47º Aniversário dos Diamantes Negros (Actualizado)

Diamantes 31
Estávamos em Janeiro do ano de 1964. Era presidente da * Sociedade União Sintrense José Lima Magalhães,(antigo guarda redes do Hockey Club de Sintra, Campeão do Mundo e da Europa) e é na sala da SUS que se estreia um novo conjunto musical: os DIAMANTES NEGROS.

Na sua primeira apresentação no dia 25 de Janeiro de 1964, a constituição dos DIAMANTES NEGROS era a seguinte:
Carlos José Paulo Santos (Caínhas) -Álvaro José Silvestre, Carlos Alberto Rodrigues e Carlos Henriques, (Xixó).

Em 1966, já os DIAMANTES NEGROS tocavam no famoso Baile das Camélias o “She loves You”.
Nesses anos, também no Palácio de Valenças, eram entregues os prémios do Rally das Camélias, sempre organizado pelo
***" Clube Arte e Sport", que trazia às noites de Sintra milhares de adeptos daquele desporto motorizado, onde por diversas vezes os DIAMANTES NEGROS estiveram presentes.




Nas Jukeboxes, tão frequentes na época, ouviam-se repetidamente os Beatles, os Bee Gees, Procol Harum, Manfred Man, e outros que surgiam nos “Top Ten” musicais da altura. Na Escola Industrial e Comercial de Sintra no Cacém, os DIAMANTES NEGROS abrilhantavam os bailes de finalistas.

Também nessa época eram frequentes os concursos entre os conjuntos musicais, da então música denominada YÉ-YÉ .
Em 11 de Setembro de 1965 no antigo cinema Monumental decorreu um concurso, no qual os Diamantes Negros perderam a meia final para os SHEIKS, tendo ficado em primeiro lugar os Claves.

Os DIAMANTES eram então formados por Carlos Manuel Mendes, viola-solo e vocalista, Carlos Alberto Duarte, sax tenor, Luis Manuel Cardoso, Álvaro Silvestre e Carlos José santos (Caínhas).

Em 1968, os DIAMANTES NEGROS, alcançaram enormes sucessos nomeadamente com as suas participações nas várias eliminatórias do Concurso Académico de Música Moderna que se realizou no saudoso Cinema Império, com o patrocínio do C.I.T.U, classificando-se em 2ºlugar, tendo o 1º lugar sido atribuído aos PSICO, conjunto musical do Porto.

Dia 29 de Janeiro, 47 anos depois os Diamantes Negros voltam a tocar na sala onde deram os primeiros passos… e a entrada custa apenas 3 euros, para ajudar às despesas, como limpeza da sala, licenças e decoração.

Notas adicionais:

-Em 1966 foi editado o seu único EP (Alvorada AEP 60781)

-Em 1968, os DIAMANTES NEGROS assinalaram o seu 4º aniversário com uma festa em que participaram também os Sheiks, Ekos.Snobs, Flyers e os 6 de Portugal.
-Também em 1968 venceram o II Festival da Costa do Sol
Foram os seus fundadores:
Caínhas (bateria), Álvaro Zé (guitarra), Carlinhos (Sax) , Xixó (guitarra) e Luís Manuel (baixo). Outros:Victor Ricardo (manager), Carlos Rebelo (vocalista), Júlio Ribeiro (vocalista), Henrique Max (vocalista), "Charly" (bateria), Francisco Martins (vocalista), Camena (guitarra), Tó Gândara (guitarra), Carvalho (guitarra), Augusto (teclas), Reinaldo Nunes (guitarra e voz), Jaime (baixo e voz), Freitas (trompete) e Álvaro (sax).

*
A Sociedade União Sintrense (SUS), foi fundada em 8 de Maio de 1877, sendo a colectividade mais antiga do Concelho de Sintra.
Durante o regime monárquico, esta sociedade ostentou o epíteto de 'Real'. Os seus principais obreiros foram José Simões, Joaquim Barreto, António Marçal da Silva Rosa e Domingos Santos e Silva.
A Sociedade União Sintrense tem desenvolvido, ao longo de 134 anos de existência, um trabalho de destaque no domínio do teatro, música, dança e artes plásticas.


** Actualizações do texto, com a prestimosa colaboração de Caínhas, baterista dos Diamantes Negros.
*** Corrigido " Clube 100 à Hora" para "ClubeArte e Sport"

Comentários

Carlos Caria disse…
Tenho alguns emblemas do Rally das Camélias e o mesmo era Organizado pelo Art e Sport e não pelo 100 à Hora.
Abraço
Carlos Caria
pedro macieira disse…
Carlos Caria,
De facto o post que publiquei aqui no blogue (link neste post) sobre o Rally da Camélias de 1972, foi de facto organizado pelo Art e Sport.
A fonte que utilizei foi outra.
Um abraço
Anónimo disse…
Mas, parece que é festa só para os amigos. Não é?
pedro macieira disse…
Caro Anónimo.
A informação que tenho é que a entrada é paga (3Euros), e que é na Sociedade União Sintrense às 22h00 - antes há um jantar em que as reservas estão esgotadas há muitos dias.

Mensagens populares deste blogue

Rui Cristino da Silva

Visita à Casa Branca nas Azenhas do Mar