

Escola EB 1 de Fontanelas

"Em 1920 o edifício destinado à Escola de Fontanelas encontrava-se quase concluído, a ter por base a notícia publicada num periódico sintrense 1. A iniciativa da responsabilidade da Câmara Municipal de Sintra, tinha por fito a criação de uma escola destinada a receber ambos os sexos. Contudo, nos anos subsequentes o projecto viria a deparar-se com algumas contrariedades, particularmente por razões de natureza financeira.
Na verdade , em 1921 o próprio governo mostrava-se sensibilizado pelo problema intervindo através da atribuição de um subsídio de 300 reis para finalização dos trabalhos, o que por motivo de prioridades orçamentais camarárias não obviaria à completa paralização da empreitada no ano seguinte.
Superadas as dificuldades as cerimónias de inauguração da Escola, viria a ter lugar no principio de Novembro de 1924.(...)"

1) Voz de Sintra de 23 de Novembro de 1920

Em "Sintra Escolas e Memória l" ed.Sta.Casa da Misericórdia de Sintra

Photobucket
A escola EB1 de Morelinho que também não irá abrir este ano escolar.

Recordações da Escola Primária de Morelinho
Photobucket

"Eu também andei na escola de Morelinho e também fui aluna da prof. Olivia e da Laurinda. Lembro-me de aquecer os pacotes de leite com chocolate no aquecedor a óleo e de ir pra escola contigo e com a tua mãe no vosso Mini branco. " (comentários do Blogue Primos de Colares )

-A inauguração do posto escolar do Mucifal -Aqui
-A antiga escola Primária de Colares- aqui
-Nota da CMS sobre o encerramento de 9 escolas do Concelho de Sintra -Aqui

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Rui Cristino da Silva