Notas para história da " Caravela Praia das Maçãs"

Photobucket
A fábrica das "Caravelas Praia das Maçãs"

Nos anos 50, a Praia das Maçãs teve uma "fábrica" de motociclos muito conhecida na região - a oficina de António Jacinto Canastro, onde era fabricada a "Caravela Praia das Maçãs", um motociclo com motor de 50cc - dessa oficina resta uma barracão destelhado e hoje o local, é um parque de estacionamento do Talho do Mário na Praia das Maçãs.

A fábrica das “Caravelas Praia das Maçãs” do Carlos Canastro produziu várias unidades. As “Caravela Praia das Maçãs” ainda estão muito presentes nas memórias das pessoas que fomos falando para fazer esta pesquisa.

Publicamos as fotos da reconstrução de uma "Caravela Praia das Maçãs", efectuada na oficina do Sr.José Domingos no Mucifal, que fez o favor de nos ceder as fotos e que hoje faz parte da colecção do Arquitecto Frederico Valsassina, existente na sua casa na Praia das Maçãs.


Etapas da reconstrução da "Caravela Praia das Maçãs"

Photobucket

Photobucket
O estado em que se encontrava a "Caravela"
Photobucket

Numa fase mais adiantada da cuidada reconstrução
Photobucket
Este motociclo tem um motor Sachs, havendo outras "Caravelas Praia das Maçãs", com outros tipos motores – a seu fabrico era feito a partir de peças e componentes que se encontravam no mercado, mas a iniciativa de no anos 50, de construir um modelo original de motociclo com marca própria , parece ser um feito que merece todos os elogios .

Resultado Final

Photobucket
Caravela Praia das Maçãs, pertencente ao Arquitecto Frederico Valsassina -Foto da Revista ACP-Clássicos nº117 de Setembro 2010

Continuaremos na tentativa de encontrar o que resta dessa linha de montagem das “Caravela Praia das Maçãs”, em próximos posts.

Comentários

Anónimo disse…
Linda!
Devia ter desfilado hoje.
Caínhas disse…
Mais um excelente trabalho do autor deste blogue, que desde que soube da existência deste motociclo produzido em Sintra nunca mais parou até encontrar um para poder documentar.
Parabéns!
R.Martins disse…
Mereceu a pena a persistência e todos os passos dados para vêr este espéctacular resultado!
Parabéns!
R.S.M.
Pedro disse…
Muitos parabéns.
Há anos andei que tempos pela net à procura disto e não cheguei a lado nenhum.
Bastou um lamiré ao Pedro Macieira e aqui está o resultado.
Estas fotos trazem-me à memória recordações muito antigas.
Obrigado.
pedro macieira disse…
Nos próximos dias irei publicar um post com outra "Caravela Praia das Maçãs" - de construção um pouco mais recente do que esta.

Abraços
Rafael disse…
Eu qd era miúdo, tenho agora 36 anos ia justamente a esta oficina arranjar as bicicletas q tive, ao Sr Antonio já Mt velhote e a sua mulher a ajudar nas contas.
Não fazia a mínima ideia que ele foi ul fabricante de motociclos se bem q me recordo dentro da oficina estavam dezenas bicicletas e motocicletas.

Mensagens populares deste blogue

Rui Cristino da Silva

Visita à Casa Branca nas Azenhas do Mar