A violência doméstica no Concelho de Sintra

VDomestica2

966 crimes de violência doméstica em Sintra desde Janeiro

O concelho de Sintra registou, desde o início do ano e até 15 de Junho, 966 casos de violência doméstica. Durante 2010, os números cifraram-se em pelo menos 2428 casos, segundo dados da Direcção Nacional da PSP.
Com uma média de 200 casos por mês no ano passado, a violência doméstica é um dos crimes mais reportados à Divisão de Sintra da PSP.
Como tal, a Câmara de Sintra e o Ministério Público estão a desenvolver um Plano de Prevenção Contra a Violência Doméstica com o objetivo de acelerar respostas às vítimas. Este plano deverá ser apresentado em Novembro e envolve vários parceiros sociais como a PSP e a GNR, juntas de freguesia e algumas das instituições de solidariedade social do concelho, incluindo as duas casas que abrigam vítimas deste crime.

Notícia no "Correio da Manhã" -Aqui

Instituições de apoio às vítimas de violência doméstica -Aqui

Comentários

Fatyly disse…
Enquanto trabalhei, conheci vários casos que terminaram da pior maneira e actualmente acompanho um, em que aquela besta (que não tem outro nome) nem respeitou a doença oncológica da mulher e já com o divórcio a correr, já separados de facto mas ainda a viverem na mesma casa, ao fim de 3 anos, só a semana passada é que foi o julgamento da "violência doméstica" (que há um ano deixou de praticar, passando à psicológica) em que a minha mãe foi testemunha entre várias, por parte dela.
Pedi ao juiz para assistir e assisti do início e SENTI NOJO...claro as alegações "sem direito a recurso" foram marcadas para um mês depois. Já saiu a sentença e agora aguarda-se a divisão dos bens e quem vai sair...

Notícias destas são geniais...e oxalá que tudo mude com esta nova ministra...porque sinceramente não há articulação entre as várias entidades que deveriam proteger e dar apoio à vítima ou vitimas quando há filhos. Sei do que falo e uma das vezes disse o que disse na PSP que quem nos atendia engoliu em seco...e a coisa não foi mais longe porque o atendimento mudou por completo!

e neste caso...já vamos a caminho de 4anos!!!!

Mensagens populares deste blogue

Rui Cristino da Silva