O Centenário da República (V)

Photobucket

Comemorações do 1º Centenário da República em Sintra
Ontem de manhã, conforme estava programado, desfilaram pela Rua Dr.Alfredo Costa, até aos Paços do Concelho, 500 músicos de 11 bandas do Concelho de Sintra.
Após ter sido hasteado a Bandeira Nacional, tocaram uníssono a Portuguesa.

Photobucket

Photobucket

Photobucket

Photobucket

Photobucket

Comentários

Anónimo disse…
"Mas para meu desencanto
O que era doce acabou
Tudo tomou seu lugar
Depois que a banda passou"

:) Viva a Républica!

Abraço
Caínhas disse…
Não podia perder o acontecimento!
Muita gente não sabe que é aqui nas colectividades de cultura e recreio, e nas filarmónicas que a maioria dos nossos jovens, aprende música tornando-se muitos deles grandes músicos, uns profissionais, outros ficam-se pelo amor à música, mas estes verdadeiros conservatórios populares ainda perduram, e, ontem demonstraram-no.
Muita gente jovem, nos mais diversos instrumentos, muitos vão ficar pelo caminho, a experiência diz-nos isso.
Não seriam 500 músicos como o programa anunciava, mas poucos faltariam para chegar a esse numero. Não estavam todos os músicos de cada banda, nem se justificava, por exemplo bombos não seriam precisos tantos, mas o desejo de participar é louvável.
Cada banda ensaiou em sua casa a marcha para o desfile, o Hino Nacional, e o Hino de Sintra, depois foi colar todo esse trabalho, fazer as filas, dividir a banda, em partes que tecnicamente permitisse aos músicos, terem o devido apoio para poderem desfilar. Foi feito um pequeno ensaio, (parte da marcha) para verificar a afinação. Logo ali se verificou que o trabalho estava apresentável.
Dizer que não é fácil realizar uma coisa destas. A maioria das pessoas olha, vê, ouve, alguns até dirão mal, mas juntar tanta gente de 11 bandas diferentes, é obra.
Foi delegada a responsabilidade de dirigir toda esta gente ao Maestro da banda da Açafora, Sr. Abílio Ramos, que para fazer chegar a sua voz a tanta gente teve sempre por perto os seus colegas das outras bandas.
O Hino Nacional foi tocado junto à Câmara como está documentado, o hino de Sintra foi tocado no Paço da Vila, junto ao Palácio. Nacional.
Estiveram presentes as Bandas de:-Almoçageme, Açafora, Colares, Lameiras, Massamá, Mira Sintra, Monte Abraão, Montelavar, Mucifal, Pêro-Pinheiro, "Aliados" São Pedro de Sintra.
Até ao próximo Centenário, e Viva a República!
Anónimo disse…
Foi bonito, mas soube a pouco :(
Fatyly disse…
Não vi, mas ouvia... e as fotos estão fabulosas e apesar de desconhecer algumas coisas, adorei o comentário de Cainhas que leio sempre com muito agrado.

Viva a República que precisa de levar uma lavagem de alto a baixo:)
Caínhas disse…
O anónimo quanto a mim tem razão, ficou aquela sensação de que faltou ali mais qualquer coisa!
O "discurso" do Presidente não foi empolgante e de acordo com a data e com o acto. O tempo dos republicanos assanhados, já foi!...
Por outro lado a parte musical, no molde em que as Bandas actuaram era impossível fazer melhor!
Anónimo disse…
As Bandas Filarmónicas do Concelho foram espectaculares.
Gostaria que para o ano a Câmara Municipal proponha algo semelhante.

Mensagens populares deste blogue

Rui Cristino da Silva

Visita à Casa Branca nas Azenhas do Mar