A efémera flor da planta Amazónica de Monserrate

VictoriaAmazonicaMonserrate3

A Vitória Amazónica, é uma planta aquática que que vive na floresta amazónica (Brasil, Colômbia e Bolívia), crescendo habitualmente em águas quentes (que mantêm mais de 18 graus centígrados durante todo o ano) e cujas folhas atingem mais de 1,5 metros.

As suas folhas verde-brilhantes, de formato circular chegam a 2 metros de diâmetro, com bordas laterais que formam uma espécie de bandeja rasa. Este ano, os jardineiros de Monserrate plantaram algumas sementes durante o Inverno, necessitando de criar algumas condições especiais e o resultado foi agora ter acontecido a primeira floração da Vitória Amazónica do Parque de Monserrate. A flor que só permanece dois dias - no primeiro dia da floração tem a cor branca e no segundo dia, o da polinização, torna-se rósea.

Victoria AmazonicaMonserrate2

VictoriaAmazonicaMonserrate1

Não foi possível manter a expectativa de observar a flor em todo o seu esplendor durante os dias de ontem e de hoje (2ºdia) – pois ontem quando estivemos em Monserrate já tinha a cor rósea e estava completamente aberta – nos próximos dias haverá novas florações, e talvez com alguma sorte consigamos registar esses momentos.

florMonserratePSML
No primeiro dia de floração (Foto PSML/Parque de Monserrate)

Comentários

Anónimo disse…
É um dom tirar fotos assim.
Fica-se sem palavras, como nos consegue transmitir tanta beleza.
Obrigada.
pedro macieira disse…
Agradeço a visita e comentário.
Um abraço
Graça Sampaio disse…
Que lindas fotografias! Admiro sinceramente a sua arte e... a sua paciência! Obrigada por ambas.

Mensagens populares deste blogue

Rui Cristino da Silva

Visita à Casa Branca nas Azenhas do Mar