Outras escolas, outros tempos

Photobucket

No "Jornal de Sintra" nº 309, de Fevereiro de 1940No dia 31 de Janeiro de 1940 a Comissão de melhoramentos do Mucifal, constituída por Inácio Fernandes Badajoz, António José Padesca, José Henriques Correia, Manuel Souto Rodrigues, Abel Simões de Carvalho Sobrinho, António Jorge e a colaboração de várias outras pessoas entre as quais Francisco dos Santos Júnior, levou a efeito a inauguração do Novo Posto Escolar do Mucifal. É esta cerimónia que é noticiada pela pena do jornalista do “Jornal de Sintra” nº309 de Fevereiro de 1940.


Photobucket


A Inauguração do Posto Escolar do Mucifal
(...) Estava velha e carunchosa, como tal imprópria para a delicada função, a que havia ser destinada, há anos a casa do Posto escolar do Mucifal. A Câmara Municipal de Sintra entendeu, e muito bem, substituí-la por outra que oferecesse melhores condições. Alugou para isso, um prédio, presentemente à srª D. Rosa França Santos, que esta senhora fez transformar completamente, dotando-a com um salão de 9 metros e meio: com 4 janelas amplas um vestiário em cimento armado, lavabos etc., nem sequer faltando um belo quintal, murado para o recreio das crianças.(...)
(...) No topo de um mastro, colocado à entrada de uma escadaria exterior que dá para o salão da escola, a Bandeira Nacional, tremulando ao vento. Muitas flores e plantas ornamentais, embelezando o templo bendito da Instrução. Quadros, nas paredes, baseados em factos, do Estado Novo. Um crucifixo de Cristo, ao fundo junto à secretária da mãe espiritual das criancinhas do Mucifal. A «Cartilha Maternal», de João de Deus; etc.
Photobucket
O antigo Posto Escolar do Mucifal inaugurado em 1940

A antiga escola da Azóia/Sintra

Photobucket
A antiga escola da Azóia que se encontrava à venda recentemente

Grupos escolares de Escolas Primárias de Benfica
Photobucket

Photobucket
Fotos do início do século XX, do espólio de Eugénio Germano Baptista.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Rui Cristino da Silva