Casas de Raul Lino nas Azenhas do Mar

CasaBrancaraulLino

“A Casa Branca é provavelmente uma das suas melhores realizações, porque Lino , não foi obrigado a manipular programas domésticos demasiados exaustivos, que constituiam normalmente a encomenda típica da burguesia para quem trabalhava.
O imaginário da Casa Branca é o da Arquitectura popular portuguesa – ou melhor o modo como Raul Lino viu a tradição popular – e que se transformou numa das marcas que o seu percurso imprimiu ao longo da primeira metade do século arquitectónico português.”

In artigo do jornal "Público" de 15 de Julho de 2003, de Ana Vaz Milheiros

A outra casa das Azenhas do Mar de Raul Lino (Casa da Falésia)

CasaAzenhasdoMarRauLino

Numa localização, muito próximo da falésia, situa-se esta casa igualmente projectada pelo Arquitecto Raul Lino, embora com características diferentes da Casa Branca ou Casa do Marco e que neste momento se encontra para venda.

Casa2RaulLino2

Comentários

Graça Sampaio disse…
A típica casinha portuguesa anos 40/50. Muito lindas!
Anónimo disse…
Sem dúvida a Casa Branca uma grande casa de Raul Lino. Sou uma aluna de arquitectura e estou a fazer um mestrado sobre três edifícios de Raul Lino. Uma deles é mesmo este, mas até agora encontrei pouca informação sobre essa casa, alguém me sabe indicar qual o sítio mais indicado para aprofundar tal pesquisa. Agradecia, caso alguém me possa indicar.
Quanto a outra casa de Raul Lino nas Azenhas do Mar, não conhecia, penso que será também esta casa (http://vimeo.com/33798994) não? Seria interessante estudar para compreender melhor as semelhanças das duas, no que se refere a construção, enquanto localizadas no mesmo sítio.
pedro macieira disse…
anónimo,
Peço desculpa de só agora responder ao seu comentário.
A casa é de facto a que refere -assunto que me permitirá voltar ao assunto em breve.
Cumprimentos

Mensagens populares deste blogue

Rui Cristino da Silva

Visita à Casa Branca nas Azenhas do Mar